12 de Outubro é dia de comemorar Mamãe Oxum

Dentre as comemorações do 12 de Outubro encontramos homenagens à uma Orixá presente na Umbanda e religiões afro-brasileiras.
Padroeira do Brasil

Hoje é comemorado em todo o território nacional o Dia das Crianças. A comemoração foi criada em 1924 pelo deputado federal Galdino do Valle Filho. Mas, nem sempre essa data significou feriado, o 12 de Outubro só se tornou dia de “folga” em razão de Nossa Senhora da Aparecida, santa católica que é considerada a Padroeira do Brasil.

Em 1980, João Paulo II consagrou a Basílica da Nossa Senhora da Aparecida (local onde a imagem da santa está guardada) e foi a partir desta celebração que a Lei 6.802 declarou feriado nacional.

nsa_01

Nossa Senhora da Aparecida

A relação de Nossa Senhora da Aparecida com o Brasil, começou em 1717 quando pescadores resgataram do Rio Parnaíba do Sul, dois fragmentos da imagem de Aparecida. Após o acontecido, vários milagres são atribuídos a santa. O título de Padroeira oficial do Brasil foi conferido em 16 de Julho de 1930 pelas mãos do Papa Pio, mas o reconhecimento como feriado nacional só aconteceu 50 anos depois.

Sincretismo

Dentre as comemorações do 12 de Outubro encontramos homenagens à uma Orixá presente na Umbanda e religiões afro-brasileiras. Celebramos hoje a beleza, o amor puro, a jovialidade e a riqueza de Mamãe Oxum. Mas, porque essas datas coincidem?

Desde o período em que os costumes e crenças africanos chegaram ao Brasil, muitos dilemas foram travados. A sociedade escravagista, dizimava e repudiava todo e qualquer tipo de manifestação religiosa proveniente destes povos. Mesmo após tantas lutas, conquistas e direitos garantidos é notado diversos atos de intolerância voltados a essa comunidade.

Hoje, a constituição brasileira protege o direito de praticar e expressar culto religioso e criminaliza quem se opor a isso de forma ofensiva ou violenta. Mas, no contexto Brasil Colônia houve uma grande opressão aos ritos afros, e toda a manifestação desta cultura era expressamente proibida.

No entanto, a resistência desses povos perpetuaram e garantiram a sobrevivência da fé nos orixás. Para que essa fé não fossem extinta encontrou-se uma maneira de dar continuidade as práticas religiosas sem passar pela repressão. É então que surge o sincretismo, que vai associar a figura dos orixás aos santos católicos. Na prática, isso vai significar o que? Reza-se para o orixás  “no pé do santo” procurando identificar semelhanças ou expressões das divindades africanas no culto católico.

O resultado disso é também a associação de Oxum a imagem de Nossa Senhora, que em cada região do país vai ganhar uma expressão diferente. Na Bahia Oxum é sincretizada com Nossa Senhora das Candeias, na Paraíba e em parte do litoral paulista geralmente está relacionada a Nossa Senhora da Conceição e em São Paulo à Nossa Senhora da Aparecida.

O arquétipo de Oxum traz o aspecto maternal, a fertilidade, que por sua vez, conecta-o a imagem de Aparecida, mãe de Jesus. A relação com as crianças também vem desse princípio, do poder da gestação que é exaltado nas duas divindades. Quando uma mulher tem problemas para engravidar é a Oxum que se pede auxílio. Nas celebrações à Nossa Senhora também podemos ver pedidos pela maternidade e bênçãos sob as crianças.

Portanto, hoje é comemorado o dia em que Nossa Senhora – imagem que apareceu no rio quando os pescadores não tinham mais esperança de uma pesca próspera – veio a se tornar padroeira do país.

Atualmente a santa católica também é símbolo do Orixá feminino das águas doces, do rio e das cachoeiras, mas anterior à isso, Mamãe Oxum já encontrava espaço para se fazer presente por entre os cultos em solo brasileiro.

 

[polldaddy poll=9845522]

[polldaddy poll=9845520]

 

Texto:

Júlia Pereira

 

Imagens:

Retirada da internet

Cursos com inscrições abertas pelo
www.umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto
Informação da fonte!

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade