Povo Cigano na Umbanda. Entenda essa manifestação

Esses espíritos que se identificaram com ritos presentes na prática de Umbanda, acabam por se embalar pelo som dos atabaques, se encantam com as cores dos terreiros e por fim se rendem a dança e a magia contida neles.
povo cigano

Povo Cigano: comemorações

Um decreto assinado em 2006 instituiu o dia 24 de Maio como Dia Nacional dos Ciganos no Brasil. A data faz menção ao 24 e 25 de maio – dias em que prestam-se homenagens no mundo todo à Santa Sara Kali, padroeira do povo cigano.

É Linha de Umbanda?

Como uma das mais recentes linhas da religião. O Povo Cigano, passa a conquistar níveis na espiritualidade dando abertura para o seu grupo trabalhar como linha de Umbanda a pouco mais de 25 anos atrás. Esses espíritos que se identificaram com ritos presentes na prática de Umbanda, acabam por se embalar pelo som dos atabaques. Se encantam com as cores dos terreiros e por fim, se rendem a dança e a magia contida neles.

É importante esclarecer que antes de se fincarem como linha de Umbanda, essas entidades já apontavam em alguns terreiros. Entretanto, essas manifestações individuais ainda não caracterizavam um grupo organizado dentro de um nível na escala evolutiva.

Não se tinha gira de Ciganos, mas sim Ciganos incorporados em giras de esquerda, de boiadeiro, de baianos e etc. Somente o fato de alguns médiuns manifestarem essas entidades, ainda não concedia a esses clãs se mostrarem como uma linha. Junto a isso também se somava o fato de que as mediunidades no geral ainda não se abriam para esse grupo de espíritos, ao mesmo passo que ainda não havia uma autorização espiritual para que ele se apresentassem como linha de trabalho.

“Graças à seriedade dos seus trabalhos, à simpatia que conquistaram junto aos frequentadores, aos seus profundos conhecimentos magísticos e orientações sábias, os Ciganos ganharam linha própria, na qual se apresentam seus clãs do astral, com sua hierarquia.”

Mãe Lurdes de Campos Vieira, Os guias Espirituais de Umbanda e Seus Atendimentos

Manifestação 

A linha dos Ciganos, traz em sua mensagem o ímpeto pelo desapego, pela liberdade, pelo amor e pela alegria de viver. Blog, mas desapego e liberdade não são característica fortes da Linha do Oriente? Sim, e nesse momento precisamos ressaltar que LINHA DE CIGANO NÃO É LINHA DO ORIENTE.

Veja bem: a primeira não corresponde a um grau evolutivo e sim a uma tendência de espíritos (de cultura nômade/arquétipo cigano) que se organizaram e ascenderam formando suas hierarquias. Posteriormente, esses espíritos vão receber o aval da espiritualidade para se configurar como linha de trabalho. Ai então, passam a se manifestar dentro da Umbanda de maneira mais ordenada.

Sendo assim, essas linhas contém espíritos diferentes, que se manifestam de maneiras e com propósitos diferentes, e surgem em momentos distintos.

Basicamente a Linha do Oriente traz o desapego a concepções já enraizadas no homem ocidental, a liberdade desses apegos sociais e emocionais para uma vida mais voltada para o encontro com a espiritualidade e o divino sagrado que se encontra em você.

Já a Linha dos Ciganos vem para reavivar no ser a cultura de liberdade no sentido mais prático do termo, que está presente no caráter nômade de determinados povos.

Aquele povo que tinha uma relação com a natureza que é uma religião natural e que conhecemos como paganismo, agora tinha que ser convertido. Isso foi gerando uma pressão muito latente, até que explode… Isso aconteceu simultaneamente em várias partes do planeta. Houve uma revolução, uma rebelião e uma rebeldia de muitos indivíduos que buscaram romper com esse sistema e decidiram por a “trouxa” nas costas e sair mundo à fora.

Pai Rodrigo Queiroz

Leia também:  CONHEÇA EGUNITÁ, SANTA SARA KALI E KALI HINDU

Liberdade e Alegria de Viver! 

Essa explicação justifica a existência de ciganos de diversas etnias, e é também esse conceito que a linha traz muito forte em sua manifestação. A liberdade de crença e a mística sincrética dos oráculos ciganos, tal como, as cartas, a quiromancia, o oráculo de moedas, as runas e etc, são o maior símbolo dessa fusão de credos.

Toda essa forma de entender a vida faz do atendimento com o Povo Cigano um bálsamo pra alma. A liberdade entreposta no texto se refere ao ato de se libertar de circunstâncias que já não te fazem bem,as frustrações que vão pesando o espírito e acabam se tornando um fardo, esse axé vem para trabalhar nesses sentidos.

Pai Rodrigo fala sobre isso no estudo Entidades de Umbanda “se você se encontra numa situação ou num lugar em que não está feliz, você tem que se rebelar e romper com isso, porque você é livre. Você é livre para pensar, você é livre para agir. Livre arbítrio, é disso que a gente está falando, precisamos fazer o uso desse livre arbítrio, então, o Povo Cigano traz essa manifestação para dentro do terreiro.”

Arriba!! Optcha!!

Por esse motivo normalmente no atendimento dos ciganos não é frequente o manejo com trabalhos mais densos, como quebra de demandas por exemplo. Será mais comum, vê-los ensinando fazer uma simpatia, dando elementos para que a pessoa manipule e etc. “Eles gostam de cuidar de questões profissionais, econômicas e também emocionais, porque é o que mais nos aprisiona hoje em dia, é o que mais nos torna escravos, então eles tratam disso, tem uma vocação para cuidar disso” explica o sacerdote.

Há muito o que se colocar sobre os Ciganos e para quem quer se aprofundar, indicamos o estudo Entidades de Umbanda, disponível no Plano Ouro. Também indicamos a leitura do livro Os Ciganos na Umbanda, de Alberto Marsicano e Lurdes de Campos Vieira, Ed. Madras. 

Texto:

Júlia Pereira

 

Imagem:

Reprodução

Estudos com inscrições abertas pelo
umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do estudo e/ou produto
Pedimos para que os irmãos que desejem compartillhar os textos desse blog creditem a fonte lincando para o nosso endereço.
Informação da fonte!

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade