Chakras, Pedras e Cristais

chakras-cristais-pedras

Chakras, Pedras e Cristais: qual a relação?

Primeiro, vamos fazer uma “mini” exploração pela história desses elementos..

O Que é Um Cristal?

Vou tentar explicar de forma mais simplificada possível pra que a gente não fique aqui tentando entender química.

Os cristais fazem parte do que chamamos de sólidos, que é um estado da matéria. A matéria por sua vez é tudo aquilo que possui massa e ocupa o espaço.

Nós somos matéria.

Em sua formação os cristais envolvem minerais que ao passar por processos físico-químicos em ambientes geológicos se configuram de inúmeras formas.

A mesma composição química pode dar origem à dois tipos de cristais, como é o caso do grafite e do diamante, ambos originados do carbono.

Na Mina de Naica no México, encontramos a Caverna dos Cristais. As temperaturas desse lugar chegam à 58 ºC. É impossível permanecer por mais de 10 minutos.

Além de que os cristais são como lanças afiadas por toda parte. Por isso à exploração e estudo é bem dificultoso.

O que pretendo explicar aqui é que os cristais são verdadeiros registros históricos geológicos que por meio de acontecimentos como o super aquecimento de água represadas em áreas vulcânicas e ricas em minerais, eles vão se formando ao longo de milhares de anos.

Um dos cristais mais abundantes da terra é o quartzo. Amplamente utilizado em rituais e práticas de cura, assim como todos os outros, carregam fragmentos de uma consciência maior.

Esse magnetismo e energia vibrante condensado em matéria é o que chamamos de Axé dos Orixás. Isso também acontece com as pedras, que são solidificações rochosas de materiais como lavas vulcânicas, e fósseis vegetais e animais.

E há milhares de anos o homem identifica empiricamente o poder das pedras. A Umbanda, é uma religião urbana que presta referência à natureza, e as pedras sagradas fazem parte do seu culto a natureza.

Leia também: Incorporação e Chakras

Pai Rodrigo Queiroz relembra que muito dos minérios de uma pedra estão na composição química do próprio organismo do homem. E afirma “nós somos um continuum. Isso está no meu cérebro, na minha mente, no meu espírito.”

O sacerdote acredita que a Umbanda é uma oportunidade de vivência, desdobramento e autoconhecimento. É o exercício da consciência. Mas, ao mesmo passo que é o olhar para dentro também convida entendermos o externo como parte e nós. Quando nos entendemos conseguimos nos conectar ao outro, e à tudo aquilo que “nos continua” mas está, do lado externo.

“A magia incita muito isso, primeiro voltando seu olhar para dentro e depois conectando com elementos, rituais e tudo o que vive do lado de fora.”
Pai Rodrigo Queiroz

As pedras são pilares fundamentais dessas conexões. O próprio assentamentos dos terreiros, são pedras, simbolizando a pedra fundamental. A Umbanda se utiliza delas e de outros variados elementos para se conectar.

Entender os usos das pedras, ultrapassa a ideia de apenas uma crença, é possível você fazer instrumentos adequados com a constatação deste poder magístico.

“Nos dias de hoje é muito mais fácil você se conectar com religiões mentalistas, isso soa até mesmo sofisticado, mas ao meu ver, o sofisticado é ter essa percepção fina do quanto nós estamos conectados exatamente com tudo o que está na natureza. Somos todos continuum não existe eu ser humano, à parte da realidade vegetal, mineral, aquáticas e tudo isso está em mim na própria concepção biológica.”

Pai Rodrigo Queiroz

Pai PH Alves criou uma lista com indicações de alguns dos principais cristais utilizados para o alinhamento e conexão dos chacras correspondentes.

Veja Abaixo.

Chakras, Pedras e Cristais

Chacra Base: ligado na base da estrutura corporal, virado para baixo mais precisamente entre as pernas, próximo dos genitais está esse chacra que vibra na cor vermelha. Responsável pela absorção da energia terrestre, pela confiança, pela coragem e pelo estímulo da energia para a circulação do sangue. Suas pedras e cristais estão ligados principalmente às cores vermelha, marrom, cinzenta ou preta. São eles: rubi, coral, jaspe sanguíneo, granada vermelha, magnetita, quartzo fumê, hematita, turmalina preta, ônix preto e outras pedras nesses tons. 

Chackra Sexual: ligado à região sexual do ser humano, vibra na cor laranja. Responsável pela sexualidade, criatividade, paixão e poder pessoal e pelo estímulo energético dos rins, do sistema circulatório e da bexiga. Suas pedras e cristais estão ligados principalmente à cor laranja. São eles: cornalina, calcita laranja, ágata marrom-alaranjada, âmbar, opala de fogo e outros nesse mesmo tom. 

Chacra Umbilical: ligado à região do umbigo, vibra na cor amarela. Responsável pelas nossas emoções, controla nosso sistema digestivo e também o pâncreas. Suas pedras e cristais estão ligados à cor amarela. São eles: jaspe amarelo, ágata cornalina, calcita mel e mica amarela. 

Chacra Esplênico: ligado à região do estômago, vibra na cor marrom-clara. Responsável pelo nosso fogo gástrico, digestão e equilíbrio emocional. Suas pedras e cristais estão ligados às cores amarelas e marrons. São eles: citrino, enxofre, âmbar, topázio imperial e calcita amarela, entre outros. 

Chacra Cardíaco: ligado ao coração, vibra nas cores verde e rosa. Responsável por toda a energia concentrada pelo amor e devoção. Suas pedras e cristais estão ligados às cores verde e rosa. São eles: turmalina verde, turmalina melancia, amazonita, aventurina (ou quartzo verde), hidenita verde-maçã, malaquita, esmeralda, ônix verde-maçã, fluorita verde-mar, jade, peridoto, rodocrosita, rodonita, cristal de quartzo rosa, turmalina rosa, kunzita, entre outros. 

Chacra Laríngeo: ligado à garganta vibra na cor azul. Responsável pela comunicação, honestidade e expressão, vitalizando os órgãos respiratórios e a garganta. Suas pedras e cristais estão ligados à cor azul. São eles: água-marinha, turquesa, sodalita, topázio azul, quartzo azul, calcedônia, entre outros. 

Chacra Frontal: ligado ao centro da testa entre as duas sobrancelhas, vibra nas cores azul-índigo e roxo. Responsável pela capacidade intuitiva, pela percepção da visão e pela irrigação dos olhos. Suas pedras e cristais estão ligados às cores azul e roxa. São eles: safira anil, lápis-lazúli, azurita, fluorita azul-acinzentada, ametista, entre outros. 

Chacra Coronário: ligado ao topo de nossa cabeça, vibra nas cores branca e dourada. Responsável pela distribuição energética para todo o corpo e está diretamente relacionado à nossa espiritualidade, à fé e ao pensamento. Suas pedras e cristais estão ligados às cores branca, dourada e violeta. São eles: diamante, pedra-da-lua, quartzo branco, ametista, ágata branco-leitosa, topázio incolor, ametista, charoíta, fluorita, pirita, entre outros. 

Leia Também: Meditação Para Iniciantes: Aprenda O Método Que Traz Autoconhecimento

Texto: Júlia Pereira

Consultoria: Rodrigo Queiroz

Imagem: Maria Fernanda Yamazato

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade