Como surgiu o primeiro estudo on-line sobre Exu da história da Umbanda?

Foi assim que nasceu o primeiro estudo on-line de Exu da história da religião.

Leitores, hoje vamos contar à vocês como o estudo Exu – O Guardião da Luz foi inspirado e criado pelo Sacerdote e escritor umbandista Alexandre Cumino.

Eu achava que era uma viagem, eu não aceitava o curso virtual e eu por várias vezes tentei convencer ele (Rodrigo) a parar de dar curso virtual porque eu dizia que era uma banalização, uma falta de respeito, que a Umbanda tinha que ser ministrada presencialmente olhando o aluno no olho e etc.

Em conversa com o Blog Umbanda EAD Pai Alexandre Cumino conta como recebeu a inspiração para ministrar o estudo  Exu – O Guardião da Luz  e essa história está diretamente relacionada a sua estreia no ensino a distância da religião. Vamos saber como isso aconteceu?

Origem

O primeiro estudo ministrado em formato EAD pelo tutor (Exu – O Guardião da Luz) traz em seu fundamento muito da experiência no que diz respeito a vivência de terreiro de Alexandre Cumino. O conteúdo é uma adaptação do curso presencial oferecido pelo sacerdote desde 2002.

Na entrevista Cumino fala das razões de criar um estudo sobre os mistérios de Exu “surgiu então a necessidade de criar um curso exclusivo sobre Exu, porque a carência de estudar sobre essa entidade era muito grande e havia a necessidade de um curso focado nesse fundamento” recorda.

 

CLIQUE AQUI E SAIBA O QUE É O PACOTE ENCRUZA

 

A incerteza

Hoje Pai Alexandre Cumino compartilha conosco seu conhecimento sobre a linha e a divindade Exu, mas como todo mundo ele também teve o momento da primeira experiência com esse mistério que na época ainda era muito deturpado dentro do ambiente umbandista.

“A leitura do O Guardião da Meia Noite mudou minha visão de Exu na Umbanda. Eu vinha do espiritismo e tinha muito receio de trabalhar com Exu, tudo o que nós líamos e as pessoas que nós conversávamos sempre diziam que era muito perigoso, era delicado e você devia sempre desconfiar e ter medo de Exu”.

O Sacerdote que trabalha na Umbanda há mais de 20 anos conta que mesmo com toda propaganda negativa sobre a linha da esquerda “algo dizia que não podia ser assim”. Ele também diz que após a leitura do livro de Rubens e mais precisamente depois do contato com as entidades de esquerda de Pai Rubens Saraceni toda essa leitura pejorativa sobre os guardiões foi sendo desconstruída e o medo passou a dar lugar ao amparo, a afinidade e a proteção.

O ensino a distância e Exu – O Guardião da Luz

De início Alexandre foi convidado por Pai Rodrigo Queiroz para fazer parte do Umbanda EAD ministrando o estudo em Teologia de Umbanda, mas como dito no início o tutor ainda resistia sobre a ideia de ensinar Umbanda pela internet e continuou assim por um bom tempo até que: Exu entrou na história.

Em 2009 a entidade que trabalha comigo à esquerda, veio pra mim e me disse com todas as letras que estava na hora de eu aceitar o convite do Rodrigo para ministrar o curso naquele outro ambiente.

O Sacerdote conta também que de início ficou muito espantado com esse posicionamento, pois a modalidade de ensino a distância nunca esteve em seus planos, mas respondeu dizendo “se o senhor é que esta me falando que eu devo fazer isso, então eu peço seu amparo pra gente trazer o fundamento de Exu para o ambiente virtual e se a experiência for boa então eu aceito a proposta de levar Teologia também.”

Foi assim que nasceu o primeiro estudo on-line de Exu da história da religião. O que de início parecia uma ideia (para dizer o mínimo) ousada, hoje chega a pessoas de diversos cantos do mundo das mais variadas culturas e tradições levando entendimento sobre aspectos da religião a quem nunca teve sequer contato com a literatura umbandista.

CLIQUE AQUI E SAIBA O QUE É O PACOTE ENCRUZA

A Umbanda que sempre se manteve plural e aberta com o seu leque de expressões e maneiras de senti-la, ainda continua assim, mas agora mais do que nunca, temos a oportunidade de unir todas essas expressões em um ambiente que pode não existir fisicamente, mas existe em potência, como uma semente que ainda não cresceu como árvore, mas que se cuidada tem capacidade para se tornar uma.

Hoje a plataforma existe em potência e só quem pode garantir que ela continue existindo é a sede pela busca do conhecimento da nossa religião e desde então é nisso que Umbanda EAD vem trabalhando, ser fonte para quem procura o saber umbandista.

Feedback

A resposta para o curso foi imediata.. “tinha muita gente dizendo ‘Cara, eu estou em um lugar aqui que não tem nenhum umbandista, não tem livro, não tem nada. Muita, muita gratidão por essa experiência incrível.’ Eu me emocionei demais com a reação das pessoas, me emocionei muito com a oportunidade de alcançar as pessoas e eu pude observar que mesmo no ambiente virtual eu consigo alcança-las, Exu alcança as pessoas, a Umbanda alcança as pessoas. Elas são tocadas da mesma maneira em formas diferentes, em formatos diferentes, mas elas são tocadas por mim, pela Umbanda e pela espiritualidade, por isso eu ministro os estudos on-line na plataforma Umbanda EAD” encerra Alexandre exprimindo o que não pôde ser colocado em palavras aqui no texto e que não caberia nem em horas de entrevista, mas que é sentido por cada um que reserva um tempo para viver Exu e a Umbanda em suas diversas formas de existir.


CLIQUE AQUI E SAIBA O QUE É O PACOTE ENCRUZA 
Laroiê Exu!  Exu é Mojubá!
Salve a Linha dos Nossos Guardiões, Salve sua Banda!

 

 

Texto:

Júlia Pereira

 

Imagem:

Natalya Osowiec

 

Cursos com inscrições abertas pelo
umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço.
Informação da fonte!

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade