Silêncio, Obaluaê está em terra..

Se morrer é Omolu, fazer a passagem é Obaluaê, passagem essa que reduz o espírito do ser até que ele possa “voltar a vida” em outro corpo, nascendo de novo. Assentado no sexto sentido da vida (ou linha de Umbanda), o orixá rege o fator transmutador.

Junto com Nanã Buruquê, Obaluaê atua no campo do saber evolutivo do ser, sustentando (auxiliando a dar continuidade) a esse caráter evolutivo e – no caso de Nanã – amparando seus desvios.

“O sentido da vida é o sentido da evolução.”

A citação acima é do tutor Alexandre Cumino em uma de suas aulas do curso Orixás na Umbanda, nela o tutor apresenta as características de Pai Obaluaê e sua fundamentação nos mistérios de Deus.

Orixá universal que faz par com Nanã Buruquê, à ele se atribui o mistério ancião. Obaluaê é a sabedoria do mais velho e emana de si o que de mais bonito alguém pode exibir: a compreensão da vida, do outro e do existir. Pai Obaluaê representa a sapiência, a calmaria e sua irradiação está fortemente ligada a linha de trabalho de Preto Velho.

Essas entidades que preferem o banquinho ao ficar em pé, que têm a fala mansa e baixinha e que se apresentam humildes até na forma de falar, confortam qualquer infortúnio e as poucas palavras se tornam – de maneira singular – o refúgio para os corações cansados.

Todo o padrão vibratório presente nesse arquétipo é força de Pai Obaluaê e Nanã Buruquê. É claro que existem Pretos Velho que são regidos por outros orixás, mas de uma maneira geral toda essa falange recebe as irradiações da linha da evolução ou da terra.

Universal e Cósmica

Alexandre Cumino fala sobre a atuação de Nanã e Obaluaê em nossa vida comparando-os ao funcionamento de um balão a gás, “quando a gente pensa em Obaluaê e Nanã Buruquê, virtude é o gás que faz o balão subir e os vícios são o contrapeso que puxam o balão para baixo. Obaluaê é quem enche o gás para o balão subir, Nanã é quem é ajuda a destruir esse contrapeso que puxa-o para baixo”.

Sincretismo

Em algumas regiões do Brasil 16 de Agosto é dia de Obaluaê e isso ocorre em decorrência do sincretismo com São Roque. A história do santo católico conta, que em uma de suas peregrinações teve contato com vítimas da peste e mesmo correndo o risco de ser contagiado se prostou a ajuda-las.

Em outras o sincretismo acontece com São Lázaro (comemorado em 17 de Dezembro) que segundo o dogma católico foi amigo de Jesus, sendo que o mesmo chegou a ressucitá-lo 3 dias depois que já haviam-no considerado morto. É esse simbolismo – ligado à morte – que aproxima São Lázaro as mitologias e ao mistério de Pai Obaluaê.

Diversas lendas africanas, que são contadas até hoje pelos conhecedores dos itans, falam sobre Obaluaê e a relação dele com as doenças, principalmente as de pele. Nesse contexto achamos o nome que acredita-se ter provindo da cultura Jejê dado ao orixá: Xapanã.

Xapanã,  aparece no livro Mitologia dos Orixás, de Reginaldo Prandi no mito “Xapanã ganha o segredo da peste na partilha dos poderes“. A narrativa conta como as doenças, a peste e a varíola foram atribuídas a Obaluaê.

“Só Xapanã poderia ajudá-los a conter a varíola, pois só ele tinha o poder sobre as pestes, só ele sabia os segredos das doenças.”

Sendo assim, evoluir do estado de doença para a cura é mistério de Obaluaê. Como orixá bielemental ele traz a estabilidade necessária para que a vida se sustente e a transmutação para que não se paralise, por isso também, Pai Obaluaê é considerado um orixá da terra-água, sendo que como terra ele gera de si estabilidade e como água propicia a mobilidade. Seu campo de força é o cemitério e mais precisamente no cruzeiro das almas, onde acredita-se que por uma razão energética o lado esquerdo pertence a Omolu e o direito a Obaluaê.

Muito tem-se a falar de Pai Obaluaê e seus mistérios e para isso indicamos o curso Orixás na Umbanda e Teologia de Umbanda ambos ministrados pelo tutor Alexandre Cumino onde ele dedica uma aula para estudar sobre o orixá.

Atotô Meu Pai! Silêncio porque Obaluaê está em terra..

 

Texto: Júlia Pereira

Imagem: Imagem retirada da internet (link para acesso)

 

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obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto

 

 

8 comentários em “Silêncio, Obaluaê está em terra..

  1. Muito bom o texto! Vou usá-lo para que os médiuns de minha casa usem junto ao catecismo de Umbanda! Obrigada por compartilhar! Um abraço fraterno e muito Axé!

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