Abrir as portas mais positivas do coração das pessoas. Como dizia Chico Xavier, “a felicidade não entra em portas trancadas”

Quanto mais conseguirmos apagar efetivamente a linha que separa um ser humano do outro, mais alcançaremos, juntos, a felicidade.
nos-do-bem-umbanda-eac

A ajuda humanitária popularmente conhecida como caridade, se entende como a prática de ajudar o próximo, tendo como sentimento principal o altruísmo.

O auxílio que é dedicado a diversas áreas e tipos de necessidades, se dá, de forma solidária e a caridade se concretiza como a ajuda, sem a espera da recompensa.

A busca pela mudança da realidade social e de melhores condições de vida ao indivíduos é uma das missões do Nós do Bem, uma Ong, que trata de pessoas carentes levando-as, motivação, oportunidades, cultura e arte.

A Ong

A Associação nasceu em Maio de 2016, com a concretização do sonho da Alessandra Cieri que é Presidente da Voluntários Nós do Bem.

Além de dirigir o grupo ela é também Pedagoga, Psicóloga, Orientadora Educacional, Especialista em Família, Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento, Master Practitioner em PNL, Coach e Analista Comportamental.

Fazer parte de um grupo de pessoas com o intento de proliferar alegria e felicidade era um dos sonhos da Alessandra e foi isso que ela e profissionais das mais diversas áreas se propuseram a fazer por meio das ações da Nós do Bem.

Pautados em bases teóricas da Psicologia e da PNL, o grupo de ativistas oferece à quem deseja fazer parte da Ong, o Treinamento “Nem Mesmo o Ceu é o Limite”. Nele os participantes são estimulados a encontrarem em si o seu potencial e capacitados a perceber o outro de forma íntima, enxergando o que cada um tem de mais valoroso e que só ele tem.

A Alessandra acredita que cada pessoa é em si uma potência única e o trabalho deles consiste em mostrar à elas, onde essas capacidades se escondem.

Para quem se interessou, o treinamento da Nós acontece na sua sede, que fica em São Paulo -SP, na Rua São Bento, 329 – 13º andar – Centro.

nos-do-bem-umbanda-eac
Treinamento Nós do Bem. Sede Nós do Bem. 25 de Novembro de 2017.

 

Cuidamos de nossos membros também, com o mesmo carinho que cuidamos de nossos assistidos. O amor incondicional é a base de nosso trabalho. Durante o Treinamento, o participante terá a oportunidade de se aproximar de sua própria essência e receberá ferramentas que possibilitem o fortalecimento de suas potencialidades e qualidades, bem como a ressignificação de suas limitações.

Alessandra Leal

Segundo a Alessandra, o meio termo sempre foi algo que a incomodou “sempre tive muita vontade de fazer a vida valer a pena, a minha e das pessoas com quem eu conseguir tocar o coração, acredito em todos os seres humanos”.

É desse ímpeto que a Associação nasce, entendendo “que cada indivíduo tem sua luz e diferencial próprio, que é capaz de fazer a diferença no mundo”.

Você é uma pessoa que tem qualidades únicas e extraordinárias. Ninguém mais tem aquilo que você tem de mais fascinante. E por que não, então, unirmos nossos talentos? O Nós do Bem nasceu no momento em que eu decidi parar de adiar meus sonhos.

Alessandra Leal

Por isso, o lema da Ong está em promover encontros felizes, capazes de transformar pessoas em luz e que essas, sejam também a luz por onde passarem.

Hoje eu sei como é gratificante realizar nossos sonhos. O Nós do Bem é a realização de um sonho. E, por isso, também tem como objetivo a realização dos sonhos das pessoas que integram essa família!

Alessandra Cieri

Sobre as dificuldades encontradas para a realização de tudo isso, Alessandra nos conta que a maior resistência no momento é em se estabelecer uma parceria com o governo.

O reconhecimento das atividades desempenhadas pelo terceiro setor pelos órgãos governamentais garante que as Ongs tenham financiamento necessário para continuar com seus trabalhos, além de estabelecer parcerias produtivas com instituições de todos os níveis de governos, para realização de eventos, de politização em conjunto (sociedade e Estado) dentre outras articulações.

Os assistidos

Aos assistidos, que são as pessoas ajudadas pela organização, Alessandra explica que eles trabalham na missão de provocar transformações por meio da alegria e da conexão humana.

Quando pergunto, sobre o que ela considera a “meta alcançada” ela diz que isso é notado quando por meio de uma dinâmica, crenças antigas são quebradas e outras são estabelecidas.

Por isso, a mudança de comportamento dos assistidos na busca por uma qualidade de vida, é considerado o ápice de aproveitamento das ações da Nós do Bem.

Eles passam a acreditar em si próprios, começam a olhar para a vida de maneira diferente, até o ponto em que, depois de internalizarem o Bem, passam a externar e a proliferar também crenças positivas (crenças que vão sendo fortalecidas como “É possível guardar boas lembranças da passagem por um hospital, um abrigo, uma casa de repouso ou mesmo das ruas”, “É possível ser feliz em momentos delicados da vida, “Eu sou capaz”, “Eu sou importante, eu sou visto”, “A alegria, a conexão humana e o amor curam”, “É possível virar o jogo na situação em que nome encontro”…) e assim, os comportamentos se modificam, os valores são atualizados e intensificados, a transformação se dá e nossa meta é atingida.

Alessandra Cieri

Para as pessoas oportunizadas nas ações, a Voluntários Nós do Bem também age propiciando ajuda material, por isso é possível por meio do site (nosdobem.org/doacoes), realizar doações a Ong.

Na função assistencialista eles oferecem possibilidades de emprego, doação de roupas, alimentos, brinquedos, produtos de necessidades básicas e kits de higiene.

Quanto as práticas aplicadas aos grupos, todas elas buscam o resgate lúdico do ser, por isso, a atuação em abrigos, casas de repouso, hospitais, ruas e etc trazem sempre atividades socioeducativas, brincadeiras, diálogos, dramatização, cão terapia, cantorias, contação de histórias, dentre outras.

Acreditamos que o lúdico, a brincadeira e o contato humano têm o poder de acessar a alma das pessoas, de motivá-las. Nossa intenção também é promover autoestima e a sensação de pertença destes indivíduos e contribuir para uma transformação positiva, a cura e a recuperação social. É abrir as portas mais positivas do coração das pessoas, pois, como dizia Chico Xavier, “a felicidade não entra em portas trancadas”.

Alessandra Cieri

Ao perguntar sobre qual tipo de pessoas a Nós do Bem pretende se relacionar, ela esclarece que o grupo busca ter contato com a diversidade, com seres humanos, sem distinção alguma.

Blog: Na concepção de vocês, quais são os requisitos básicos para que alguém possa ter a oportunidade de um recomeço? Nesse sentido o que vocês oferecem?
Alessandra Cieri:

Absolutamente todos podemos recomeçar, basta motivação, vontade, determinação e, em todos dos casos, o perdão verdadeiro.

É exatamente esses sentimentos que buscamos florescer em nossas ações. Nossa atuação é baseada na cumplicidade, no carinho, no amor incondicional pelo ser humano, na felicidade, na alegria, na verdade e no Bem, valores vivenciados através dos nossos encontros e que são consequentemente proliferados.

Acreditamos que essa base fortalecida, as transformações surgem, o recomeço se dá.

Assim, proporcionamos momentos nos quais a consciência de um caminho de vida e de vitória que faça sentido para cada um, é ampliada.

O recomeço é uma das finalidades mais importantes de nossas ações com os nossos assistidos, mas também, com os nossos integrantes por meio de diversos trabalhos.

O principal deles é o nosso Treinamento Nem Mesmo o Ceu é o Limite.

O Treinamento Nós do Bem é a porta de entrada para a ONG, pois são trabalhados justamente os requisitos importantes para ser um voluntário ativo da Nós do Bem.

Na página “Nosso Treinamento” de nosso site (www.nosdobem.org), há diversos depoimentos que podem explicitar as transformações vivenciadas.

Todos podem encontrar registros das ações da Nós do Bem, na página “atividades” do site (www.nosdobem.org) e nas redes Facebook, Instagram e Twitter: @nosdobem.

Agradeço, de coração, a Umbanda EAD pela oportunidade de proliferamos o Bem por meio dessa entrevista!

Muitos Nós de Amor, de Alegria e do Bem para todos Nós!!

 

Texto e Entrevista:

Júlia Pereira

Imagem:

Site Nós do Bem

 

Estudos com inscrições abertas pelo
umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do estudo e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço.
Informação da fonte!

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade