Por que Umbandista faz Oferenda?

umbandista faz oferenda

Por Pai Rodrigo Queiroz

Umbandista faz Oferenda. Mas qual o sentido?

As técnicas de extração energética da natureza estão adormecidas em nosso mental, pois nós, enquanto viventes no plano astral, nos alimentamos de energia sutil. Ao encarnamos, esta técnica é adormecida em nosso inconsciente. Além disso, estas técnicas estão pouco difundidas no Ocidente. Por isso praticamos a oferenda.

Ora, a oferenda não passa de um ato ao qual nos submetemos em depositar diversos elementos naturais que, na maioria das vezes, não sabemos para que servem e elevarmos nossos pensamentos aos mentores e Orixás. Fisicamente é assim que se entende.

Do lado espiritual, os nossos amparadores vêm receber a oferta. Extraem o prana dos elementos e os revertem para nós de acordo com a nossa necessidade. Não pense que os espíritos se alimentam destas ofertas, até porque estão em planos mais elevados de onde extraem outros níveis de energia de acordo com as suas condições.

Entende-se então que praticamente fazemos oferendas para nós mesmos. Parece engraçado né? Mas é funcional e esta prática já ocorre a milhões de anos.

No caso de médiuns ativos que de tempo em tempos lhes são solicitadas oferendas, isto ocorre também para direcionar as energias a um irmão necessitado que este médium, por ventura esteja ajudando.

Que fique bem claro que não quero mudar as práticas litúrgicas, mas tão somente fortalecê-las. Pois, com a racionalização e conhecimento sobre as práticas ritualísticas, haverá o fortalecimento da fé e o controle dos exageros.

Leia também: Oferendas na Umbanda é assunto na Revista Mundo Estranho deste mês

Chakras planetários

Retomando o raciocínio, sabemos então que a natureza física na terra funciona como verdadeiros chakras planetários que absorvem as forças do Universo e irradia no planeta sua essência, dando assim o equilíbrio ao planeta e aos seres que aqui habitam.

Desta forma, não há lógica nossos irmãos se dirigirem a uma mata para fazer uma oferta e “esquecerem” garrafas, panos, copos, etc, etc, etc na natureza.

Pense: desta forma poluirá o chakra planetário que com o tempo adoecerá e isto vai refletir em nós, além de denegrir a moral da religião.

Quando oferendar flores, leve em vasos e plante no local. Será mais agradável para a natureza e para si mesmo, pois enquanto a flor viver ela vibrará energias em sua direção ou na direção que você ordenou a ela. Levando flores amputadas você estará ofertando um elemento “defunto”, ou seja, que já está em processo acelerado de decomposição.

Ao invés de depositar a oferenda em cestos de vime, panos de cetim, pratos de plástico, etc, utilize folhas de ervas do próprio ambiente que estiver. Uma boa dica é utilizar folhas de fumo, bananeira, chapéu-de-couro, negamina, eucalipto, ou qualquer que estiver no ambiente.

Saiba que cada fruta, fruto, raiz, legume, verdura, etc, têm ligações diretas com os chakras.

 

Assinatura mensal de estudos sobre Umbanda. Ingresse e cancele quando desejar

CLIQUE AQUI

 

*O título original desse texto é: Função da Oferendas

Imagem:

Umbanda EAD

Estudos com inscrições abertas pelo
umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do estudo e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço.
Informação da fonte!

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade