A edição 385-A de fevereiro da Super contou com consultoria de Pai Rodrigo Queiroz para a construção do texto sobre a história da Umbanda.
A revista abordou a origem dos cultos afros como o Candomblé, Tambor de Mina, Santeria, Voodu dentre outras crenças disseminadas pelos ancestrais africanos, desde o momento em que essas, migram para o Brasil a bordo dos navios negreiros.
Para a construção da “linha do tempo” dessas crenças, a Super trata dos grupos étnicos linguísticos que trouxeram a mitologia africana e o panteão de Orixás para o Brasil, assim como a sua consolidação e disseminação na região portuária da Bahia.
No texto de Joyce Silva “A caçula da família” Pai Rodrigo Queiroz explica sobre as teorias da origem da Umbanda e ainda, sobre o fato histórico de sua anunciação pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas através de Zélio Fernandino de Moraes em 1908.
Veja também: Oferendas na Umbanda é assunto na Revista Mundo Estranho deste mês
O dossiê composto por um rico material ilustrativo traz a questão do rito candomblecista e umbandista, discorre sobre a questão do abate religioso e ainda conta com a consultoria do ICA – Instituto Cultural Aruanda para a explicação sobre as Oferendas aos Orixás.
A dossiê de fevereiro ainda está disponível nas bancas e livrarias de todo o país, para mais acesse: superinteressante.com.br
ASSINE UMBANDALOGIA
Texto:
Júlia Pereira
Imagem:
Reprodução Superinteressante