Sobre o estudo
Na próxima quarta (10/08) inicia-se uma nova turma do estudo Tranca Ruas – Rituais e Oferendas. Ao decorrer do plano de ensino o participante passará a entender o sentido mágico-ritualístico das oferendas e trabalhos desenvolvidos na força da falange Tranca Ruas.
Junto disso, as videoaulas também oferecem, a quem ainda não compreende sobre atuação de Exu, a oportunidade de aprender sobre uma de suas faces manifestadas em Tranca Ruas.
Ao ingressar em Tranca Ruas – Rituais e Oferendas, o aluno também terá acesso ao conteúdo de Tranca Ruas – O Senhor dos Caminhos, que é um estudo anterior ao Rituais e Oferendas e que compreende a explanação dos fundamentos que envolvem esse mistério.
“Eu conheci a Umbanda através de um Tranca Ruas e todos os valores morais e éticos dentro da religião aprendi com esta entidade, aprendi acima de tudo o respeito ao diferente e vivi ao lado dele experiências que me fazem comprovar que na Umbanda Exu é somatória e não divisão, que Exu é Força, é Guia, é Proteção. Por isso me dedico ao ensino da religião, dos saberes que me fazem sentido e daquilo que vivo e vejo resultados transformadores no contexto religioso, para mim é muito forte a crença de que o conhecimento é o melhor caminho para a almejada união… Este estudo é o resultado da minha vivência mediúnica, religiosa e sacerdotal, da minha vivência enquanto “cavalo” de um Tranca Ruas e autorizado pelo mesmo. A autoridade na legitimidade desta transmissão é o resultado final, positivo e informado pelos praticantes.”
Pai Rodrigo Queiroz
Msf
Pela terceira vez o Umbanda EAD promove a campanha de Tranca Ruas com parte da renda revertida a organização médico-humanitária Médicos Sem Fronteiras. Desta forma todos os matriculados estarão beneficiando a organização internacional MSF, que promove e fomenta a ajuda de milhões de pessoas por ano, levando assistência nas diversas áreas de conflitos e abandono social.
Nos últimos dois anos 4.800 reais já foram destinados a instituição por meio da plataforma, sendo destes 3 mil no ano de 2015 e 1.800 em 2016. Na última doação a organização enviou um relatório discriminando 9 formas com o qual os 1.800 reais puderam ser gastos. Veja >
- 636 ampolas de morfina
- 714 tubos nasais
- 270 crianças disponibilizando do tratamento contra desidratação
- 936 filtros estéreis
- 11.168 filtros de água
- 3.600 vacinas contra tétano
- 600 testes rápidos contra HIV
- 1.716 pessoas vacinadas contra Sarampo
- 6.570 sachês de reidratação
A Msf está articulada em mais de 70 países, oferencendo assistência a pessoas em situações de extrema necessidade, sendo comum a atuação dos profissionais em zonas de conflitos e regiões tomadas por epidemias.
Em 2016, cerca de 7.700 profissionais de saúde, especialistas em logística e funcionários administrativos de todas as nacionalidades deixaram as atribuições para se juntarem a mais de 32.000 funcionários contratados localmente em programas médicos em mais de 71 países. Trabalhamos para salvar vidas, aliviar o sofrimento e restaurar a dignidade. Nossas ações são orientadas pela ética médica e os princípios de neutralidade e imparcialidade.
Dados do Relatório Financeiro Internacional 2016 – Msf
No Brasil a organização chega em 1991, quando o foco era o combate a uma epidemia de cólera na Amazônia, nesse período a MSF controlou o surto e desenvolveu o trabalho de medicina preventiva com as tribos indígenas locais.
Em 2002 o projeto foi encerrado após Ongs e Distritos Especiais Sanitários Indígenas tomarem a frente do trabalho. No Rio de Janeiro encontra-se a Unidade Médica do Brasil, onde prestam-se suporte técnico em saúde e antropologia a projetos do MSF no mundo. Nessa unidade, o foco é nas atividades voltadas a doenças tropicais negligenciadas e para as consequências da violência urbana para as populações.
Texto: Júlia Pereira
Imagem: MSF