Qua, 11 de Maio, 2016
O que é?
Comunicada em 20 de Novembro de 2015 a campanha é uma parceria do Ministério da Cultura (MinC) Fundação Cultural dos Palmares (FCP). Nesta terça-feira (10/05) ocorreu o lançamento oficial das ações que irão compor as peças publicitárias em prol da liberdade de quem possui crença ou não.
Para concretizar e atribuir forças a esses ideais o MinC e FCP uniu lideranças religiosas e artistas nacionais para expor a sociedade em geral – e mobilizar um maior número de pessoas – sobre a questão do respeito as diversidades.
O Ministro da Cultura Juca Ferreira escreveu sobre o lançamento da campanha dizendo que a religião, tal como, a ciência pode ser usada tanto para o oprimir como para libertar, e ainda pontuou que “as religiões nasceram para unir as pessoas num só impulso de transcendência, não podem se permitir ser instrumento de dominação política ou econômica. Quem se aproxima do Deus em que acredita deve necessariamente aproximar-se também dos seus semelhantes. Para ajudar, nunca para explorar. Para salvar, nunca para oprimir.”
O evento contou com a presença de Pai Adailton Moreira representando a Casa de Mãe Beata, Daniel Sottomaior da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, a Pastora Romi Bencke do Conselho Nacional das Igrejas, o Sheikh Mohammad Al Bukai da União Nacional das Entidades Islâmicas do Brasil, Franklin Félix de Lima do Movimento Espírita e Direitos Humanos, Edoarda Sopelsa da Rede Ecumênica da Juventude, além dos representantes das entidades promotoras do evento e do músico Arlindo Cruz (embaixador da iniciativa).
Como participar?
A filhos do Brasil abre para a participação efetiva da sociedade junto da campanha. No site do MinC é possível encontrar um espaço, #filhosdobrasil, onde serão postados vídeos com depoimentos de adeptos (e não adeptos) de diversas crenças que assim como a iniciativa trabalham em respeito a liberdade de crença e contra a intolerância religiosa.
Dentro disso também serão dispostos 30” em TV aberta e 2′ na internet para a divulgação da campanha. A participação por meio das redes sociais fica encarregada pelo uso da hashtags #FilhosdoBrasil e #SouFilhodoBrasil. Clicando aqui você também pode alterar a foto do perfil com o slogan da campanha.
Para mais informações de como enviar os vídeos acesse cultura.gov.br/filhosdobrasil ou entre em contato pelo e-mail: [email protected] e/ou [email protected]
Vídeo de lançamento da Campanha:
Texto: Júlia Pereira
Imagem: Emiliane Guedes Saraiva Neves/ Fundação Cultural dos Palmares
Cursos com inscrições abertas pelo
e-mail:
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso, site e/ou produto