De qual Orixá é o meu Exu?

Entenda a interpretação dos nomes dos Exus para entender por quais Orixás eles são regidos.
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Existe uma “Ciência Divina” que permeia a religião de Umbanda, por meio da qual é possível fazer uma correta interpretação dos nomes de nossos Exus.

Esta ciência foi sendo revelada por meio da obra de Rubens Saraceni. Existe uma grande curiosidade sobre a força e regência na qual nossos Exus trabalham, pois todos estão atuando no campo de um ou mais Orixás.

É importante dizer que não importa qual é o Orixá do médium, seu Caboclo ou sua hora de nascimento; estas informações podem ajudar, mas não são determinantes para identificar com qual Exu este médium trabalha.

Para preparar este material abaixo, foram consultados os livros: “Livro de Exu“, “Orixá Exu“, “Sete Linhas de Umbanda“, “Umbanda Sagrada“, “Rituais Umbandistas”, “Lendas da Criação“, “Tratado geral de Umbanda“, “Código de Umbanda”, “Doutrina e Teologia de Umbanda“, “Gênese de Umbanda”, “Fundamentos Doutrinários de Umbanda” e “Guardião da Meia Noite“. Todos estes livros são de Rubens Saraceni, Editora Madras.

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Para interpretar os nomes, precisamos da chave interpretativa, que é a correta relação entre os elementos dos nomes e seus Orixás correspondentes.

Por exemplo, se montanhas são de Xangô, Exu Montanha é de Xangô e Exu Sete Montanhas é de Xangô trabalhando nas Sete Vibrações/Linhas de Umbanda.

Também é preciso conhecer os fatores, verbos e ações relacionados aos Orixás, como por exemplo: cortar, arrancar, romper, abrir, trancar, girar, virar.

Desta forma, identificamos, por exemplo, a quem pertence o fator “Abrir”, que é de Ogum e que dá origem às linhagens de Abre Caminho (Ogum/Ogum), Abre Rio (Ogum/Oxum), Abre Matas (Ogum/Oxóssi), Abre Tudo (Ogum/Oxalá), Abre Cemitério (Ogum/Obaluayê).

Com a identificação do elemento principal, como “pedra” (Oxum) ou “Pedreira” (Iansã), vamos localizando o campo de atuação: Pedra Preta (Oxum/Omulu), Pedra de Fogo (Oxum/Xangô), ou Pedreira das Almas (Iansã e Obaluayê), Pedreira de Ferro (Iansã e Ogum), Pedreira de Ouro (Iansã e Oxum).

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Por mais que se conheça a chave de um nome, é muito comum a entidade não revelar seu nome por inteiro. Posso saber que trabalho com Exu Tranca Ruas, um Exu de Ogum, no entanto, ele pode ser um Tranca Ruas das Matas, logo vai voltar-se a Oxóssi, e eu fico sem entender, pois, afinal, ele é um Exu de Ogum atuando nos campos de Oxóssi.

Todos temos um Exu de Trabalho na força de nosso Orixá de Juntó, um Exu Guardião na força de nosso Orixá Ancestral e um Exu Natural na Força de nosso Orixá de Frente. Ainda assim, não é suficiente para identificar o nome de nosso Exu. Sua correta revelação deve ser feita de forma mediúnica, para depois, então, ser interpretado.

O texto acima é do Sacerdote e tutor do estudo Teologia de Umbanda, Pai Alexandre Cumino, junto dele acompanha-se uma lista de todas as palavras e como elas podem ser interpretadas veja abaixo um trecho:

A

Abre (Caminho, Rio, Mar, Mata, Tudo…) – Ogum

Águia Negra – Oxalá e Omulú

Almas, das. – Obaluayê

B

Bará – Oxalá

Brasa – Xangô e Ogum

Buraco, do. – Omulu

C

Cachoeira, da. – Oxum

Cabaça – Nanã

Capa (Preta, das almas, encruzilhada, …) – Oxalá, Logunan

Capela – Logunan

Carranca – Ogum e Oxalá

Casco – Ogum

Catacumba – Omulu

Cemitério – Obaluayê

Chave – Oxalá

Chicote – Iansã

Chifre – Iansã

Cipó – Oxóssi

Cobra – Oxóssi

Corisco – Iansã

Coroa – Oxalá

Corrente – Ogum e Oxum

Corta (fogo, vento, rua) – Ogum

Cova – Omulu

Cravo (preto, vermelho…) – Oxóssi

Cruz – Obaluayê

Cruzeiro – Obaluayê

Curador – Obaluayê

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E

Encruzilhada – Oxalá, Ogum, Obaluayê

Escudo – Ogum

Espada – Ogum

Estrada – Ogum

Estrela – Oxalá

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F

Faísca – Iansã

Fagulha – Egunitá, Iansã e Xangô

Fechadura – Nanã

Ferro, do. – Ogum

Ferrolho – Ogum e Oxum

Ferrabrás – Xangô

Ferradura – Ogum

Figueira – Oxóssi

Fogueira – Egunitá

Fogo – Xangô

Folha – Oxóssi

G

Galhada – Oxóssi

Ganga – Oxalá

Garra – Oxóssi

Gargalhada – Oxumaré

Gato (Preto – Omulu) – Oxóssi

Gira (Mundo, Fogo, Tudo…) – Logunan, Iansã

Gruta – Oxum

Guiné – Oxóssi

H

Hora Grande – Oxalá e Logunan

L

Labareda – Egunitá

Laço – Logunan

Lama – Nanã

Lança – Ogum

Lonan – Ogum

Lucifer – Oxalá

Lodo – Nanã

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M

Maioral – Oxalá

Mangueira – Oxóssi e Iansã

Marabô – Oxóssi

Matas – Oxóssi

Meia-Noite – Omulu

Montanha – Xangô

Morcego – Omulu

Morte – Omulu

Mulambo – Omulu

Mar – Iemanjá

O

Ondas – Iemanjá, Iansã e Oxumaré

Ouro – Oxum

P

Pantanal – Oxóssi

Pantera Negra – Oxóssi e Omulu

Pedra (preta, de fogo…) – Oxum

Pemba – Oxalá

Pena Preta – Oxóssi e Omulu

Pimenta – Oxóssi e Xangô

Pinga Fogo – Iemanjá e Xangô

Pirata – Iemanjá

Pó, do. – Omulu

Poeira – Omulu e Iansã

Porta – Obaluayê

Porteira – Obaluayê

Prego – Ogum

Punhais – Iansã e Ogum

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Q

Quebra (Galho, tudo, porta…) – Ogum

Quedas – Oxum

R

Raios – Iansã

Raiz – Oxóssi e Obá

Rei – Oxalá

Relâmpagos – Iansã e Xangô

Rompe (Rua, Matas, Almas, Ferro…) – Ogum

Ruas – Ogum

S

Serra Negra – Logunan, Xangô

Sombras – Oxalá

T

Tatá – Obaluayê

Tata Caveira – Omulu e Obaluayê

Terra (Preta, Vermelha, Seca…) – Omulu e Obá

Tira Gira, Teima, Toco – Iemanjá

Toco (Preto) – Oxóssi e Omulu

Tranca (Ruas, Cruzes, Matas, Gira, Tudo, Cruzeiro… ) – Ogum

Treme Terra – Obá e Omulu

Trinca (Ferro) – Omulu

Tronco – Oxóssi

Tronqueira – Oxóssi e Omulu

Trovão – Xangô

Tumba – Omulu

V

Veludo – Oxum

Vento – Iansã

Ventania – Iansã

Vira (Mundo, Tudo, Vento, Folha, Mata, Mar…) – Logunan

Z

Zé Pelintra é um Mestre do Catimbó que se manifesta na Umbanda na força de Logunan, Oxalá e Ogum. Ainda assim há Zé Pelintra das Matas, da Cachoeira, do Mar e etc.

Nota do autor: esta lista não deve ser veiculada sem a introdução, ou fontes de origem e citação.
Esse material faz parte do conteúdo do Estudo Online Teologia de Umbanda.

A lista é bem extensa e segue compreendendo os simbolismos e interpretações que podem ser feitos de acordo com o nome do seu Exu a fim de se entender qual é o seu possível, campo de atuação.

Observe abaixo uma análise interpretativa retirada do livro “Livro de Exu – O mistério Revelado” de Rubens Saraceni.

Exu Sete Catacumbas

Exu = fator vitalizador

Sete = sete irradiações

Catacumba = túmulo

Túmulo = cemitério

Cemitério = Omolu = terra

Omolu = fator paralisador

Fator paralisador = Mistério da Geração

Geração = fator aquático

Fator aquático = Iemanjá

Exu Sete Catacumbas = terra e água

Terra e Água = Obaluaiê

Obaluaiê = evolução e transmutação

Organização de texto e imagem: 

Júlia Pereira

Conteúdo:

Estudo Teologia de Umbanda de Alexandre Cumino e Bibliografia de Rubens Saraceni

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Júlia Pereira

Acredito no poder da sabedoria ancestral da contação de histórias, como forma de cura, acolhimento e força. • Jornalista • Estrategista e Copywriter • Pós-graduada em Marketing, Branding e Growth • Estudante da EAD Ubuntu.

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