Pai Rodrigo Queiroz ministra palestra sobre Umbanda em Universidade

palestra

Umbanda: uma religião livre, foi tema da palestra apresentada pelo sacerdote

Na noite de ontem (17) Pai Rodrigo Queiroz, participou da mesa redonda Brasis e Áfricas: diálogos e religiosidades na Universidade Sagrado Coração – USC.

O sacerdote dividiu a mesa com o professor e doutor Antônio Walter Junior, que trouxe para o debate a questão dos mitos e a religião africana como um dos troncos formadores da cultura brasileira, inserido nos pressupostos antropológicos sobre a crença.

A mesa foi mediada pela Ms. e doutoranda em Ciência das Religiões, Flávia Arielo, que encerrou o debate ressaltando, que ao tratarmos de religião o assunto nunca estará findado. E ainda, que sempre haverão novas interpretações e formas de vivenciar a experiência com o sagrado.

O primeiro debatedor, Dr. Antônio Walter Junior ofereceu aos ouvintes seus esclarecimentos antropológicos sobre conceitos como o sagrado e o profano, apresentou também seus estudos sobre as religiões animistas, antropomórficas, panteístas e mitológicas. 

Pai Rodrigo Queiroz, introduziu a palestra explicando a diferença entre uma religião afro-brasileira e brasileira e ainda, esclareceu sobre o que caracteriza juridicamente, uma religião no país. Além disso, passou por diversos assuntos. Como o fato histórico da anunciação da Umbanda pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas e a regionalização da religião, manifestada por meio das linhas de trabalho.

Leia também: Umbanda EAD lança novo App durante evento de Teologia

Após a exposição, a mesa também abriu oportunidade para os presentes apresentarem suas dúvidas e colocações pertinentes.

Estiveram presentes professores, alunos, coordenadores além da Dr. Ketilin Mayra Pedro, diretora do Centro de Humanas.

O evento se constituiu na promoção do debate e diálogo interreligioso, às religiões africanas, afro-brasileiras e brasileiras inseridas no ambiente acadêmico.

 

Estudos com inscrições abertas pelo
umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do estudo e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço.
Informação da fonte!

Assine Umbanda EAD e tenha acesso aos estudos desenvolvidos por Pai Rodrigo Queiroz

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade