Qual o significado da roupa dos médiuns?

Umas das dúvidas que permeiam a consulência e as pessoas que visitam o terreiro de Umbanda é o traje do sacerdote e da corrente mediúnica.

E é de se entender essa curiosidade, afinal, em toda gira lá estão sacerdote e corrente mediúnica trajados em um branco impecável e bem-apessoados em suas indumentárias. Mas, por que eles se vestem assim? Existe uma razão? Um fundamento?

Para entender um pouco mais sobre isso elencamos alguns tópicos. Confira abaixo.

GUARDA ROUPA DIFERENTE

As vestes usadas nos trabalhos mediúnicos não devem em hipótese alguma ser usadas em outras ocasiões, ou seja, seu pano de cabeça, sua calça ou saia e etc não devem servir para um passeio no parque ou qualquer outra ocasião senão a de terreiro.

Portanto é comum que os médiuns cheguem a casa com roupas comuns e só no templo trocam-as para os trajes adequados. Isso faz parte do respeito e a distinção entre o sagrado e o profano com o qual cada casa precisa se atentar.

Por isso se você for a casa de um médium de Umbanda (que se empenha em ter essa relação com a sua roupa ritualística) provavelmente verá suas vestes de terreiro separadas das do guarda-roupa comum.

TUDO BEM LIMPINHO

É premissa para todo mundo andar limpo, mas essencialmente as roupas usadas nos trabalho mediúnicos devem ser higienizadas todas as vezes em que forem usadas. Desta forma um médium nunca vestirá algo que já tenha sido usado em outras giras sem que estas passem pela lavagem.

A razão disso é que fazendo a assepsia da indumentária, o médium consegue eliminar energias e cargas negativas que podem ter se hospedado na roupa, é comum também que algumas pessoas as defumem antes de guarda-las. Contudo, não descartamos que isso é também uma questão de higiene extremamente necessária já que o médium trabalha muito próximo dos consulentes.

TODAS AS CORES EM UMA

O branco é a cor oficial da Umbanda, não só por representar a paz, mas também pelo sentido que possui relacionado aos fundamentos da religião. Um deles é que o branco é o resultado da união de todas as cores refletidas, sugerindo assim o que são as premissas da Umbanda: a junção de influências em uma só crença, a união de todos os orixás em um só Deus e de todas as linhas de trabalho em um só objetivo o da caridade-amor.

A cor também contribui terapeuticamente, auxiliando na concentração e inspirando bons fluidos, além de que o branco é a cor de Pai Oxalá, regente da fé, do sentido religioso e da criação deste mundo.

Orientação para costura de uniforme Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade. Foto: TENSP
TORÇO E FILÁ

Tanto torço como o filá tem como função proteger a coroa ou ori (cabeça) da pessoa. O conceito de coroa possui interpretações diferentes dentro da umbanda e demais religiões, sendo o mais comum na Umbanda a explicação onde diz-se que a cabeça é um ponto de contato entre o astral e nós. Seria como se o médium recebesse a energia astral por meio da coroa para só depois emanar aos consulentes.

Omolu 37
Filá – homem/ Torço – mulher

Para esses ornamentos também atribui-se a filtração de formas de pensamento e projeções mentais ruins, além de que seu uso pode significar respeito as forças espirituais e divinas presentes no local.

É importante lembrar que essas são algumas considerações que explicam parte do fundamento pelo qual os médiuns usam determinadas roupa, contudo há também as variações que vão acontecer de acordo com o que cada casa acredita e insere como significativo a seus filhos.

No ICA – Instituto Cultural Aruanda por exemplo os médiuns da casa carregam junto da roupa um cordão de cetim colorido e cada uma dessas cores irá representar um orixá à qual esses médiuns se iniciaram.

Médiuns e consulência Instituto Cultural Aruanda. Foto: Pedro Belluomini

Mas, e ai? no seu terreiro qual o significado dessas roupas? Existe uma padronização ou é livre? Compatilhe com o blog! Para saber sobre os elementos usados pelas entidades, os cumprimentos, saudações e todas as coisas que você vê, ouve, sente e se questiona em um terreiro indicamos o acesso ao curso Umbanda para Iniciantes. Acesse >> umbandaead.com.br/umbandaparainiciantes e saiba mais.

Axé leitores!

Texto: Júlia Pereira

Fotos: Pedro Belluomini

BLOG_LOGO_00000

Cursos com inscrições abertas pelo
http://www.umbandaead.com.br
e-mail:
contato@umbandaead.com.br
blog@umbandaead.com.br
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s