Umbanda EAD promove auxílio a Médico Sem Fronteiras
2 de agosto de 2017
Espetáculo de dança homenageia Exu em "Gira"
5 de agosto de 2017
Exibir tudo

5 fatos sobre Tranca Ruas que você ainda não sabia

Tranca Ruas

1 – Tranca Ruas é pop

Tranca Ruas é a linhagem de Exu mais conhecida na cultura e manifestações religiosas brasileiras. Junto dessa denominação, cada um desses guardiões também apresenta um “sobrenome”. Por exemplo sob a regência da falange Tranca Ruas, encontraremos Tranca Ruas das Almas, Tranca Ruas de Embaré, Tranca Ruas das Sete Encruzilhadas, Tranca Ruas das Porteiras dentre outras inúmeras nomenclaturas.

Todos esses nomes designam o campo de atuação e Orixás pelo qual aquele espírito é regido. Pai Rodrigo Queiroz explica durante o estudo Tranca Ruas – O Senhor dos Caminhos, que só Tranca Ruas não existe e esse termo portanto, se refere ao trono maior que irá sustentar os trabalhadores que permeiam esse tipo de atuação.

A popularidade de Tranca Ruas, acontece em razão da abrangência que essa falange alcança. Na maioria das vezes, os sobrenomes são pouco revelados aos médiuns.

Os nomes são simbólicos e definem origem ou essência e campo de atuação. Todos os Tranca Ruas são essência em Ogum, então seu sobrenome definirá seu campo de atuação.

Pai Rodrigo Queiroz em Tranca Ruas – O Senhor dos Caminhos

Veja também: Saudações a Exu e seus significados

2 – Exu à brasileira

Nos cultos afro-brasileiros mais antigos era comum encontrar termos que se referiam as qualidades dos Orixás associados aos sobrenomes dos Exus. Por exemplo, Exu Bará, Exu L’Ônan, dentre outros.

A partir do século XIX surge dentro da macumba carioca e mais tarde nos terreiros de Umbanda os ‘Tranca Ruas‘. Pai Rodrigo Queiroz explica no estudo citado que esse Exu que veio no meio do caminho, entre o velho e o novo, é o “filho do meio” está em processo de transição. Vêm portanto em um contexto urbano e brasileiro.

Ele é legitimamente brasileiro. Não se aceita essa história de que Tranca Ruas é um senhor, foi um rei, foi um cavalheiro. Ele é um cara comum, que vem da rua mesmo e tem essa particularidade dentro de alguns terreiros.

Pai Rodrigo Queiroz em Tranca Ruas – O Senhor dos Caminhos

Tranca Ruas além de brasileiro, também é por excelência um Exu de Umbanda. Embora ele já se fizesse presente em outras denominações anteriores à Umbanda e até mesmo manifestado muito forte na Quimbanda fechada. Se consolida, populariza e desenvolve seu trabalho com mais afinidade dentro do rito umbandista.

ASSINE E INGRESSE AGORA NO ESTUDO SOBRE TRANCA-RUAS

3 – Exu de Lei

A afirmativa de que esta é uma linhagem de Exu regida por Ogum, se deu por meio dos estudos da interpretação de nomes dos guias. Destacando-se nesse empenho, Mestre Rubens Saraceni que traz o entendimento dos verbos atuantes de cada nome e como eles definem os tronos, linhagens, falanges, agrupamentos, fatores, qualidades, campos de atuação dentre outras caraterísticas de Orixás e entidades presentes na Umbanda.

Tem o Senhor Tranca Ruas. O primeiro, a mente por trás da linhagem, ao qual chamamos na Umbanda Sagrada de trono. A força mental que sustenta todos os Tranca Ruas e que está ligado a Ogum na Criação Divina. Sua ancestralidade está em Ogum.

Pai Rodrigo Queiroz em Tranca Ruas – O Senhor dos Caminhos

O mistério Tranca Ruas é a fonte e origem da linhagem e falanges dos trabalhadores dessa força, sustentados por Ogum. Os verbos presentes e frequentemente citados nos trabalhos desses guias são os de trancar, abrir, encaminhar, cortar e etc. Todos termos que quando pronunciados e intencionados, acionam ações referentes ao a vibração de Pai Ogum.

O fator pelo qual se dá a atuação do Orixá Ogum – quinta linha de Umbanda, é o da ordenação e Lei divina. Todos os Exus que respondem ao mistério Tranca Ruas, são por excelência Guardiões da Lei.

Em uma interpretação do nome Tranca Ruas das Almas. Entendemos: Tranca Ruas = sua essência é a da ordem e direcionamento (Ogum) / das Almas = seu campo de atuação está no mistério da evolução (Obaluayê). Portanto, é um Exu da Lei que atua direcionando e organizando o aspecto da evolução daquele ser.

Tranca Ruas é a força de Ogum na esquerda da Lei da Criação Divina. Se manifesta nos desequilíbrios da criação, naquilo que desordenou-se, no caos. Tranca Ruas é isso em essência, enquanto força energética, princípio espiritual e fundamento original no plano da Criação.

Pai Rodrigo Queiroz em Tranca Ruas – O Senhor dos Caminhos

 ASSINE E INGRESSE AGORA NO ESTUDO SOBRE TRANCA-RUAS

4 – Amplitude do mistério

Sendo a mais popular linhagem disseminada na religião, ou seja, o mistério mais aberto dentro desse segmento. Também é a que mais agrega falanges conhecidas do Ritual de Umbanda. Encontramos entre elas Tranca Ruas das Almas, de Embaré, das Porteiras, dos Caminhos, das 7 Encruzilhadas, do Cruzeiro, das Estradas, das Matas, das Luas.. dentre outros.

5 –  Tranca Ruas de branco

Por ser um mistério tão abrangente, a manifestação dos espíritos que trabalham sob essa égide também é muito diversa. Dentro disso, essas entidades podem vir ao trabalho até mesmo vestidas de branco – o que não é usual da esquerda. Também podem utilizar elementos como cartola branca, vela preta e branca ou só branca, enfim tudo isso também é legítimo e se relaciona com a regência que cada Tranca Ruas pertence.

Texto:
Júlia Pereira
Imagem:
Pedro Belluomini
Estudos com inscrições abertas pelo
umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do estudo e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço.
Informação da fonte!

25 Comentários

  1. Alexis sandra disse:

    Gostei muito.. Sempre esclarecendo nossas duvidas.. Mojubá!!

      • Axé ao povo umbandista,Laroye Sr tranca Ruas, sempre aprendo com vcs.
        Voces me ensinam a amar ainda mais a Umbanda através da Umbanda EAD. Tive um diálogo com
        sr tranca Ruas das Almas em um momento muito difícil de minha vida. Não conhecia a Umbanda e mesmo assim
        tinha preconceito com a esquerda, mas meu caminho ja estava traçado e nele esta sr tranca Ruas, com ELE me senti acolhida, protegida, tenho forças pra superar os desafios que surgem e garanto não são poucos. Tenho muito a aprende, mas com fé sigo em frente.
        Laroye, Mojuba.

    • Celso disse:

      Mójuba Ekaaro , em minha longa caminhada o senhor Tranca Rua é nada mais nada menos que um grande Exu eu posso afirmar que prá mim já tive muitas resposta , laroye Exu é mójuba .

  2. winckler disse:

    é um dos meus mentores…. kkkk trabalho com o Sr. Doutor Tranca Ruas das Almas….kkkkkkkkk

  3. Maicson Cavalcante disse:

    muito bom texto obrigado por disponibilizar esse conhecimento

  4. Wando disse:

    Seriedade em seus estudos sobre esse guardião eo que mais fortalece a fé, de todo povo umbandista vejo esse estudo, com grande valor literário e com objetividade , no fator senhor tranca rua gostei muito da explicação sobre o assunto espero poder continuar a ler , e estudar através de vcs , sem mais no momento desde ja agradeço
    Wando Wilson, de senhor Oxóssi ase.

  5. Tiago disse:

    Tenho maior respeito por essa entidade.E gostei muito do texto que é bem esclarecedor laroye exu

  6. Francisco Arlan disse:

    Muito bom textos esclarecedores e de bons ensinamentos . laroye exu

  7. IVANILDA DA CONCEICAO disse:

    Não tenho por seu Tranca Ruas das Almas só respeito a ele tenho grande devoção… Ele é meu Mestre dono da minha coroa e do meu coração ❤
    Salve o Mestre Tranca Ruas das Almas
    Laroye Tranca Ruas é mojumba 🎩

  8. juvenal disse:

    parabéns pela matéria bem colocada os assuntos muito bom!!!!

  9. Eliana Leite disse:

    Conhecimento precioso. Qualificando positivamente esses companheiros de jornada que tanto batalham a nosso favor.

  10. silvia solange rodrigues de carvalho disse:

    Saravá! Mojuba!
    Adorei o texto, como todos que tenho recebido. Trabalho com o Exu Senhor das 7 Encruzilhada, e tenho aprendido muito com ele. Seu 7 Encruzilhada tem se mostrado muito mais que um guardião. Um Mestre. Seus conselhos não só a mim como aos consulentes dentro do Terreiro, tem mostrado o quanto ele respeita as pessoas que o procuram. Seus trabalhos tem uma intensidade que demonstra o quanto ele se preocupa conosco, orientando.

  11. Silvana Maria de Lara disse:

    boa noite, gostei muito do texto, realmente Exu é uma das entidades que provoca maior curiosidade dentro e fora do terreiro e merece um estudo detalhado. abraços

  12. Elisabeth disse:

    Obgdo por me ajudar a compreender os mistérios desse guardião especial que carrego comigo ao longo da existência eu o amo muito e sei o qto ele também me ama eo qto é sério nos seus trabalhos.

  13. Isabel Vicente disse:

    Achei os comentários interessantes fiquei com a ideia que ajuda as pessoas a resolver os problemas com uma visão menos dramática,
    Mas sinceramente não consegui perceber como……

  14. ADRIANO GUEDES disse:

    É sempre muito bom aprender um pouco mais deste ser de luz que tanto amo.
    Meu respeito, minha gratidão e todo meu amor ao Senhor Tranca Ruas das Sete Encruzilhadas!
    Laroyé Seu Tranca Ruas!!!!

  15. Cicero Ferreira disse:

    Ótimo trabalho, parabéns, me ajudou bastante, pois carrego essa entidade, e conheço pouco sobre ele, muitas historias contam que ele era medico, curandeiro, e tal, mas meus irmãos de fé e minha família relata que ele nunca disse algo do tipo, apenas comentou algo no qual fiquei curioso, minha irmã me alegou que ele avia comentado algo sobre, igrejas, algo sobre igrejas católicas, algo assim, então comecei minha procura sobre ele, minha curiosidade também aumentou em perceber que ele é até bem calmo comigo e com os irmãos do terreiro, me informaram, que ele tem um jeito bem serio, de poucas danças, poucas gargalhadas, porem notei um amor de alguns vistantes desconhecidos, que me falavam após giras sobre ele, e sobre o que ele tinha falados, muitos ganham um carinho por ele que eu não conseguia entender o porque, pois infelizmente por próprios erros meus, tenho dificuldades para me comunicar sozinho com minhas entidades, amo todas as entidades.

    E novamente. Obrigado pela ajuda, Ótimo trabalho, meus parabéns.

  16. Índio machado disse:

    Em nome de Deus pai Jesus amigo, peso muita luz elevação para esse grande amigo irmão sincero e verdadeiro tranca rua das Alma , tranca rua muito obrigada por tudo que faz por resta sempre junto Amim nas horas preciso, muito obrigado irmão estamos juntos, Deus te ilumine sempre tranca rua das Alma meu irmão!

  17. Lucia disse:

    Bom dia.
    Super interessante a história de senhor Tranca Ruas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ei!🖐🏽
Continue em contato  
Receba com exclusividade infos sobre Umbanda
close-link