Técnicas de Meditação e Reiki passam a ser oferecidas pelo SUS

Na última sexta-feira (13/01) o Sistema Único de Saúde (SUS) incluiu na lista de tratamentos oferecidos pelo estado a técnica de Reiki e  Meditação.

A partir da data do anuncio os procedimentos passam a receber o financiamento do Ministério da Saúde por meio do Piso de Atenção Básica, que é considerado a porta de entrada do sistema de saúde e que equivalem-se aos postos de saúde, unidades de Saúde da Família dentre outros centros de tratamentos básicos.

reiki

Publicação Diário Oficial da União 13/01/2017
Publicação Diário Oficial da União 13/01/2017

As terapias são incluídas na tabela como forma de complementar e auxiliar os tratamentos dispostos pela medicina convencional, e integram a lista de “ações de promoção e prevenção em saúde” estabelecidas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) em 2006. É importante lembrar que as práticas receberão, como dito acima o financiamento do Ministério da Saúde, mas que os serviços serão oferecidos de acordo com a iniciativa local.

“O que a gente está colocando é a possibilidade de realização e registro no sistema de informação do ministério para reconhecer formalmente esse tipo de procedimento no SUS e monitorar as ações, a partir disso, vamos conseguir inclusive desenvolver ações de formação dos trabalhadores”

Diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Allan Nuno para a agência de notícias EBC

A matéria do EBC também destaca a fala do diretor em que ele diz que nós temos a cultura de qualquer coisa que sentimos procuramos o médico e ele por sua vez passa um remédio, mas que existem outras terapias reconhecidas pela ciência, que diminuem o sofrimento e melhoram as condições de saúde. “A gente não privilegiava tanto essas alternativas e passamos agora a privilegiar mais” afirma Nuno.

Veja também: Mindfulness: da cura de doenças à incorporação na Umbanda

Meditação

A meditação é uma prática que, através de um conjunto de técnicas, busca treinar a focalização da atenção[1]. Sua origem é muito antiga, remontando às tradições orientais, especialmente a yoga e o budismo, mas o termo também se refere a práticas adotadas por algumas religiões, como o cristianismo, o judaísmo, o islamismo, o taoísmo e o xamanismo, entre outras.

Link: Wikipédia

Meditação é CIENTÍFICA

A meditação é um puro método científico. Na ciência você chama a isso de observação, observação dos objetos. Quando você se volta para dentro, é a mesma observação, simplesmente dando uma volta de cento e oitenta graus e olhando para o interior. A isso chamamos meditação. Não é preciso um deus, nem é preciso uma Bíblia. Você não precisa ter um sistema de crença como um pré-requisito. Um ateu pode meditar como qualquer outra pessoa, porque a meditação é apenas um método para voltar-se para dentro.

por Osho, do livro Meditação 

Reiki

Reiki é um método de cura natural pelas mãos.

REI significa universal e KI a força da energia vital que está presente, pois pertence ao que é cósmico.

Reiki pode ser então definido como “a Arte e a Ciência da ativação, do direcionamento e da aplicação da Energia Vital Universal, para promover o completo equilíbrio energético, para prevenção das disfunções e para possibilitar as condições necessárias a um completo BEM ESTAR.”

Esta é a ENERGIA que forma os indivíduos em todas as etapas da vida, a porção de FORÇA VITAL (que é uma luz invisível que passa pelo cérebro, o sistema nervoso e as veias) que anima todos os corpos, fazendo com que uns sejam saudáveis, e outros, devido a sua falta, enfermos.

Link: Associação Brasileira de Reiki

Links úteis:

Apostila Entendendo o SUS

EBC

Diário Oficial da União

Texto: Júlia Pereira

Imagem: Pixabay

BLOG_LOGO_00000

Cursos com inscrições abertas pelo
www.umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço

 

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade