“Este é o curso que eu queria ter feito quando entrei na Umbanda”

nomes das entidades

 O objetivo principal é.. nós entendermos, os princípios valorosos que se manifestam em nossa espiritualidade. Primeiro que os nomes das entidades são algo peculiar da religião. Isso é a identidade da Umbanda, se você ver um Tranca-Ruas, um Sete Encruzilhadas, uma Rosa Caveira, isso é Umbanda.

Pai Rodrigo Queiroz em Nomes das Entidades

Uma das particularidades da Umbanda EAD é que ela é uma plataforma que tem por objetivo fornecer estudos sobre Umbanda e demais crenças e teorias que se relacionem com o que o umbandista crê. Até ai tudo bem. Após seu surgimento outras instituições também se dedicaram ao ensino dos fundamentos umbandistas.

Mas fora isso, ela tem uma especificidade que a distingue de outros trabalhos. Não por buscar ser melhor de tudo o que já existe, mas por buscar ser única naquilo que faz. Pai Rodrigo Queiroz comentou emocionado após assistir a nova produção das assinaturas, que este era o estudo ao qual ele queria ter tido contado quando entrou na Umbanda.

ASSINE UMBANDALOGIA

Hoje eu que escrevo aqui pro blog, me propus a assistir essas novas videoaulas e ao ter contato com o conteúdo de Nomes das Entidades. Percebi ou apenas reafirmei que tudo o que se produz aqui, não tem como finalidade apenas fazer a “entrega”.

Nosso papel nunca foi o de panfletar os conhecimentos trazidos pelos mestres encarnados e desencarnados, mas sim, assimilar tudo isso em nossas vidas de maneira tão profunda que o que emerge disso, é nada mais nada menos do que, o que vivemos e experenciamos a cada nova absorção destes ensinamentos.

São dois pólos que se fundem na produção Uead: o compromisso com o ensino lógico e pragmático sobre ritos e a manifestação da Umbanda e a emoção em transmitir tudo isso da forma com a qual nós mesmos somos tocados ao se relacionar com a espiritualidade. É como se fosse a flecha de Oxóssi, nos caminhos de Ogum disparada por Oxum, rs.

Ironicamente, é sobre esse entrecruzamento de Orixás que este estudo busca tratar.

Veja também: Quem é Oxum Opará?

ASSINE UMBANDALOGIA

Nomes das Entidades

Estou escrevendo o texto, mas ainda tenho a trilha sonora de nome das entidades na cabeça (tem uma musiquinha de faroeste, que quando vocês assistirem, vão saber do que eu estou falando).

Esquece tudo o que você acha que poderia ter num curso sobre nomes de falanges e Orixás. Na verdade, esquece até o conceito de aula que você tem. São 9 semanas de blocos únicos, que duram entre 6 minutos e 16 min cada um, mas que você não consegue parar de assistir. Essa é a primeira vez que eu quero maratonar um estudo!

Como este é um conteúdo exclusivo dos assinantes plano ouro, eu não posso ficar entregando o nosso ouro, né. Mas olha esse frame da animação que explica os entrecruzamento dos Orixás que dão origem a nomes como: Oxum Opará, Ogum Beira-Mar, Ogum Megê, Oxalufã, Ogum Xoroquê, Iansã do Balê e outros infinitos nomes de divindades.

nomes-das-entidades-oxalufã
Entrecruzamento, irradiação Oxalá e Ogum.

A partir deste estudo é possível entender de forma simplificada e clara o porquê da existência de tantos nomes. E também que não é preciso estabelecer uma conta exata de quantos Orixás existem, mas sim que eles estão em todos nós, sustentando a vida neste planeta e por isso se relacionam com todos, nas mais variadas culturas, respondendo aos mais diversos rótulos.

Os quatorze Orixás estão em Deus, eles são partes de Deus. Juntos é o próprio Deus, Olorum. Eu tento explicar os Orixás como Divindades, pois Deuses estão à par de Deus e Divindades são partes de Deus.

Pai Rodrigo Queiroz em Nomes das Entidades

Bom, eu realmente queria poder bater na porta de cada um aqui e entregar num embrulho o Nome das Entidades. Como não é possível eu deixei aqui parte do que senti, quando parei para vislumbrar esse lançamento da plataforma.

Acredito que todos que nos acompanham caminham numa mesma busca, que vai desde o mergulho no sagrado por meio do seus fundamentos, até o descobrimento sobre si mesmo.

Desejo bons estudos. Axé!

ASSINE UMBANDALOGIA

Texto: 

Júlia Pereira

Imagem:

Pedro Belluomini

 

Estudos com inscrições abertas pelo
umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do estudo e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço.
Informação da fonte!

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade