Novembro Azul
25 de novembro de 2015
HIV e AIDS são a mesma doença? Por que se informar?
30 de novembro de 2015
Exibir tudo

Terreiro de Candomblé é incendiado em Brasília

O Ylê Axé Oyá Bagan, localizado na região do Lago Norte em Brasília, foi incendiado na madrugada desta sexta-feira (27/11).

A instituição que possuí 15 anos de existência foi totalmente destruída pelo fogo. Imagens e estrutura viraram cinzas diante da violência com que o fogo se alastrou.

Neste ano já foram noticiados mais de 10 ataques a templos de religiões de matriz africana em cidades do Distrito Federal. A equipe do Umbanda EAD tentou entrar em contato com o Ylê, para obter esclarecimentos sobre o ocorrido, mas ainda não obteve resposta.

A página no facebook do terreiro anunciou luto pelo acontecido e em publicação se pronunciou dizendo “O que eles não sabem é que isso só fortalece a nossa fé e nos dá garra para lutar pelo que faz parte não só do candomblé, mas da história do nosso povo. Respeite a nossa fé! Respeite a nossa história! Respeite o nosso povo!”.

Página no facebook do Ylê Axé Oyá Bagan

Página no facebook do Ylê Axé Oyá Bagan

A dirigente da casa, Mãe Baiana desenvolve um importante papel no reconhecimento de religiões afro. Atualmente trabalha como coordenadora da RENAFRO (Rede Nacional de Fundações Afro-brasileiras e Saúde), que tem o intuito de potencializar saberes de terreiros em relação a saúde, combater o racismo, sexismo, homofobia e todas as formas de intolerâncias, legitimar lideranças de terreiros dentre outras ações sociais.

Texto: Júlia Pereira

Imagem: Reprodução/Facebook

0 Comentários

  1. sou contra a tolerânça religiosa temos visto muitas atrossidades por falta de tolerança cristão sendo persseguidos e mortos estado islamico matando e explodindo pessoas como aconteçeu na frança agora essa notiçia que foi insendiado um terreiro de candomblé e biblico que diz por se multiplica a iniquidade o amor de muitos se esfriarão deixo minha costernação por esse episódio temos que abraçar nossos irmão de qualquer religião.SOU CRISTÃO E NÃO APOIO ESSAS ATRSIDADES ( Evangelista nopel)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.