Uma palavra sobre a origem da Umbanda no plano astral

A VOLTA DOS ESPÍRITOS

A lei do carma abriu as portas para o reajuste de milhões de almas e isto era do conhecimento dos guardiões dos pontos de força das Trevas. Minha legião foi se fracionando em sete, vinte e um, quarenta e nove ou setenta e sete Exus, que acompanhariam os futuros mediadores entre os dois planos, através do dom do oráculo. Era o nascimento do ritual da Umbanda no Brasil, um movimento místico, comandado pelos vinte e um guardiões dos mistérios maiores (..) Não existe uma religião ou ritual religioso que seja criado fora da ordenação divina. Sempre que se faz necessário, Deus cria as condições para que elas surjam na face da Terra.

Pai Rubens Saraceni, em Guardião da Meia Noite 

A Umbanda surge no plano espiritual como um movimento de resgate dos saberes de povos desencarnados, saberes esses que em terra já se encontram extintos. Segundo Pai Rubens Saraceni, esses espíritos se unem com as forças atuantes no ritual africano e trabalham em conjunto na missão de repassar o conhecimento adquirido em vidas passadas e lapidados no plano espiritual.

Nessa percepção a Umbanda atua como um “laboratório religioso” para experiências espirituais, que tem como propósito a promoção do bem.

QUEM SÃO ELES?

As entidades que trabalham nas Linhas de Umbanda, vem das mais variadas localidades algumas delas desconhecidas atualmente. São alguns deles índios brasileiros, astecas, maias, incas, enfim todo o povo ameríndio e de outras originalidades. Nessa variante se encontram diferentes tipos de religiões, sendo que algumas nem mais existem hoje.

Na Umbanda todos congregam em uma só missão: amor e caridade. Todos são filhos de único Deus, o Criador, que não distingue os espíritos por suas crenças  e tradições antepassadas. A religião percebe Deus como um Deus que entende a evolução, o aprendizado e por vezes a ignorância de cada um dos seres, que mais do que sua criação são em si o seu mistério divino fragmentado.

Nessa egrégora os espíritos de Umbanda contribuem com seus saberes particulares, mas seguem as mesmas ordens de trabalho, sendo que as manifestações são diversas, mas a essência é a mesma.

Dá para entender isso pensando nas diferenças de cada terreiro, cada um possui sua identidade, assim como, cada vertente de Umbanda trabalha de uma forma, mas todos tem de estar juntos no caminho da Lei Maior.

POR QUE NOS AJUDAM?

No plano astral existem milhares de espíritos em constante evolução, que estudam e desenvolvem seu conhecimento, assim como os que não fazem isso mas, não falaremos sobre isso hoje. Para tanto, existem os que já foram doutrinados, expandiram suas consciências e estão preparados para trabalhar em benefício das pessoas aqui na Terra – lembrando que isso é uma escolha de cada um desses. Depois de instruídos, eles anseiam por repassar esse conhecimento aos que sofrem em terra, não por depender disso, mas porque escolhem pela caridade. E é dentro disso que a Umbanda irá exercer sua atração.

Esses espíritos reconhecem que o espaço concedido por meio das mediunidades (comunicação entre plano astral e plano físico) e que na Umbanda se coloca como a mais frequente a incorporação/consulta com a entidade, age em benefício aos seus semelhantes e assim passam a se manifestar por meio dela. Com essa atividade desencadeada desencarnados e encarnados começam a se relacionar e desta forma evoluir juntos.

“Choram com nossas provações e sorriem com nossa alegria. Festejam nossas vitórias e amargam nossas derrotas. Pulsam, como nós, por uma rápida aproximação com o Criador.”

Rubens Saraceni

Esse texto foi inspirado no conteúdo do livro Umbanda Sagrada: Religião, Ciência e Mistérios. Rubens Saraceni, e faz parte do conteúdo do Curso Teologia de Umbanda, ministrado por Pai Alexandre Cumino. O assunto não se finda por aqui e para entender mais sobre isso indicamos o mergulho no curso supracitado.

Adquira as obras mencionadas pelo terramystica.com.br


Texto: Júlia Pereira

Foto: Pedro Belluomini

BLOG_LOGO_00000

Cursos com inscrições abertas pelo
www.umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade