O DESEJO EM VIVER E O AXÉ DA ORIXÁ POMBAGIRA #laroiê

Quando Pai Rubens Saraceni propõe que o mistério Pombagira não está somente na linha de espíritos desencarnados que baixam aos terreiros de Umbanda realizando o trabalho espirituais, por meio das atribuições das falanges, ao qual correspondem. E ainda ressalta que Pombagira também é Orixá você ainda não entende direito sobre o que ele se refere?

Sugerimos que continuem a leitura.. pode ser que ela te instigue a saber mais sobre Pombagira enquanto mistério divino de Deus, que é como Pai Rubens Saraceni a qualifica.

Na Umbanda, na vertente ao qual temos como Umbanda Sagrada, tem-se a afirmação, de que Pombagira é Orixá, assim como, Exu e Exu-Mirim.

Isso é ainda, muito incomum. As explicações dadas pela maioria dos terreiros, não insere esse conceito nos ensinamentos dados à seus filhos ou acabam atribuindo esses mistérios à outras divindades.

Essa ressalva também justifica-se a pela forma com que esses mistérios foram trabalhados ao decorrer de sua existência e dizendo isso, estamos falando da imagem limitada que se faz de Exu e Pombagira, atribuindo-lhes o caráter marginalizado da sociedade e relacionando-os aos trabalhos perniciosos desenvolvidos por pessoas mal intencionadas em nome desses orixás.

Pai Alexandre Cumino se dedica a tratar e a desmistificar essa imagem nos estudos da plataforma Umbanda EAD e em sua vasta bibliografia. Nestes materiais, o Sacerdote destrincha o conceito de Pai Rubens Saraceni entorno do assunto, elaborando uma releitura de seu conteúdo e expondo-o munido de suas próprias asserções.

Segundo Cumino os mistérios são os fatores e/ou qualidades de Deus e cada um dos Orixás tem o poder de realização (axé), que irá corresponder ao seu fator.

Leia também: O QUE SIGNIFICA SER FILHO DE UM ORIXÁ?

Pombagira se classifica enquanto um dos mistérios de Deus se difere de Pombagira entidade, que trabalha incorporando médiuns à esquerda da Umbanda.

Pai Rubens Saraceni diz que enquanto Orixá o nome Pombagira nunca foi revelado na teogonia nagô e que ela se encontra oculta entre os mais de 200 Orixás que também permanecem desconhecidos. Sobre sua nomenclatura na Umbanda ele afirma, “mas, como ela se revelou na Umbanda com esse nome e já deu provas e mais provas sobre sua importância, seu poder e suas funções, compete a nós, os umbandistas fundamentá-las em Deus, entre os Orixás, na Criação, na Natureza e em nós mesmos, elevando-a à condição de Orixá.”

Para tanto Pai Rubens Saraceni também explica, que as entidades manifestadas nos terreiros denominadas Pombagiras fizeram-se presente por meio da manifestação desse mistério divino e que mesmo não sendo revelado no culto africano ou de matriz africana e ainda cercada de enigmas, é uma realidade que se manifesta cada vez mais na Umbanda.

Evocando essas concepções Pai Alexandre Cumino pontua “assim como para a entidade Exu tomamos emprestado o nome do Orixá Exu, para Pombagira por recomendação de Pai Benedito de Aruanda, temos a oportunidade de fazermos o contrário, pegar o nome Pombagira emprestado para identificar a divindade doadora do Mistério, puro e simplesmente isso.

Nossos desejos, ambições, aspirações e prazer em criar, produzir e executar planos em nossas vidas faz parte da regência que essa Orixá emana sobre nós.

“Ela vai trazer pra nós o desejo de acordar, o desejo de ir trabalhar. O desejo.. a vontade, o estímulo de estudar, de querer melhorar a si mesmo, de fazer acontecer, de realizar, por isso e por excelência ela é esse desejo na sua vida.”

Pai Alexandre Cumino em Pombagira e Exu-Mirim

Texto: Júlia Pereira

Cursos com inscrições abertas pelo
www.umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade