Com duração de um mês e periodicidade semanal a série intitulada ABUSO DE PODER é o novo projeto da Umbanda EAD que busca por meio dos relatos dos internautas levantar informações e dados sobre as formas mais comuns de coação e opressão ocorridas nos ambientes de terreiro.
Nós recebemos aqui no Blog diariamente pesquisas com as seguintes perguntas:
Se eu não desenvolver minha mediunidade minha vida vai desandar?
Quem é da Umbanda pode sair?
Se eu sair do terreiro meus guias ficam lá?
Só posso aprender com o sacerdote da minha casa?
Posso conhecer outras casas?
Sai do terreiro e não me deixaram levar minha quartinha, o que faço?
Meu sacerdote disse que eu como mulher não posso usar um tipo de roupa, tá certo?
Todos esses apontamentos refletem uma tendência de comportamento abusivo nas relações hierárquicas do terreiro, onde um determinado sujeito se utiliza de recursos como a confiança e a fé do adepto para coagir e aprisionar a pessoa em um círculo vicioso de dependência e subordinação.
Nesse cenário, ao invés de se conquistar por meio da religião sua autonomia espiritual, acaba-se inserido em um meio que encarcera e cerceia as expressões genuínas de fé de cada um.
Se você já passou por uma situação em que se sentiu chantageado, manipulado ou coagido use o e-mail [email protected] para se manifestar.
Os relatos serão acolhidos e selecionados por nossa redação e a série ABUSO DE PODER será a junção dos estudos, pesquisas e vivência de Pai Rodrigo Queiroz com essa temática, acrescidos da apreciação de todos os casos que vocês nos contarem sobre essas situações!
Será mantida total privacidade quanto a identificação dos agentes dos relatos e dos personagens das histórias, entretanto, trechos desses relatos poderão ser usados para ilustrar as situações comentadas por Pai Rodrigo Queiroz durante o programa. Participe!
O QUE?
Nova série ABUSO DE PODER com Pai Rodrigo Queiroz
QUANDO?
07 de Novembro
ONDE?
QUE HORAS?
20:30hs
ENVIE SEU RELATO PARA
[email protected]
Texto:
Júlia Pereira
Imagem:
Pedro Belluomini