Ter, 9 de Agosto de 2016
Hoje no dia Internacional dos Povos Indígenas nada mais justo do que prestar nossas homenagens a esses povos que tanto contribuem para nós e que possuem uma expressão muito forte dentro da Umbanda.
Os saberes das comunidades tradicionais estão presentes no dia-a-dia dos terreiros sendo indígena uma das três vertentes que estruturam a Umbanda. Fumo, maracá, chás, uso de ervas, defumação e muitas outras práticas e manifestações que compõe o ritual umbandista são trazidos da vivência indígena com a espiritualidade e de seus costumes.
Dentro dessa concepção Alexandre Cumino comenta no livro História da Umbanda “Somos ignorantes no que se refere à sabedoria espiritual e natural desse povo; muitos de nós nem imaginam como o índio relacionava-se com o mundo à sua volta. Agora, neste mundo pós moderno, estamos tentando redescobrir os valores e a “bioética” da raça vermelha, que tratava a terra como sua mãe e os animais como seus irmãos.”
Leia mais em: Origem Indígena da Umbanda por Alexandre Cumino
Se você quer saber mais sobre a cultura de povos tradicionais e todas as suas práticas indicamos o curso Xamanismo Tradicional da plataforma Umbanda EAD que vai tratar de uma maneira geral sobre todas as sabedorias indígenas e da pluralidade de práticas que se convergem.
Texto: Júlia Pereira