O ato de bater cabeça é a oportunidade que médium, ogã, cabone, sacerdote, enfim.. todo o terreiro tem de estabelecer a conexão com os guias e divindades antes mesmo de tomar o passe ou incorporar.
O altar é o local do templo onde se encontra a maior concentração energética pura vinda dos assentamentos e das irradiações fluídicas dos Orixás. Ao se prostrar diante do congá, posicionando o Ori na horizontal, estamos não só exercendo um ato ritualístico. Como também, abrindo o chakra coronário para a entrada dessas irradiações puras.
Pai Rodrigo expõe no estudo Umbanda para Iniciantes disponível nas assinaturas Umbanda EAD, que “há pessoas que ao bater cabeça no congá sentem uma tontura” e que essas sensações são perfeitamente normais e acontecem pelo nível de sensibilidade que cada pessoa tem.
Por fim, a absorção das irradiações energéticas promovem o bem-estar, resultado do efeito balsâmico propiciado pelo ato.
O ritual que se faz presente em diversas culturas como o budismo, o islamismo e até mesmo o catolicismo sinaliza o ato de reverência e respeito diante do culto, da religião, dos ensinamentos e de tudo o que congrega com aquela crença e tradição.
Você em humildade está entregando o que há de mais sagrado em você: o seu Ori – oferecendo pra Deus, para os Orixás, para os Guias de Umbanda. É uma entrega, isso chama-se “bater cabeça”
Pai Alexandre Cumino
Bater cabeça então é o ato de submissão no sentido de que você está submetendo seu trabalho, está reconhecendo a hierarquia do terreiro e está disposto a obedecer as doutrinas daquele templo.
Pai Rodrigo Queiroz explica sobre essa questão dizendo “é de bom tom que você também preste reverência, respeito e silêncio aquela força divina, independente se isso é ou não a sua fé ou a fé do consulente”.
Com essa afirmação ele também conclui que quem está dentro do terreiro no momento da gira é umbandista e cabe à ele, entrar no processo ritualístico da casa.”Conheça como é ser umbandista sendo – nesse momento – umbandista” esclarece.
Texto:
Júlia Pereira
Imagem:
Pedro Belluomini
Fontes de Pesquisa:
Assinatura Umbanda para Iniciantes, plataforma Umbanda EAD
2 Comments
Olá. Me chamo Rodrigo e antes de tudo quero deixar claro que não me prendo à nenhuma Seita Religiosa. Portanto, não sou fascista e nem muito menos preconceituoso.
Desejo conhecer a Umbanda. Mas tenho muito receio, pois alguns falam muito mal dessa Religião. Sem contar das minhas dúvidas mais frequentes: por que as Entidades usam cachaça e fumo?? Tendo em vista ser esses elementos simbólicos do Plano Material. Por que a miscigenação de elementos da Matéria tão condenados pela maioria das Doutrinas???
Desde já o meu agradecimento e respeito.
Rodrigo Souza.
Oi Rodrigo! Explicamos um pouco sobre a questão do fumo neste texto > https://umbandaead.blog.br/2017/11/23/entidade-nao-fuma-manipula-o-que-a-consciencia-pai-tabaco/ Temos também um estudo especifico que se destina a explicar a questão dos usos de elementos em oferendas e etc. Oferendas na Umbanda > https://www.eadumbanda.com.br/plans/plano-ouro
Quanto à religião, Umbanda é a prática do amor, tudo o que fugir desse entendimento não a representa. Por isso, acredito que você não tenha que ter medo. No blog você encontrará conteúdos que explicam um pouco dessa crença. Fique à vontade. Axé irmão!