Qual o significado dos colares (guias) umbandistas?

colares guias

Há Muito Tempo.. 

O uso de adereços como colares guias, talismãs e pulseiras é tão antigo, que não se tem uma data certa de quando essa prática iniciou. O que pode-se constatar, é que eles sempre tiveram um significado muito amplo por entre as culturas.

Para algumas tribos esses adornos protegiam de ataques de animais, de influências negativas vindas de outros mundos e de inimigos de tribos rivais.

Dentes, Unhas, Maços de Cabelos…

Os primeiros colares não eram confeccionados com miçangas coloridas e polidas como as guias de hoje. Alguns elementos eram bem diferentes.

Crinas e unhas de animais, cabelos humanos, pedaços de ossos eram alguns dos componentes das vovós da guia.

Ainda hoje, algumas guias são confeccionadas com dentes de animais. Já os maços de cabelo humano (pelo menos na maioria) estão dispensados!

Representação Atual

O uso da guias – principalmente pra quem usa uma grande quantidade –  chama a atenção. É comum a associação desses objetos à “macumbaria”. Forma pejorativa de se referir aos cultos afro-brasileiros.

No livro Formulário de Consagrações Umbandistas, Pai Rubens Saraceni destaca que não há nada de excepcional, incomum ou fetichista no fato de médiuns umbandistas usarem as guias para proteção espiritual.

E ainda pontua “irmãos (ãs) umbandistas, não se sintam constrangidos (as) por usarem em público colares ou “guias”, pois não é em nada diferente do que todo mundo faz”.

No livro ele também descreve a relação que reis, rainhas, imperadores dentre outras figuras tinham com esses adereços. Nessa associação, cita o uso dos rosários pelos padres, que utilizam esse elemento também como forma de proteção.

Tanto os indivíduos pertencentes as tribos, as religiões atuais e hoje mais precisamente o umbandista, pretendem ao usar as guias e tantos outros elementos, é se proteger contra influências externas.

Mas, em casa uma dessas crenças as fundamentações se diferem, surgindo em cada uma, um sentido.

“A Umbanda tem fundamento é preciso preparar”. Nunca essa frase fez tanto sentido como quando falamos sobre rituais consagratórios umbandistas.

A Umbanda tem os seus próprios ritos consagratórios. Que trabalham dentro da egrégora da religião e que dispensam a réplica à ritos de outras crenças.

É desses fundamentos que se destina o estudo 100% Online Teologia de Umbanda ministrado por Pai Alexandre Cumino na plataforma Umbanda EAD.

Clique Aqui e Saiba Mais Sobre o Curso 

Colares Guias – Poder Magístico

As guias são imbuídas de fundamentos mágicos. Como dito, a Umbanda possui os seus próprios fundamentos, mas esse assunto ainda é alvo de confusão pelos próprios fiéis.

Algumas pessoas se apegam a fundamentos do Candomblé ou de outras denominações e deixam de lado o estudo magístico genuinamente umbandista.

E ainda, existem os que usam lindos colares, das mais variadas cores e formas. Mas quando perguntado pelo significado deles, a resposta é vaga ou realmente não existe.

Rubens Saraceni fala sobre isso também no livro Formulário de Consagrações Umbandistas.

Esta na hora dos umbandistas, sentirem mais orgulho, de ter mais confiança em suas práticas mágico-religiosas e de olharem com indiferença ou como estranhas as práticas mágico-religiosas alheias, que tanto não lhes pertencem como lhes são dispensáveis mesmo.

Como Elas São?

As guias são feitas normalmente com miçangas, louça, cristal, contas de rosário, sementes como as popularmente chamadas olho de boi e olho de cabra, búzios, pingentes de aço, coquinho e etc. Algumas pessoas usam o nylon e outras o cordonê para transpassar os adereços. Essa escolha será defina pela própria pessoa ou pela orientação do guia ou sacerdote.

Ver tambémQual o significado da roupa dos médiuns?

Qual o Objetivo?

São condensadores de energia dos guias da lei. Mas o que isso significa? Significa que elas absorvem os acúmulos negativos dos campos eletromagnéticos, protegendo os médiuns contra influências ruins durante o trabalho.

A guia assimila cargas negativas e não deixa que elas atinjam o médium incorporado. Ela também pode ser usada no dia-a-dia como um pára-raio de energias pesadas. Energias estas, das quais ninguém está imune do contato diário (a não ser que você esteja sozinho em um retiro no alto de uma montanha, mas se isso fosse verdade você nem estaria lendo esse artigo).

Teologia de Umbanda 100% Online. Ingresse HOJE

Confecção

Na Umbanda as guias são confeccionadas após o pedido de alguma entidade ou até mesmo o sacerdote, que irá dar a orientação correta sobre suas características e finalidade – contra quais influências – ela precisa trabalhar.

Pode acontecer também, da pessoa intuir ou sentir a necessidade de montar uma guia. Então ela pode levar isso a espiritualidade buscando sempre a orientação correta.

Cuidados

As guias precisam ser descarregadas, que nada mais é do que purificá-la das energias negativas acumuladas durante os trabalhos. A periodicidade desse rito será a entidade que irá definir e quando isso acontecer o médium precisa realizar os procedimentos de limpeza da guia.

No livro Manual Doutrinário, Ritualístico e Comportamental Umbandista, Pai Rubens Saraceni dá algumas orientações de uso desse elemento:

  • devem ser cuidadas com respeito e carinho
  • passar por defumação no início do trabalho
  • deve ser usada por médiuns mais experientes, bem preparados ou quando pedidas pelas entidades

Estude Umbanda com Quem Criou o Ensino a Distância da Religião Clique Aqui e Saiba Mais

Texto:

Júlia Pereira

Fontes de Pesquisa:

Curso Online Teologia de Umbanda 

Formulário de Consagrações Umbandistas

Estudo Online Umbanda para Iniciantes plataforma Umbanda EAD

Imagem:

Arquivo Umbanda EAD

Estudos com inscrições abertas pelo
umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do estudo e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço.
Informação da fonte!

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade