Como se tornar um Sacerdote de Umbanda?

"Uma religião só se perpetua se criar um quadro de sacerdotes muito bem instruídos, que possa disseminar seu ensino teológico e doutrinário." Pai Rubens Saraceni
sacerdote

Sacerdote. Def.4 Michaelis. Aquele que se devota de corpo e alma a uma causa

Claro, que o ofício de um sacerdote não se limita na definição encontrada no dicionário. Nem mesmo no que já foi escrito e estudado sobre esta função. Todos esses são apontamentos fincados em análises e observações desse cargo, dentro das religiões. Porém, conseguimos enxergar na denotação, a expressão do que – de certa forma – une os propósitos e missão que um dirigente espiritual. Independente de sua religião.

Sacerdócio na Umbanda

Pai Rubens Saraceni define no livro Manual Doutrinário, Ritualístico e Comportamental Umbandista que o sacerdote é o elo entre o plano astral e físico do templo. Completa afirmando “uma religião só se perpetua se criar um quadro de sacerdotes muito bem instruídos, que possa disseminar seu ensino teológico e doutrinário.”

Em sua afirmação encontramos dois pontos. O sentido do trabalho de um sacerdote dentro do terreiro e a incumbência desse representante.

Pai Rodrigo Queiroz elucida essa questão, afirmando que não é viável desenvolver um curso para tornar indivíduos sacerdotes de Umbanda.

Para ser um sacerdote na Umbanda você precisa ser outorgado de forma vertical, ou seja, vem do astral, vem de cima, é um chamado, uma orientação e é uma licença concedida pelo astral.

Rodrigo Queiroz

Sendo assim na Umbanda temos um “chamado” que se manifesta por meio da espiritualidade. Assim como acontece com outros cargos dentro do terreiro, cada um salvo em suas particularidades e responsabilidades.

Pai Alexandre Cumino diz que para se tornar um sacerdote é necessário ter uma mente sincera e reta entre seus sentimentos, pensamentos e ações.

É pura ilusão buscar um título de sacerdote sem antes mergulhar no caminho do autoconhecimento. Portanto, antes de se preocupar com técnicas, investidura sacerdotal, coroação, iniciação, apresentação e títulos, procure tornar-se um templo vivo para a espiritualidade.

Pai Alexandre Cumino

Leia também: Feijoada de Ogum celebra o dia do Orixá no Instituto Cultural Aruanda

Entrega

Com isso conseguimos compreender o que a definição do dicionário nos trouxe no início do texto. O exercício do sacerdócio traz em seu contexto mais da palavra entrega do que a doutrinação em si. A formação teológica é algo imprescindível. Mas isso é uma das coisas que um sacerdote precisa realizar, não a única e nem a mais importante.

Então, aos sacerdotes, sacerdotisas, filhos e filhas destacamos uma fala de Pai Alexandre Cumino.

A única coisa que vai dizer se este sacerdote foi bem preparado é o resultado de seu trabalho. Quando lhe questionarem quais as obrigações foram feitas ou por qual ritual você passou, lembre-se de Zélio de Moraes e de que a Umbanda é simples, muito simples.

Parabéns a todos que se devotam de corpo e alma a uma causa e desenvolvem o ofício do sacerdócio independente de sua religião!

Em especial parabéns ao nossos Pais e Mães de Umbanda!

 

JORNADA SACERDOTAL 2019

Texto:

Júlia Pereira

Imagem:

Arquivo Umbanda EAD

Estudos com inscrições abertas pelo
umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do estudo e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço.
Informação da fonte!

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade