O AMOR QUE É O OURO DE OXUM

Tudo o que se combina, se afeniza e se encontra é orientado e estimulado pelas irradiações do amor de Deus que é Oxum.
Oxum nas 7 Linhas de Umbanda 

Oxum enquanto divindade corresponde à um dos Tronos de Deus que irradia o Amor Divino. Sendo assim, a orixá rege esse mistério que está inserido na concepção das 7 Linhas de Umbanda Sagrada e emana de si o fator agregador.

Em nossas vidas o magnetismo da Orixá vai se fazer sentir entre as relações de união. Tudo o que se combina, se afeniza e se encontra é orientado e estimulado pelas irradiações do amor de Deus que é Oxum.

Por esse motivo também é conhecida por reger as relações matrimoniais e o amor que se funde formando a vida. Deste modo, Oxum também tem ligação com a sexualidade dos seres, pois é por meio dela que se obtém a vida em carne.

E não só as relações sexuais, mas tudo o que se soma criando algo está sob a égide e magnetismo de Mamãe Oxum. Um novo empreendimento, uma nova busca, um novo saber, uma novo objetivo, novas expectativas, uma nova religião tudo que se agrega e faz nascer algo novo é mistério de Oxum, pois só com amor, que é um sentido de Olorum, que tudo se cria e se multiplica.

Quem faz par e atua com Oxum nesse sentido da vida é Oxumaré e à ela entende-se as agregações que propiciam a concepção do novo e à ele a renovação do que já não flui com o equilíbrio que deveria transcorrer. Leia mais sobre Pai Oxumaré em: Que Oxumaré nos dê novas formas de Viver e Amar! 

É do ouro de Oxum que é feita a armadura que cobre o meu corpo

Pra eu ficar rico preciso oferendar à Oxum?

Muita indagações como essa são feitas quando afirmamos que Oxum é dona do ouro e das riquezas. Pai Alexandre Cumino fala sobre esse aspecto no curso Orixás na Umbanda quando afirma que o ouro enquanto mineral é um elemento da natureza e que quando você fala em ouro no que desrespeito ao valor agregado, ao valor monetário ou ao dinheiro ele não se conceitua como um elemento da natureza e por isso se Oxum for trazer ouro ela está te trazendo uma pedra, uma coisa da natureza e desta forma não será só o ouro, o quartzo rosa também é de Oxum assim como muitas outras pedras. Então, ele explica que a relação de Oxum com riqueza se dá pela prosperidade que ela traz para tudo que figura nossa vida.

“Oxum traz prosperidade, não é ouro, nem o dinheiro. A riqueza é a prosperidade”

Pai Alexandre Cumino em Orixás na Umbanda

Que uma vida próspera e farta não necessariamente é uma vida rica financeiramente não é tão difícil assim de entender. Mas como a vida próspera também pode ser uma vida rica materialmente?

O primeiro ponto é entender a importância dela e qual lugar ela deve ocupar em nossas vidas. Tudo o que for feito em prol dessa riqueza não deve estar fincado em uma relação de escravismo por parte do requerente, e Mamãe Oxum nos ensina muito disso em sua forma de relacionar vida profissional com o crescimento financeiro dentro do seu mistério.

“Ela traz o amor para o seu âmbito profissional. Por que? Se você é um advogado e você não ama o direito, você é um advogado medíocre, se você é um médico que você não ama a medicina, você é um médico medíocre. Se você tem uma papelaria e você não ama aquela papelaria e chega no seu ambiente de trabalho e tem um funcionário que também não ama aquele lugar e todo mundo está sempre de mau humor e quando entra um cliente ele é maltratado, esse cliente não volta. Aonde não tem amor, não tem prosperidade”

Alexandre Cumino em Orixás na Umbanda

Tudo o que é bonito, é organizado, é bem cuidado só o é, porque tem alguém que nutre amor por aquilo e algo que tenha todas essas qualidades com certeza atraí outras pessoas, por sua vez, também é próspero. Isso irá valer para todos os âmbitos, no trabalho, nos relacionamentos, nos estudos, nas religiões, nas militâncias e etc. Tudo o que você se propõe a fazer precisa do outro, ninguém constrói sozinho e é esse amor no mistério de Oxum que agrega todos em torno de um propósito, cria e por sua vez prospera.

Amor é o que une as pessoas é o que une os ideais, amor é algo tão forte, mas tão forte, tão essencial na vida das pessoas que em muitas circunstâncias se afirma que Deus é amor.

Alexandre Cumino, em Orixás na Umbanda

Oxum a mais bela entre as Yabás..

“Oxum era conhecida como a amante ardorosa. Tinha um corpo belo, de formas finas. Sua cintura deixava-se abraçar por um único braço. Por muitas noites Oxum teve em seu leito amantes, aos quais propiciava momentos de raro prazer. Oxum teve muitos amores, de quem ganhou presentes preciosíssimos..”

O trecho acima é um itã que conta como Oxum obteve o amor de Xangô depois de ser constantemente ignorada por ele. O mito que descreve a orixá como uma bela, jovem, rica e linda moça traz também a origem cultural pelo qual se associou Oxum a cor amarela.

oxum_01
Link para acesso: https://br.pinterest.com/pin/370210031843151146/

Dentro da simbologia da orixá vamos encontrar constantemente a menção à essas atribuições que lhe foram concebidas por entre as tradições orais e que hoje é vista também dentro do sincretismo religioso em que associa-se Oxum à Virgem Maria e é comemorado o dia da orixá no 08 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição ou Imaculada Conceição.

Oxum é Maria a donzela, Maria a jovem, Oxum é a menina, a jovem e encantadora Orixá. Iemanjá é a grande mãe orixá, assim como, Nanã é a velha senhora, então são três aspectos do juvenil, da maturidade e do ancião e Oxum marca bem a sua presença nessa tríade de mães ou de Iabás.

Alexandre Cumino, em Orixás na Umbanda

 

Portanto o sincretismo de Nossa Senhora da Conceição com Mamãe Oxum acontece em razão do aspecto de Maria Virgem, que segundo o dogma católico é a responsável pela concepção de Jesus sem – segundo essa leitura – o pecado original.

Leia também: Qual a relação de Exu do Ouro com Oxum?

Saudemos Mamãe Oxum, a doce e bela jovem yabá! Ora iê iê ? ?

[polldaddy poll=9845522]

 

[polldaddy poll=9845520]

 

Texto: Júlia Pereira

Imagem: divulgação Instagram Marcelo Moreno (clique aqui e veja mais)

 

Cursos com inscrições abertas pelo
www.umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade