Sex, 4 Mar, 2016
A história do Dia Mundial da Oração, tem origem nas iniciativas de mulheres cristãs que por meio da oração, encabeçaram atividades de apoio à participação da mulher em obras missionárias nacionais e estrangeiras.
Isso representou um ato de afirmação as mulheres na sociedade da época, que não obtinham espaço dentro das missões, já que as obras missionárias eram comandadas exclusivamente por homens.
Por meio dessa conquista de espaço, outras mulheres também foram beneficiadas, já que o grupo dava ênfase a problemas correlacionados com as necessidades da mulher e criança, que muitas vezes eram tratados com menos importância e empatia pelos grupos compostos por homens. Em 1912 é estabelecido então, o dia da oração pelas missões estrangeiras.
Oração na Umbanda
A oração ou prece pode ser um ato de se comunicar com Deus. Nela estão explícitos todos os sentimentos mais íntimos que cada um carrega consigo.
O pedido por auxílio, o reconhecimento de falhas, a gratidão, tudo presente dentro da oração potencializada pelo verbo. Pedir por si mesmo, ou por outrem, é se manter na fé.
Colocar-se diante da oração é manifestar a deidade pela palavra pronunciada e materializar realizações, graças e bênçãos.
Ver também: Orações Curtas aos Orixás (site Umbanda Eu Curto!)
A oração é algo forte dentro de outras vertentes religiosas, e as mais conhecidas estão entre as rezas católicas. Porém, ela se contextualiza como o ato de comunicar-se com Deus ou com as divindades, e sendo assim, tanto umbandista, como qualquer outro adepto que se poste em comunicação com o que representa o seu Deus, faz parte dessa energia vibratória que emana do íntimo de cada um.
Salmo 23 (versão da Umbanda)
Salmo 23 (Salmo de Davi)
O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.
Pai Nosso Umbandista
Pai nosso que estais nos céus, nas matas, nos mares e em todos os mundos habitados. Santificado seja o teu nome, pelos teus filhos, pela natureza, pelas águas, pela luz e pelo ar que respiramos.
Que o teu reino, reino do bem, do amor e da fraternidade, nos una à todos e a tudo que criastes, em torno da sagrada Cruz, aos pés do divino salvador e redentor. Que a tua vontade nos conduza sempre para o culto do amor e da caridade.
Dai-nos hoje e sempre a vontade firme para sermos virtuosos e úteis aos nossos semelhantes. Dai-nos hoje o pão do corpo, o fruto das matas e a água das fontes para o nosso sustento material e espiritual. Perdoa, se merecermos, as nossas faltas e dá o sublime sentimento do perdão para os que nos ofendam.
Não nos deixeis sucumbir, ante a luta, dissabores, ingratidões, tentações dos maus espíritos e ilusões pecaminosas da matéria. Enviai-nos, pai, um raio de tua divina complacência, luz e misericórdia para os teus filhos pecadores que aqui habitam, pelo bem da humanidade, nossa irmã. Assim Seja!
E você como se relaciona com a oração, reza ou prece? Tem algo a acrescentar? Comente e compartilhe!
Texto: Júlia Pereira
Imagem: Pixabay
Cursos com inscrições abertas pelo
www.umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto