Santa Tereza D’Ávila padroeira dos professores!

Santa Tereza D’Ávila ou Santa Tereza de Jesus foi uma das primeiras mulheres a aprender a ler

Muita gente não sabe, mas os professores têm uma padroeira ilustre: Santa Tereza D’Ávila ou Santa Tereza de Jesus, uma espanhola que queria ter o pensamento livre em uma época em que as mulheres não tinham voz, é a protetora dos docentes.

Santa Tereza nasceu em Ávila, em uma família com 10 irmãos. Desde cedo se interessava pela vida dos santos e foi com os irmãos que aprendeu a ler sobre histórias sacras.

Perdeu a mãe aos 16 anos e o pai a internou, por um ano e meio, no Mosteiro Agostiniano de Santa Maria das Graças. Aos 20 anos, ingressou no Mosteiro Carmelo da Encarnação. Foi nessa época que a Inquisição proibiu, principalmente, as mulheres de lerem livros. Tereza sofreu, mas teve que obedecer.

Depois de sofrer vários problemas de saúde, em 1562, fundou o Mosteiro de São José em Ávila, onde também foi legisladora. Ao todo, constituiu 17 conventos.

Tereza morreu em 4 de outubro de 1582, coincidentemente no dia em que foi iniciada a reforma no calendário, a data passou a ser considerada como dia 15.

A santa f oi canonizada em 1622 . No dia 27 de setembro de 1970, o Papa Paulo VI conferiu-lhe o título de Doutora da Igreja . Santa Tereza escreveu várias obras, como Livro da Vida, Caminho de Perfeição, Moradas ou Castelo Interior, Livro das Fundações, Poesias, Exclamações e mais de 500 cartas.

Fonte: Secretaria da Educação – Governo do Estado de São Paulo

ORAÇÃO A SANTA TEREZA D’ÁVILA 

Nada te perturbe.
Nada te espante.
Tudo passa.
A paciência tudo alcança.

Nada me perturbe.
Nada me espante.
A quem tem Deus nada falta.
Só Deus basta.

* Santa Tereza D’ávila é a autora da oração

BLOG_LOGO_00000

Cursos com inscrições abertas pelo
www.umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade