Por que Exu do Ouro é de Oxum?

Contexto histórico

Na primeira turma do curso de sacerdócio do Colégio de Umbanda Sagrada Pai Benedito de Aruanda, ministrado por Pai Rubens Saraceni em São Paulo encontramos a origem da expansão da disseminação desses trabalhadores do astral.

Na ocasião em que celebrava-se a iniciação e apresentação da Orixá Oxum àquela turma, foi dado passagem à esquerda desse mistério e então a linhagem de Exu do Ouro se apresenta.

Essa informação não diz que antes disso nunca tenha existido a manifestação de Exus do Ouro por entre os terreiros e Pai Rodrigo fala sobre isso no curso Exu do Ouro – Au citando a falange de Exu Chama Dinheiro que era muito conhecida durante um período dentro da religião, mas que com o passar do tempo se recolheu em consequência da deficiência no desenvolvimento de um culto apropriado a esses espíritos.

O que acontece no dia da iniciação da orixá Oxum do curso de sacerdócio citado acima é portanto, um marco na vinda dessa linha de trabalho para dentro da Umbanda e é também nesse momento que um maior número de pessoas começam a tomar conhecimento da existência dessas entidades e a proporção de espíritos que essa falange integra.

Por que trabalham na força de Oxum?

O elemento ouro é simbolicamente ligado a mamãe Oxum que por usa vez é a orixá manifestadora do amor divino de Deus. Isso reflete muito da importância que esse fator (amor) tem para os seres e coloca esse mistério responsável por agregar e viabilizar a concepção e a realização de tudo o que existe no planeta, como algo precioso à todos nós.

Entretanto, no mistério1 de Oxum também temos a sua essência que corresponde à um elemento da natureza e que damos o nome de Trono Mineral assim como acontece com os demais orixás, tendo Oxalá no Trono Cristalino, Oxóssi no Vegetal, Xangô no Ígneo, Ogum no Aéreo, Obaluayê no Telúrico e Iemanjá no Aquático.

No conteúdo de estudos orientados pela espiritualidade à Pai Rubens Saraceni vamos ter a percepção que os orixás possuem falanges de espíritos que trabalham à esquerda do seu mistério e à direita deles, já que na Umbanda orixá não incorpora para trabalhar. Sendo assim, a linha de Exu do Ouro vai se encaixar nessa concepção conferindo à ela o trabalho à esquerda de mamãe Oxum em nosso plano físico.

Como o entendimento dessa linhagem ainda é nova para a maioria das pessoas e pouco se sabe sobre seus mistérios, a forma com que nos relacionamos com essa força se dá na maioria das vezes por meio do culto que é estabelecido uma ou duas vezes por ano – mas isso, claro, pode variar de acordo com os fundamentos da casa de fé.

Como dito a linha de Exu do Ouro está sob a imantação de Oxum e por isso evoluem sob a frequência, iluminação e axé dessa Orixá e entendendo essa regência já temos diversos assuntos à se explorar sobre o trabalho desenvolvido por Exu do Ouro, bem como, que nesta irradiação encontramos um dos fragmentos das diversas formas de amor propagadas por Oxum.

Pai Rodrigo exemplifica essa questão no Treinamento EXU DO OURO dizendo que podemos entender a manifestação de Exu do Ouro como um trabalho regido por uma das particularidades do mistério do amor, que para nós se dá por meio da prosperidade.

No conteúdo ele também cita que no culto africano é comum que essas particularidades sejam entendidas por nomes diferentes, como Oxum Opará, Oxum do Ouro, Oxum de Iemanjá e etc.

No texto >> Prosperidade é sinônimo de dinheiro na sua vida? Então você precisa ler esse texto << entenda sobre o aspecto da prosperidade que é o foco do trabalho na vibração de Exu do Ouro.

Saravá leitores!

 


mistério1 de maneira simplificada podemos entender como a energia que os Orixás carregam e irradiam sobre nós e o planeta.

Texto: Júlia Pereira

Imagem: Pedro Belluomini 

Estudos com inscrições abertas pelo
www.umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do estudo e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade