5 práticas Xamânicas no terreiro de Umbanda

Os 5 tópicos descritos destacam que muito do que consideramos a prática de Xamanismo Tradicional influencia o ritual Umbandista, não sendo a Umbanda um Xamanismo, mas uma religião que reconhece a importância de diversos aspectos dessas culturas, agregando-os para os sacramentos de seus adeptos.

1 – Chás – a etnobotância é o estudo que evidencia as interações entre as sociedades humanas e plantas. Também consiste no estudo das aplicações e dos usos tradicionais dos vegetais pelo homem. A infusão de ervas, folhas e raízes dedicados a rituais religiosos e de cura espiritual se esbarra nesse ramo da ciência e é uma pratica presente no Xamanismo. Excluindo os enteógenos, na Umbanda é comum a ingestão de chás em determinados momentos e ocasiões de culto.

2 – Banho de Ervas – Seguindo a premissa de uso de plantas nos rituais, no Brasil temos uma herança cultural indígena muito forte que é a de banho de ervas, também chamado de banho de cheiro, em algumas localidades ao Norte e Nordeste do país. Usado em rituais xamânicos o banho de ervas é algo quase que obrigatório ao umbandista, sendo o Amaci (rito umbandista que consiste em macerar ervas e colocá-las na cabeça) um dos primeiros sacramentos para o Umbandista e semelhante ao batismo para outras denominações.

3 – Elementos indígenas – Maracá (chocalho), penachos, cocares, tambores são alguns dos objetos ritualísticos de origem cultural indígena que são utilizados no ritual Umbandista.

4 – Linha de Caboclo – Na incorporação nos relacionamos com espíritos das mais variadas origens e nesse ambiente tem-se a presença dos Caboclos Velhos ou Pajés, que mais do que uma falange que exalta os ensinamentos e sabedoria dos xamãs brasileiros – Pajés –  são também a manifestação de espíritos que realmente já encarnaram como xamãs em nossas terras.

5 – Cachimbo e Fumo – Também chamado de ‘pito‘ palavra de origem tupi, o cachimbo é um dos objetos de origem indígena que tem como uso os rituais sagrados presente no Xamanismo das Américas. A origem do cachimbo está relacionada com a lenda ameríndia dos índios norte americanos Sioux. A Lenda da Mulher Búfalo Branco dá ao uso do cachimbo junto ao fumo um fundamento divino e de respeito. A plataforma Umbanda EAD lançou essa semana, para toda sua comunidade o Ebook gratuito A Mulher Búfalo Branco. O lançamento faz parte das boas vindas a abertura de nova turma do Estudo sobre Xamanismo Tradicional. Clique e saiba como baixar o Ebook: estude.umbandaead.com.br/ebook_mulher_bufalo

Página Ebook gratuito Mulher Búfalo Branco – por Natalya Osowiec

Os 5 tópicos descritos destacam que muito do que consideramos a prática de Xamanismo Tradicional influencia o ritual Umbandista, não sendo a Umbanda um Xamanismo, mas uma religião que reconhece a importância de diversos aspectos dessas culturas, agregando-os para os sacramentos de seus adeptos.

Essa matéria foi escrita baseando-se no Estudo sobre Xamanismo Tradicional e no texto ORIGEM INDÍGENA DA UMBANDA de Pai Alexandre Cumino.

Fontes de Pesquisa:

 www.greenme.com.br/consumir

wikipedia.org/wiki/Cachimbo

 

Texto: Júlia Pereira

Imagem: Pedro Belluomini

 

BLOG_LOGO_00000

Cursos com inscrições abertas pelo
www.umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade