Tudo que você precisa saber sobre os orixás Cósmicos e Universais

A classificação dos Orixás por Cósmicos e Universais está intrinsecamente ligada a forma de atuação de cada uma dessas divindades em nossas vidas. Essa forma de conceber e entender os orixás do panteão umbandista tem origem nos estudos concedidos à Rubens Saraceni por Pai Benedito de Aruanda.
QUEM SÃO

A classificação dos Orixás por Cósmicos e Universais está intrinsecamente ligada a forma de atuação de cada uma dessas divindades em nossas vidas. Essa forma de conceber e entender os orixás do panteão umbandista tem origem nos estudos concedidos à Rubens Saraceni por Pai Benedito de Aruanda.

Neles compreende-se a interpretação da função que cada orixá desempenha na vida dos seres e como isso se relaciona com o conceito de Sete Linhas de Umbanda, que segundo Rubens são a manifestação das sete vibrações e/ou sete sentidos da vida que emanam de Deus.

Para entender sobre isso acesse o texto: 7 Linhas de Umbanda são 7 Orixás?

A organização de acordo com esse estudo irá estipular dois orixás para cada linha de Umbanda e estes irão reger o mistério (trono) no qual estão assentados. Para cada linha tem-se portanto um Orixá que irradia a natureza feminina da criação e outro que irradia a natureza masculina dela. Veja essa organização no quadro abaixo:

7linhas_umbanda_ok

Pai Alexandre Cumino fala sobre essa maneira de entender as sete linhas explicando que é certo que existem mais formas de se nomear ou considerar os orixás, por exemplo, no esquema acima não encontramos Ossaim – que para algumas casas é o orixá das matas e florestas – mas isso não quer dizer que ele não exista, apenas que se encontra inserido dentro de um dos mistérios que mais refletem sua forma de atuar.

No caso de Ossaim podemos associa-lo a linha do elemento vegetal onde nesse esquema está representado por Oxóssi e Obá. Para essa afirmação Cumino argumenta “não quer dizer que só existem esses Orixás, existem muitos outros eles também podem ser colocados nessas sete vibrações”.

Rubens Saraceni também falou sobre essa questão dizendo que embora nem todas as correspondências, leia-se nomes, de orixás sejam reconhecidas dentro desse esquema, ainda temos que levar em consideração os orixás desconhecidos por nossa cultura e/ou que já perderam suas referências de culto com o passar dos anos.

Mais uma vez lembramos que pensando nestas dificuldades de conhecer, estudar e cultuar os Orixás, os mentores de Pai Rubens Saraceni apresentam a opção de estudar 14 Orixás distribuídos aos pares nas Sete Linhas de Umbanda e identificamos eles como: “universal” ou “cósmico”

Pai Alexandre Cumino

Estudo sobre os Orixás na Umbanda 100% online
Universais

Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Ogum, Obaluayê e Iemanjá. Esses sete orixás carregam consigo um aspecto em comum: todos desempenham a ação amparadora do ser.

Mas o que isso quer dizer? Na prática entendemos isso quando realizamos ações positivas em prol do bem de alguém, de si ou de todos, portanto, no momento em que estamos equilibrados e zelosos em nosso viver recebemos a irradiação dos orixás universais, que agem potencializando e sustentando nossas qualidades.

Por exemplo, alguém que desenvolve dentro da sua profissão que seja (ninguém precisa ser super herói) algo com que se orgulhe, pelo simples fato de desenvolver isso pautado nos princípios de integridade e honestidade, essa pessoa contará sempre com a irradiação dos orixás universais sob sua vida.

E para cada caso podemos relacionar um orixá de acordo com a linha que ele pertence, por exemplo um Pai de Santo sempre receberá as irradiações de Pai Oxalá que é o orixá universal regente do mistério da fé.

Essa atuação também é considerada passiva, pois esses orixás não mudam o curso de nossa ações, mas sim cuidam para que essas permaneçam fortes e ativas.

Irradiam-se em todos os padrões vibratórios e chegam a todos que vibram positivo. Quando alguém está vibrando positivo em algum sentido da vida estará amparado pelo Orixá Universal correspondente. O Orixá Universal ao identificar este positivismo como uma virtude em seu campo de atuação irá agir de acordo com a necessidade e o livre arbítrio da pessoa positivada.

Alexandre Cumino

Estudo sobre os Orixás na Umbanda 100% online
Cósmicos

Logunan, Oxumaré, Obá, Oroiná (Egunitá), Iansã, Nanã e Omúlu. À esses Orixás está incumbência ou a natureza absorvedora, que cuida de quem está em desalinho em algum sentido da vida.

Por exemplo Mãe Iansã é a Orixá cósmica assentada no sentido da justiça e sua função está em colher os seres foras da lei divina e com seu magnetismo alterar seu emocional, mental e consciencial. Sendo assim, os seres que sentem as vibrações de Iansã são estimulados a ficar mais emotivos ou fragilizados com as situações e desta forma é um ser mais suscetível ao redirecionamento correto.

Os Orixás Cósmicos nos redirecionam a novos caminhos e mudança de ação e comportamento, por isso são considerados ativos em sua forma de atuar.

Pai Alexandre Cumino

A principal atribuição dos Orixás cósmicos está na vida de quem possui um comportamento desregrado ou desequilibrado, porém, eles também agem reparando, restaurando e retificando nossas ações positivas e agindo em conjunto com os Orixás universais em prol do equilíbrio de nossos sentidos.

Dentre essas ações nós também veremos uma outra atribuição que também confere aos Orixás universais que são seu magnetismo paralisador. Rubens Saraceni aponta no livro Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada a seguinte frase “quando não é possível reconduzir o ser à linha reta da evolução então o Orixá cósmico pode paralisa-lo a fim de esgotar todo o seu negativismo”.

Alexandre Cumino exemplifica isso em aula dando o exemplo do fanático religioso, que não é nenhuma qualidade e muito menos algo a se orgulhar, mas que para alguém que já se encontrava em uma situação de vício e que era um constante perigo aos demais, o fanatismo pode ser uma “troca de vício” menos prejudicial.

Estudo sobre os Orixás na Umbanda 100% online

É comum encontrarmos histórias de pessoas que saíram de uma vida desequilibrada, seja em razão de vício em bebidas ou entre inúmeras ações negativas e que encontraram na religião um “novo vício”, deixando para trás aquela vida, para de agora em diante se dedicar em mostrar que a sua verdade é a única.

Sem entrar no mérito de que isso seja algo muito distante do saudável, o que o sacerdote exemplifica é que se alguém substitui o vício em drogas pelo vício em religião ele pode nesse segundo ainda encontrar uma via de melhora e por fim entender o sentido de se ter uma fé sadia, mas no primeiro não há nenhuma chance daquela situação se tornar algo benéfico.

É desta forma que podem agir os Orixás cósmicos paralisando o ser em um vício a fim de esgotar todo o seu negativismo.

O Orixá Cósmico ao identificar este negativismo como um vício em seu campo de atuação irá agir de acordo com a necessidade e o livre arbítrio da pessoa negativada. O Orixá Cósmico tanto pode manter a pessoa no vício por alguma razão que lhe dê sentido ou pode atuar no sentido de afasta-lo deste vício o que pode se realizar de forma tranquila ou brusca dependendo da situação.

Alexandre Cumino

 


 

Texto: Júlia Pereira

Imagem: Retirada da internet

Estudos com inscrições abertas pelo
umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do estudo e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço.
Informação da fonte!

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade