No mês em que a maioria dos terreiros dedicam suas homenagens a Mãe Iemanjá vamos disponibilizar algumas informações sobre a Orixá dona das águas salgadas ao decorrer desse período.
As informações a seguir foram retiradas do livro Orixás e Ancestrais – A hereditariedade divina dos seres, de Rubens Saraceni, e tem como intuito agregar conhecimento, e não de ser levadas como via de regra.
Características das filhas de Iemanjá :
Típicas matronas, robustas, vigorosas, impulsivas, autoritárias, impositivas, e até possessivas, pois sempre prevalece suas naturezas maternais.
No positivo, são alegres, leais, fiéis, generosas, trabalhadoras, muito diligentes em tudo o que fazem e muito ativas.
No negativo, são respondonas, irritantes, intolerantes, briguentas e despeitosas.
Geralmente, apreciam a vida doméstica, o trabalho produtivo, o respeito, a fidelidade, a religiosidade firme, o estudo, vestes sóbrias e elegantes, a companhia de homens firmes na decisão e de natureza forte.
Compatibilizam-se facilmente com todas as filhas e filhos dos outros Orixás, desde que não as contrariem e não as atrapalhem.
Ver também: Ora iê iê.. mamãe Oxum
Sinônimo de maternidade e amparo a vida, a Orixá representa fator gerador da onda divina da criatividade e geração. Dela irradia o magnetismo capaz de dar a vida, mantê-la e protegê-la. Normalmente se porta como uma mãe autoritária, em defesa de suas filiações.
Foto by: Leandro Neumann Ciuffo/ Reprodução Flickr