Por Júlia Pereira com Alexandre Turini
Há quantos anos o UEC existe? Como surgiu a ideia da criação do UEC? Qual sua história particular na Umbanda?
O Umbanda Eu Curto nasceu em Outubro de 2011 como uma fanpage.
“Animado, Daniel criou a logomarca, bem parecida com a do próprio Facebook, e criou a fanpage. O pensamento seguinte foi: e agora, o que publicar?
Foi a hora então de explicar tudo para seu sócio, Alexandre Negrini Turina. Alexandre é jornalista e sociólogo e frequentava a Umbanda ocasionalmente. Conhecia a Umbanda mais do ponto de vista acadêmico do que prático.
Tudo explicado, Alexandre, perplexo, pergunta:
– E o que você quer que eu faça? Não entendo muito bem de Umbanda…”
Neste link falamos dos criadores, suas histórias e da ideia da criação: Umbanda Eu Curto: nasce uma nova marca
Qual o objetivo do UEC hoje?
O objetivo no início e ainda hoje é o mesmo: ser o maior portal agregador de conteúdo confiável de Umbanda na internet. Assim, continuaremos postando textos, vídeos e artigos de colaboradores (como Alexandre Cumino, Rodrigo Queiroz, etc) e de qualquer umbandista que tenha uma boa história, experiência ou ponto de vista para contar. Aqui o espaço é aberto a todos.
Hoje (agosto de 2017), o UEC já alcançou mais de 6 milhões de visualizações somente no portal. São quase 157 mil fãs no Facebook e um alcance que varia de 600 mil a 1 milhão de pessoas “falando sobre” na rede social todo mês. Também estamos no Twitter (2563 seguidores), YouTube (7107 inscritos), Instagram (31101 seguidores), Google Plus (508 seguidores).
O UEC tá de cara nova. Como aconteceu esse processo de criação e renovação? No que vocês se inspiraram? O que buscam mostrar com o novo layout?
Nosso primeiro portal foi lançado em junho de 2013. De lá pra cá, a internet mudou muito! Talvez a principal mudança percebida por nós em relação ao público é que o número de acessos mobile ao portal cresceu vertiginosamente. Assim, sentimos a necessidade de atender melhor este público e criamos um portal totalmente amigável para quem nos lê no celular e no tablet. Hoje, cerca de 80% das visitas vêm destes aparelhos (quando começamos não passavam de 30%).
Além disso, o novo portal coincide com a mudança de marca do Umbanda Eu Curto. Ao invés de ‘Umbanda, eu curto!’, simplificamos agora para apenas ‘Umbanda Eu Curto‘. A logomarca anterior, baseada no ícone do Facebook, precisava mudar.
Depois de muita pesquisa e alguma inspiração, chegamos à nova marca que mantém o elemento da chama, simbolizando luz divina e a letra U estilizada, que simboliza a sustentação para o fluxo de energia que permeia todos nós e tudo o que existe.
Agora, 4 anos depois, um novo portal está pronto, com muitas novidades. A mais evidente é a mudança da famosa ‘marca da mãozinha com a vela’, que já faz parte do dia a dia de milhares de umbandistas por todo o mundo.
Com uma nova marca e um novo portal, o UEC quer mostrar a todos que a Umbanda é religião séria, feita por e para gente séria, que se preocupa em elevar seu conceito visual e seu conteúdo, facilitando o acesso com rapidez e design moderno.
A nova marca e o novo portal também são a plataforma de lançamento para uma gestão autossustentável do Umbanda Eu Curto que já começou. Dentro do princípio de cooperação, que é tendência mundial, lançamos um perfil no site de financiamento coletivo Padrim: www.padrim.com.br/umbanda
Nosso objetivo é tornar o UEC economicamente viável e a escolha do financiamento coletivo recorrente tem tudo a ver com a Umbanda, pois se apoia na pequena contribuição de cada um para fortalecer ainda mais um trabalho que sempre foi e sempre será gratuito, mas que precisa do apoio de todos para se manter.
Com planos a partir de 1 real por mês é possível colaborar conosco e ganhar prêmios como livros, colares, camisetas com a nova marca, descontos, etc., seja por período de fidelização, seja por sorteios mensais.
Com este apoio, conseguiremos gerar ainda mais conteúdos inéditos como vídeos, ebooks, infográficos, jogos e o que mais a imaginação permitir!
Como você entende o público umbandista hoje? Quais são os assuntos mais procurados?
O público umbandista é fantástico! E está crescendo muito! Desde que começamos, há quase 6 anos, a taxa de novos acessos, tanto no portal quanto na fanpage, se mantém em torno de 60%. Isso é indicativo de que muita gente chega até a Umbanda todos os dias e isso nos deixa muito animados.
Assuntos como casos de intolerância, pontos cantados e tocados, características dos filhos de Orixás, incorporação e teologia de Umbanda são os preferidos do público. Mas notamos que o umbandista é, antes de tudo, um espiritualista, pois também se interessa por temas como vida após a morte, mediunidade, projeção fora do corpo e outros que não são exclusivos da Umbanda.
Quais os planos daqui por diante?
Além de nos tornarmos economicamente viáveis, queremos manter as parcerias já consolidadas com alguns dos maiores nomes da Umbanda como Alexandre Cumino, Alexandre Takayama, Adriano Camargo, Rodrigo Queiroz, Engels de Xangô e muitos outros.
Rubens Saraceni, mestre de todos nós, foi um dos primeiros incentivadores do UEC. Nos visitou lá no comecinho de tudo, vestiu nossa camisa, gravou um vídeo e nos autorizou, em vida, a divulgar seu conteúdo de forma fracionada a todos os irmãos de fé. Todos estes colaboradores são motivo de muito orgulho para nós e queremos continuar caminhando juntos.
Vem aí também uma nova linha de produtos com camisetas, bonés e outros itens criados a partir do conceito da nova marca lançada e continuaremos investindo em tecnologia e parcerias para ampliar o alcance da Umbanda para todo o Brasil.
Acesse o site do Umbanda Eu Curto >> umbandacurto.com << e saiba mais!