Dicas de Meditação para Iniciantes

meditacao-para-iniciantes

Já Entrou em Contato com Você Mesmo Hoje?

Estamos todos passando por um momento desafiador. A pandemia provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19) tem gerado muita preocupação e, até mesmo, outros problemas mais profundos, como estresse intenso e crises de ansiedade. Nessas horas, é válido contar com o auxílio poderoso de algumas técnicas voltadas ao autocontrole – como a meditação -, que podem auxiliar no reequilíbrio interno e proporcionarem um bem-estar intenso!

É difícil praticar a meditação?

Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm. A ideia propagada sobre a meditação, durante muito tempo, foi a de que a mente deve ser completamente esvaziada enquanto o praticante entra em um verdadeiro transe, ato que se faz bastante difícil em um primeiro momento. Afinal, como manter a mente “em branco”, sem nenhum pensamento passeando por ali?

Pois saiba que a meditação não é exatamente assim. Separe 5 minutinhos ao dia, de preferência, pela manhã (é importante criar o hábito de meditar diariamente, assim, você se aperfeiçoará mais rápido). Durante a prática, você pode sim, tentar esvaziar sua mente, mas dos problemas e das aflições! Procure pensar em coisas que lhe fazem bem, como uma bela paisagem ou a sensação de quando recebe o abraço de alguém querido. Solte a imaginação! O importante, mesmo, é fazer do método seu aliado na hora de aliviar as tensões do dia a dia e proporcionar calma e tranquilidade prolongadas; quando menos perceber, estará meditando por 10, 15 minutos ou até meia hora.

Leia Também: Meditação Guiada: Conheça Um Dos Principais Métodos Praticados Por Iniciantes

Que tal aprender 5 técnicas infalíveis para iniciantes terem sucesso ao meditarem?

1 – Medite em um local confortável para você

Escolher um cantinho aconchegante para relaxar é uma ótima ideia – pode ser até mesmo em sua própria cama, logo ao acordar. Se não estiver em seu local favorito, vale abusar da imaginação: pensar em um ambiente calmo e sereno e transportar-se para lá por alguns instantes pode auxiliar (e muito) no seu momento de imersão e autoconhecimento.

2- Aprenda a respirar calmamente

Mantenha a mente tranquila e concentre-se apenas na respiração profunda, até sentir que seu corpo está totalmente relaxado. Depois, inspire vagarosamente, contando até dez, e expire na mesma quantidade de tempo. Os exercícios de respiração e meditação, por exemplo, são técnicas que podem ser empregadas com sucesso no alívio do estresse e da ansiedade. Isso ajuda a acalmar a mente e as emoções, restabelecendo o equilíbrio energético!

3 – Cerque-se de pensamentos positivos

Afastar os pensamentos negativos deve ser um exercício diário, e a meditação pode ser sua grande aliada nesse processo. Na hora de meditar, acredite que seu dia será incrível e que todos os seus planos serão realizados com sucesso!

4 – Crie um mantra especial

Frases otimistas têm um poder enorme sobre a mente e o autocontrole. Há, ainda, as chamadas “frases fortalecedoras”, que são afirmações no tempo presente, criadas para gerar uma mudança no padrão de pensamento. Essas frases são como mantras ou orações e servem para quebrar os pensamentos e sentimentos negativos! Basta pensar em uma frase que lhe proporciona calma e bem-estar e repeti-la em sua mente durante a meditação!

5 – Respeite o seu próprio tempo

A meditação é uma prática que demanda paciência. Aos poucos, você não conseguirá iniciar seu dia sem meditar ao menos um pouquinho! Acredite no potencial desse método e use essa ferramenta tão simples e eficaz a seu favor!

Leia Também: Mindfulness: da cura de doenças à incorporação na Umbanda

Texto: Paula Santana

Estude Umbanda, Assine Umbandalogia!

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade