Criado em 1728 EaD é mais antigo que Rádio e TV

Os primeiros Eads aconteciam por meio de cartas.
Origem

E a gente achando que o telecurso que começou tudo..

A primeira oferta de ensino a distância aconteceu há mais de 250 anos atrás em 1728 quando na cidade de Boston – EUA, um professor de taquigrafia (técnica para escrever à mão de forma rápida, usando códigos e abreviações) divulgou por meio do jornal local um curso que possibilitava o ingresso de alunos de qualquer lugar do país. A metodologia usada por Caleb Phillips nesse momento era o envio semanal de materiais didáticos pelo correio.

Isso mesmo, os primeiros Eads aconteciam por meio de cartas.

As escolas por correspondência como eram chamadas começam a se popularizar e cem anos depois em 1829 a modalidade chega à Suécia com o lançamento de um estudo sobre composições. Anos mais tarde a Inglaterra também inaugura seu primeiro Ead e oferece por meio do professor Isaac Pitman o curso de taquigrafia de passagens bíblicas.

Com o apogeu do rádio as tutorias acabam migrando para essa tecnologia e isso irá acontecer também com as próximas novidades tecnológicas como a TV, que 1956 marca o início das transmissões de estudo por meio da emissora Chicago TV College.

Após esses eventos o Ead ganha força e as instituições de ensino passam a usar esse recurso para disseminar conhecimento e capacitação profissional para pessoas que por diversos motivos não podem cursar as aulas presenciais.

 

Chegada no Brasil

No Brasil o EaD inicia sua história em 1904 quando observa-se o registro do primeiro ensino via correspondência do país. O curso tinha como objetivo formar datilógrafos (profissional que maneja máquinas de escrever) e era oferecido pelo noticiário Jornal do Brasil.

curso-de-radio-por-correspondencia-da-decada-de-1950-1334616917117_750x500
Em outubro de 1939, foi fundado no Brasil, mais precisamente em São Paulo, o Instituto Radiotécnico Monitor, pelo imigrante húngaro Nicolás Goldberger. O primeiro curso oferecido pelo Instituto foi composto por apostilas e um kit que permitia ao final da formação, a construção de um modelo simples de rádio caseiro. Este instituto foi considerado a escola pioneira na implantação da educação a distância no Brasil. Fonte: timetoast

 

Como aconteceu ao redor do mundo, no Brasil o ensino a distância também foi se moldando as novas tecnologias e alguns dos expoentes nessa modalidade foram o Senac e a Fundação Roberto Marinho com o Telecurso.

Atualmente já são 5.048.912 alunos, sendo 1.108.021 em cursos regulamentados totalmente a distância e semipresenciais e 3.940.891 em cursos livres corporativos ou não corporativos.

Esses são dados do último Censo EaD.br desenvolvido pela ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância, sociedade científica sem fins lucrativos que tem por objetivo o estímulo a prática e o desenvolvimento de projetos nas áreas da educação a distância.

Mostrando-se hoje como uma modalidade de ensino em formato híbrido, o Ead funde diversos gêneros de mídias a fim de proporcionar ao alunado uma rica experiência de aprendizagem que se não equipara-se, é capaz de superar as aulas ministradas no espaço físico.

Oferta de curso por correspondência em jornal da época.
Nas religiões

Atualmente inúmeras igrejas se utilizam do recurso Ead online para ministrar cursos de Teologia e formação de líderes religiosos e entre essas denominações podemos citar a igreja católica, batista, quadrangular, adventista, dentre outras.

No segmento umbandista a primeira instituição de ensino on-line cadastrada pela ABED é a plataforma Umbanda EAD. Segundo Maurício Aguiar, responsável pela imprensa da associação além de nós, apenas mais uma organização Ead sobre Umbanda foi vinculada à ABED.

Mauricio também nos enviou uma listagem com os associados mais antigos da ABED que são ligados a religiões.

 

 

Instituições religiosas associadas ABED em ordem cronológica de associação à ABED:

 

Universidade Presbiteriana Mackenzie – Associado desde Junho de 2002 até o momento

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Associado desde Julho de 2005 até o momento

Escola Superior de Teologia (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) – Associado de Outubro de 2005 a Outubro de 2006

Instituto Adventista de Ensino – Associado desde Março de 2006 até o momento

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – Associado de maio de 2006 a maio de 2012

Instituto Metodista de Ensino Superior – Associado de Agosto de 2006 a Agosto de 2017

PUC (São Paulo, Campinas e Paraná) – Associados de Agosto de 2007 a Agosto de 2014

Instituto Cultural Aruanda – Associado de setembro de 2010 a Setembro de 2011

Colégio Umbandista Luz Dourada – Associado de Abril de 2011 a Abril de 2014

 

 


QUEM SÃO AS ENTIDADES DE UMBANDA? ENTENDA

Texto e Entrevista:

Júlia Pereira

 

Imagem: 

Retirada da internet

 

Estudos com inscrições abertas pelo
umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do estudo e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço.
Informação da fonte!

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade