Palestra sobre Caridade na Umbanda reúne mais de 200 na Bienal

Após os autógrafos, o público também assistiu a palestra cujo tema trazia reflexões sobre ideal de caridade que se dissemina na Umbanda, reunindo nesse momento mais de 200 pessoas no Auditório Madureira.

Convidados pela Madras Editora, os sacerdotes de Umbanda Alexandre Cumino e Rodrigo Queiroz ocuparam, no dia 07 de Setembro, um dos estantes da 18º Bienal Internacional do Livro, para o lançamento da obra Caridade: Amor e Perversão, escrita em conjunto pelos autores. 

Após os autógrafos, o público também assistiu a palestra cujo tema trazia reflexões sobre ideal de caridade que se dissemina na Umbanda, reunindo nesse momento mais de 200 pessoas no Auditório Madureira.

A palestra com duração de 2 horas também contou com a presença do escritor umbandista José Usher, que na ocasião lançou o Memórias de um Kiumba, romance psicografado pelo médium, onde livre-arbítrio, destino e acaso são  alguns dos assuntos que fazem parte da trama.

O público da Bienal neste ano bateu seu recorde, reunindo mais de 680 mil pessoas no evento.

 

Fotos do evento

por Thaís Helena Queiroz 

 

 

 

 

Sinopse

Caridade: Amor e Perversão

O obra a seguir é o resultado da inquietação de dois sacerdotes de Umbanda ao perceber que o conceito de caridade trazido de outras vertentes religiosas para o ambiente de terreiro é, senão, uma venda de indulgência moderna.

Fora de seu sentido apurado a caridade se torna moeda de troca, onde o ser mais caridoso é também o mais evoluído espiritualmente.

Na Umbanda, o papel de executor da caridade ficará a encargo do médium que acredita ser esse agente “permitindo” a evolução dos guias por meio do trabalho mediúnico.

Ao tocar nessa ferida, a obra passa a questionar a distorção de sentido da ação caritativa, mostrando que isso se faz de forma perversa, onde nesse contexto sistematizado a caridade sempre acontece para que alguém, alcance algo.

Num diálogo rico em historicidade e costurado em reflexões éticas Pai Alexandre Cumino e Pai Rodrigo Queiroz presenteiam o debate consciencial da religião em sociedade, discutindo sobre amor, ágape e valores cristãos. Que devem nortear o que eles acreditam ser a manifestação do espírito para a prática do amor divino.”

 

 

Texto

Júlia Pereira

 

Imagem

Thaís Helena Queiroz

BLOG_LOGO_00000

Estudos com inscrições abertas pelo
www.umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço

 

 

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade