15 coisas que você não sabia sobre a Umbanda EAD

As primeiras videoaulas eram gravadas em uma filmadora Panasonic Mini DV (a icônica handycam).
Nesses 11 anos de atividade, a Umbanda EAD já passou por diversos momentos. Neste aniversário resolvemos separar algumas dessas curiosidades para você lembrar e descobrir com a gente 🙂
1 – Estreia ⭐️

O primeiro estudo oferecido pela Umbanda EAD foi a Teologia de Umbanda, que aconteceu no ano de 2006 e era ministrada nesse primeiro momento por Pai Rodrigo Queiroz. Já o primeiro estudo aprofundado em uma temática (e segundo a ser criado) foi Exu, que alguns anos depois viria a ser o primeiro estudo on-line ministrado por Pai Alexandre Cumino.

2 – Dá pra rebobinar aquela parte que fala sobre Entrecruzamento? ? 

As primeiras videoaulas eram gravadas em uma filmadora Panasonic Mini DV (a icônica handycam). O armazenamento de arquivos dessa época? Isso mesmo, fita cassete!!

Fitas originais contendo as primeiras gravações e câmera utilizada pela Umbanda EAD.
3 – De 30 à 30 mil ?

Em nosso primeiro ano de existência, reunimos nada mais nada menos do que::: 30 buscadores de conhecimento de Umbanda!!

11 anos depois.. Contabilizamos mais de 34 mil alunos cadastrados na plataforma. ?

4 – Na nossa sessão ‘EGO’… ??

E nessa lista tem muita galera influente!! Confira abaixo alguns dos alunos que já passaram por aqui (alguns deles ainda conosco) e hoje também ensinam sobre Umbanda no ambiente das mídias digitais 🙂

aderito001
Adérito Simões – da Escola online Instituto Adérito Simões.
Tutor do estudo Zé Pelintra e os Malandros na plataforma Umbanda EAD.
David Veronezi – Sacerdote de Umbanda
PH Alves – da EADeptus
5 – Colégio de Umbanda Pai Benedito de Aruanda – Unidade Virtual boa tarde!  ?

Umbanda EAD é um nome forte, fácil até de pronunciar.. masss, nem sempre nos intitulamos Umbanda EAD, nosso primeiro nome foi Colégio de Umbanda Pai Benedito de Aruanda – Unidade Virtual. Imagina falar esse nome por telefone no atendimento? heheh

6 – Os cursos são presenciais? ?

Já tivemos um slogan que dizia “Ensino sem distância“, mas ele confundiu um pouco nossos alunos e então resolvemos assumir nossa cara EAD hehe

7 – Umbanda. Sala 777. ?

Pai Rodrigo Queiroz e Pai Alexandre Cumino não cresceram juntos e a amizade começou por algo que todo mundo já deve (pelo menos) ter ouvido falar:: Chat da UOL! hehehe

Em 1998 as pessoas usavam o chat realmente para conversar e encontrar pessoas com o mesmo interesse em determinado assunto. E advinha qual era o deles? Isso mesmo, Umbanda.

8 – Vó, vou dar uma arrumada aqui nesse quartinho da senhora, ok? ??

O primeiro “estúdio” da Umbanda EAD ficava na casa da avó do Rodrigo Queiroz, mais precisamente em um quartinho de “guardar bagunça” (quem é que não tem aquele canto das quinquilharia né? Se eu fosse vocês eu repensaria o uso do seu depois dessa!).

9 – Rodrigo, dá pra pagar na lotérica? 

Se o pagamento hoje já um negócio complicado de se por em ação (acreditem isso envolve muita tecnologia) em 2006 então.. Para ingressar em um estudo da Umbanda EAD nossos alunos tinham que enviar um e-mail dizendo sobre o interesse em matricular-se em determinado curso, após isso passávamos o número da conta pra pessoa realizar o depósito referente a mensalidade, com isso ela retornava o e-mail enviando o comprovante de pagamento e só então era dado o acesso aquela turma.

Ufa, sorte que isso não acontece mais né não?

10 – “Só um minuto, vou passar para o nosso setor responsável pelo financeiro” 

Nos primeiros anos da Umbanda EAD a responsabilidade sobre os atendimentos, o funcionamento da plataforma, as gravações, edições, roteiro, desenvolvimento dos estudos dentre outras atribuições era só do Rodrigo Queiroz e sua esposa Thaís Helena Queiroz.

Durante muitos anos eles foram os únicos trabalhadores daqui e só em 2012 a sede recebe seu primeiro funcionário, que tinha como função o atendimento.

Já em 2013, a Umbanda EAD começa a expandir seu quadro, reunindo hoje, em sua equipe interna, 7 colaboradores diretos e mais parceiros e freelancers em ações diversas, dedicados à construção e fomento de conteúdos sobre Umbanda, para a maior plataforma de ensino sobre a religião.

11 – Zerinho

Falando nisso.. Nós somos pioneiros! Gravar aula em fita cassete tem que render algum mérito né minha gente?!

O sonho de se levar conhecimento sobre Umbanda para quem desejasse independente de onde ela estivesse, fez a Umbanda EAD ser a primeira plataforma de estudo a distância sobre a religião.

12 – Ué, tá chovendo?

É, mas ser a primeira não é tão simples assim, quando o começo é o começo mes-mo (o Ead ainda era pouquíssimo explorado e as tecnologias eram totalmente escassas para essa modalidade de ensino) as luzes usadas na gravação podem esquentar tanto o ambiente, que o verniz do seu forro corre perigo de derreter no meio das gravações! hehehe

13 – Má Oê! ?

Antes de iniciarmos a saga no Chroma Key para ensinar sobre Umbanda, tivemos uma experiência ambientada no cenário televisivo.

No site da Tv US  (2005), eram exibidos diversos programas sobre a religião, sendo um deles apresentado por Pai Rodrigo Queiroz.

O Correndo Gira era um programa externo, onde se apresentava entrevistas feitas nos terreiros com diversos sacerdotes e adeptos da Umbanda.

14 – “Oi, você tem o livro do grande escritor de Umbanda Mestre Rubens Saraceni? Não? Nossa encomenda um de cada título pra mim, por favor! Combinado, na próxima semana eu passo pegar!”

Nós falamos muito sobre a Umbanda Sagrada aqui na Umbanda EAD não é mesmo? Essa, é a vertente que dá a base para os estudos oferecidos pela plataforma.

Pai Rodrigo Queiroz conheceu Mestre Rubens Saraceni (pessoalmente) no ano de 2000, mas antes disso eles já haviam feito contato por telefone para falar sobre o JUS (jornaldeumbandasagrada.com.br) e ainda, sobre a possibilidade de venda de livros de Pai Rubens aqui em Bauru-SP.

Ele por sua vez,  já lia o jornal criado por Rodrigo Queiroz e passa a reconhecer nele um grande promotor do conhecimento sobre a religião e então resolve apoiar a ideia de venda de livros na cidade indicando as editoras que publicavam suas obras na época.

Entrei em contato com Pai Rubens Saraceni para saber como fazia para ter os livros dele para vender a preço de custo aqui em Bauru. Nessa época eu encomendava nas livrarias locais os livros dele, mas não ia buscar.

Rodrigo Queiroz – diretor fundador da Umbanda EAD

15 – Tipo Big Brother, ano 17 edição 17  hehe

Nossos estudos já foram regravados muitas vezes, alguns mudaram até de nome! A Teologia que hoje é intitulada Teologia de Umbanda – A JORNADA, já foi regravada 5 vezes e nesse momento está em sua 17º edição.

equipe-umb-ead
Essa é a equipe interna da Umbanda EAD. Comemoramos 11 anos já planejando os próximos que virão!
Deixamos aqui a nossa gratidão para cada aluno, tutor, leitor, espectador, crítico, influenciador.. Todos que nos acompanham e que contribuem para que esses 11 anos sejam reais.
Tenham a certeza que tudo o que realizamos aqui é para nós, Sagrado.
Axé – Equipe Umbanda EAD.
Estudos com inscrições abertas pelo
umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do estudo e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço.
Informação da fonte!

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade