São Tomás de Aquino

O grande teólogo do movimento escolástico medieval é também o autor da Suma contra os gentios e da Suma teológica, que hoje é considerada a doutrina oficial da Igreja Católica Romana. Sua proposta era estabelecer um estudo acadêmico da religião cristã e com isso explicar como a “verdadeira presença” de Jesus era encontrada nos elementos do pão e do vinho. 

Sua teoria era baseada na filosofia grega de Aristóteles, denominada de transubstanciação, com ela o sacramento da eucaristia teve aporte para ser explicado e se consolidar como um dos passos para a salvação dentro do dogma católico.

O Livro das Religiões, copilado de informações sobre as manifestações religiosas ao redor do mundo, dedica um capítulo para falar sobre a contribuição de Aquino para o cristianismo e explica que de acordo com a filosofia de Aristóteles a “substância” que faz parte da teoria é a identidade única de um objeto ou pessoa.

Já os “acidentes” são os atributos da substância que podem mudar sem alterar sua identidade, o livro da o exemplo de uma mesa que pode ser de madeira e azul, mas mesmo que fosse de metal e rosa, continuaria sendo uma mesa.

A presença do verdadeiro corpo de Cristo e do verdadeiro sangue de Cristo neste sacramento não pode ser detectada pelos sentidos nem pelo entendimento, mas só pela fé.

São Tomás de Aquino

São Tomás de Aquino exerceu atividade religiosa como padre da ordem dominicana e após sua morte em 1323 foi declarado santo por João XXII. Nascido em 1225 em Rocasecca na Itália, seus estudos foram chamados de tomismo e seus pensamentos influenciaram não só o catolicismo, como diversos segmentos religiosos, bem como correntes de estudos sociológicos, pedagógicos, psicológicos, dentre outros.

Para alguém que tenha fé, nenhuma explicação é necessária. Para aquele sem fé, nenhuma explicação é possível.

São Tomás de Aquino

Texto: Júlia Pereira

Imagem: Retirada da Internet

Links: Instituto Sapientia

BLOG_LOGO_00000

Cursos com inscrições abertas pelo
www.umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade