superinteressante religiões afro
Religiões afro são tema do Dossiê Superinteressante
13 de março de 2018
evento umbanda ead
Evento Umbanda EAD acontece neste sábado
23 de março de 2018
Exibir tudo

“Este é o curso que eu queria ter feito quando entrei na Umbanda”

nomes das entidades

 O objetivo principal é.. nós entendermos, os princípios valorosos que se manifestam em nossa espiritualidade. Primeiro que os nomes das entidades são algo peculiar da religião. Isso é a identidade da Umbanda, se você ver um Tranca-Ruas, um Sete Encruzilhadas, uma Rosa Caveira, isso é Umbanda.

Pai Rodrigo Queiroz em Nomes das Entidades

Uma das particularidades da Umbanda EAD é que ela é uma plataforma que tem por objetivo fornecer estudos sobre Umbanda e demais crenças e teorias que se relacionem com o que o umbandista crê. Até ai tudo bem. Após seu surgimento outras instituições também se dedicaram ao ensino dos fundamentos umbandistas.

Mas fora isso, ela tem uma especificidade que a distingue de outros trabalhos. Não por buscar ser melhor de tudo o que já existe, mas por buscar ser única naquilo que faz. Pai Rodrigo Queiroz comentou emocionado após assistir a nova produção das assinaturas, que este era o estudo ao qual ele queria ter tido contado quando entrou na Umbanda.

ACESSE ESSE ESTUDO EM PLANO OURO

Hoje eu que escrevo aqui pro blog, me propus a assistir essas novas videoaulas e ao ter contato com o conteúdo de Nomes das Entidades. Percebi ou apenas reafirmei que tudo o que se produz aqui, não tem como finalidade apenas fazer a “entrega”.

Nosso papel nunca foi o de panfletar os conhecimentos trazidos pelos mestres encarnados e desencarnados, mas sim, assimilar tudo isso em nossas vidas de maneira tão profunda que o que emerge disso, é nada mais nada menos do que, o que vivemos e experenciamos a cada nova absorção destes ensinamentos.

São dois pólos que se fundem na produção Uead: o compromisso com o ensino lógico e pragmático sobre ritos e a manifestação da Umbanda e a emoção em transmitir tudo isso da forma com a qual nós mesmos somos tocados ao se relacionar com a espiritualidade. É como se fosse a flecha de Oxóssi, nos caminhos de Ogum disparada por Oxum, rs.

Ironicamente, é sobre esse entrecruzamento de Orixás que este estudo busca tratar.

Veja também: Quem é Oxum Opará?

ACESSE ESSE ESTUDO EM PLANO OURO

Nomes das Entidades

Estou escrevendo o texto, mas ainda tenho a trilha sonora de nome das entidades na cabeça (tem uma musiquinha de faroeste, que quando vocês assistirem, vão saber do que eu estou falando).

Esquece tudo o que você acha que poderia ter num curso sobre nomes de falanges e Orixás. Na verdade, esquece até o conceito de aula que você tem. São 9 semanas de blocos únicos, que duram entre 6 minutos e 16 min cada um, mas que você não consegue parar de assistir. Essa é a primeira vez que eu quero maratonar um estudo!

Como este é um conteúdo exclusivo dos assinantes plano ouro, eu não posso ficar entregando o nosso ouro, né. Mas olha esse frame da animação que explica os entrecruzamento dos Orixás que dão origem a nomes como: Oxum Opará, Ogum Beira-Mar, Ogum Megê, Oxalufã, Ogum Xoroquê, Iansã do Balê e outros infinitos nomes de divindades.

nomes-das-entidades-oxalufã

Entrecruzamento, irradiação Oxalá e Ogum.

A partir deste estudo é possível entender de forma simplificada e clara o porquê da existência de tantos nomes. E também que não é preciso estabelecer uma conta exata de quantos Orixás existem, mas sim que eles estão em todos nós, sustentando a vida neste planeta e por isso se relacionam com todos, nas mais variadas culturas, respondendo aos mais diversos rótulos.

Os quatorze Orixás estão em Deus, eles são partes de Deus. Juntos é o próprio Deus, Olorum. Eu tento explicar os Orixás como Divindades, pois Deuses estão à par de Deus e Divindades são partes de Deus.

Pai Rodrigo Queiroz em Nomes das Entidades

Bom, eu realmente queria poder bater na porta de cada um aqui e entregar num embrulho o Nome das Entidades. Como não é possível eu deixei aqui parte do que senti, quando parei para vislumbrar esse lançamento da plataforma.

Acredito que todos que nos acompanham caminham numa mesma busca, que vai desde o mergulho no sagrado por meio do seus fundamentos, até o descobrimento sobre si mesmo.

Desejo bons estudos. Axé!

ACESSE ESSE ESTUDO EM PLANO OURO

Texto: 

Júlia Pereira

Imagem:

Pedro Belluomini

 

Estudos com inscrições abertas pelo
umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do estudo e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço.
Informação da fonte!

2 Comentários

  1. sandra eliane tokarski disse:

    Nossa cada dia adoro mais a umbanda Ead .sao inumeros topicos .que precisamos saber e muitas vezes nem tempo pra pesquizar temos e aqui esta o que precisamos .muito obrigada a todos

  2. Bernadete disse:

    Boa boite e saravá! Quando inscreví_me no site da UEAD , foi justamente para tentar conhecer os Ritos, Entidades, Ervas, Benzimentos e todos os assuntos relacionados ” exclusivamente” à UMBANDA! Tenho percebido que , apesar de todos os conteúdos serem muito valiosos, vocês estão ” misturando os conteúdos”, Umbanda NÃO TEM OXUM OPARÁ( esse Orixá pertence ao Rito de Nações Africanas!) , pois Umbanda cultua os Orixás na sua Essência!! Por isso, tenho perdido o interesse de continuar seguindo a plataforma… já tem muita gente praticando o famoso ” Umbandomblé!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Ei!🖐🏽
Continue em contato  
Receba com exclusividade infos sobre Umbanda
Escolha fazer parte do grupo de leitores e descadastre-se quando quiser. Axé!
close-link