EDUCAR É UM COMPARTILHAR

Gratidão à todos os membros desse COMPARTILHAR Umbandista, não somente como alunos, mas como parte somatória dessa história.
Histórico da Data

Embora o Dia Internacional da Educação não seja uma data oficializada no calendário da ONU grande parte das instituições de ensino rememoram nesta data a importância de se falar sobre educação.

A data foi adotada após a realização do Fórum Mundial de Educação de Dakar, no Senegal, que aconteceu em 2000, neste mesmo dia. Na ocasião diversos países se comprometeram a assinar um documento onde afirmavam seus esforços em fazer com que a educação estivesse presente na vida das pessoas do mundo todo.

A educação enquanto um direito humano fundamental é a chave para um desenvolvimento sustentável, assim como para assegurar a paz e a estabilidade dentro e entre países e, portanto, um meio indispensável para alcançar a participação efetiva nas sociedades e economias do século XXI. Não se pode mais postergar esforços para atingir as metas de EPT. As necessidades básicas da aprendizagem podem e devem ser alcançadas com urgência.”

(Trecho do documento. Acesso em: direitoshumanos.usp.com.br)

Brasil

No ano de 2005 o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística – IBOPE divulgou pesquisa apontando que 65% da população brasileira era analfabeta funcional e 7% totalmente analfabeta. Sendo assim, 75% da população não possui capacidade plena de leitura, escrita ou de realizar operações matemáticas.

 

Ah, mas de 2005 pra 2017 a educação melhorou! Não leitores, se a taxa de analfabetismo era de 7% em 2005 hoje são 8,7% de pessoas acima de 15 anos que não sabem ler nem escrever, ou seja, segundo o último censo do IBGE são 13 milhões de brasileiros analfabetos.

Educação

Promover o ensino e educar-se com o outro, é algo intrínseco na humanidade é só a partir desse fenômeno que as sociedades se mantêm, transformam-se e evoluem. E se a nossa existência sempre dependeu da troca de conhecimentos dos grupos sociais, podemos dizer que a educação em si é um compartilhamento.

Existe a educação formal, promovida pelas escolas ao qual os governos são incumbidos de subsidia-las e desenvolver leis que as amparam. No Brasil o ensino formal foi trazido no período colonial, em um processo sistematizado de transmissão de conhecimentos, proporcionado pela Companhia de Jesus – ordem missionária católica que concentrava seus esforços na catequização dos povos indígenas.

Mas, se a educação é o esforço do ser em desenvolver integralmente suas potencialidades, isso deve servir para tudo que engloba o seu crescimento e autonomia na tomada de decisões, de acordo com seus próprios saberes.

Por isso, a educação acontece não somente dentro dos espaços físicos das escolas, mas sim, em tudo o que envolve o entorno do homem, todos os seus sentidos e relações.

Com cada uma das experiências humanas há o que se aprender e enquanto houver troca, a educação será uma das implicações presentes nesse processo.

Pai Rodrigo Queiroz apresentou hoje (28/04) o quarto episódio da 1º temporada de D E S P E R T O dizendo que “levar ao maior número de pessoas os conhecimentos e as reflexões para a lucidez na religião, para que essas tenham condições para uma vida boa” sempre foi o seu mote e o propósito ao qual dedicou 17 anos – e ainda dedica – de sua vida.

Como instituição de ensino religioso, a Umbanda EAD se alegra em dizer que tudo o que trazemos dentro da plataforma é mais do que ministrar cursos, mas é uma troca e um COMPARTILHAR de tudo o que vivemos, laboramos e expandimos diariamente.

Gratidão a todos os membros desse COMPARTILHAR Umbandista, não somente como alunos, mas como parte somatória dessa história.

 

Você só aprende quando tem lucidez.

Pai Rodrigo Queiroz, diretor do primeiro ensino a distância de Umbanda

 

BLOG_LOGO_00000

Cursos com inscrições abertas pelo
www.umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade