LINHA DO POVO CIGANO NA UMBANDA ūüíÉūüŹĹ

Um decreto assinado em 2006 instituiu o dia 24 de Maio como Dia Nacional dos Ciganos no Brasil. A data faz menção ao 24 e 25 de maio Рdias em que prestam-se homenagens no mundo todo à Santa Sara Kali, padroeira do povo cigano.

√Č Linha de Umbanda?

Uma das mais recentes linhas da religião, os Ciganos, passam a conquistar níveis na espiritualidade dando abertura para o seu grupo trabalhar como linha de Umbanda a pouco mais de 25 anos atrás. Esses espíritos que se identificaram com ritos presentes na prática de Umbanda, acabam por se embalar pelo som dos atabaques, se encantam com as cores dos terreiros e por fim se rendem a dança e a magia contida neles.

√Č importante esclarecer que antes de se fincarem como linha de umbanda, essas entidades j√° apontavam em alguns terreiros, por√©m, essas manifesta√ß√Ķes individuais ainda n√£o caracterizavam um grupo organizado¬†dentro de um n√≠vel¬†na escala evolutiva. N√£o se tinha gira de Ciganos, mas sim Ciganos incorporados em giras de esquerda, de boiadeiro, de baianos e etc, e somente o fato de alguns m√©diuns manifestarem essas entidades, ainda n√£o concedia a esses cl√£s¬†se mostrarem como uma linha. Junto a¬†isso tamb√©m se somava o fato¬†de que as mediunidades no geral ainda n√£o se abriam para esse grupo de esp√≠ritos, ao mesmo passo que¬†ainda n√£o havia uma autoriza√ß√£o espiritual para que ele se apresentassem como linha de trabalho.

“Gra√ßas √† seriedade dos seus trabalhos, √† simpatia que conquistaram junto aos frequentadores, aos seus profundos conhecimentos mag√≠sticos e orienta√ß√Ķes s√°bias, os Ciganos ganharam linha pr√≥pria, na qual se apresentam seus cl√£s do astral, com sua hierarquia.”

M√£e Lurdes de Campos Vieira, Os guias Espirituais de Umbanda e Seus Atendimentos

Manifestação 

A linha dos Ciganos, traz em sua mensagem o √≠mpeto pelo desapego, pela liberdade, pelo amor e pela alegria de viver. Blog, mas desapego e liberdade n√£o s√£o caracter√≠stica fortes da Linha do Oriente? Sim, e nesse momento precisamos ressaltar que LINHA DE CIGANO N√ÉO √Č LINHA DO ORIENTE, veja bem: a¬†primeira n√£o corresponde a um grau evolutivo, e sim a uma tend√™ncia de esp√≠ritos¬†(de cultura n√īmade/arqu√©tipo cigano) que se organizaram e ascenderam formando suas hierarquias, posteriormente esses esp√≠ritos v√£o receber o aval da espiritualidade para se configurar como linha de trabalho, e ent√£o passam a se manifestar dentro da Umbanda de maneira mais ordenada. Sendo assim, essas linhas cont√©m¬†esp√≠ritos diferentes,¬†que se manifestam de maneiras diferentes, com prop√≥sitos diferentes e que surgem tamb√©m, em momentos distintos.

Basicamente a Linha do Oriente traz o desapego a concep√ß√Ķes j√° enraizadas no homem ocidental, e a liberdade desses apegos sociais e emocionais para uma vida mais voltada para o encontro com a espiritualidade e o divino sagrado que se encontra em voc√™. J√° a Linha dos Ciganos vem para reavivar¬†no ser a cultura de liberdade no sentido mais pr√°tico do termo, que est√° presente no car√°ter n√īmade de determinados povos.

Aquele povo que tinha uma rela√ß√£o com a natureza que √© uma religi√£o natural e¬†que conhecemos como¬†paganismo, agora tinha que ser convertido. Isso foi gerando uma press√£o muito latente, at√© que explode… Isso aconteceu simultaneamente em v√°rias partes do planeta. Houve uma revolu√ß√£o, uma rebeli√£o e uma rebeldia de muitos indiv√≠duos que buscaram¬†romper com esse sistema e decidiram por a “trouxa” nas costas e sair mundo √† fora.

Pai Rodrigo Queiroz

Liberdade e Alegria de Viver! 

Essa explicação justifica a existência de ciganos de diversas etnias, e é também esse conceito que a linha traz muito forte em sua manifestação. A liberdade de crença e a mística sincrética dos oráculos ciganos, tal como, as cartas, a quiromancia, o oráculo de moedas, as runas e etc, são o maior símbolo dessa fusão de credos.

Toda essa forma de entender a vida¬†faz do atendimento com o Povo Cigano um b√°lsamo pra alma. A liberdade entreposta no texto se refere ao ato de se libertar de circunst√Ęncias¬†que j√° n√£o te fazem bem,as frustra√ß√Ķes que v√£o¬†pesando o esp√≠rito e acabam se tornando um fardo, esse ax√© vem para trabalhar nesses sentidos.

Pai Rodrigo fala sobre isso no curso Entidades de Umbanda¬†“se voc√™ se encontra numa situa√ß√£o ou num lugar em que n√£o est√° feliz, voc√™ tem que se rebelar e romper com isso, porque voc√™ √© livre. Voc√™ √© livre para pensar, voc√™ √© livre para agir. Livre arb√≠trio, √© disso que a gente est√° falando, precisamos fazer o uso desse livre arb√≠trio, ent√£o, o Povo Cigano traz essa manifesta√ß√£o para dentro do terreiro.”

Por esse motivo normalmente no atendimento dos ciganos n√£o √© frequente¬†o manejo com trabalhos mais¬†densos, como quebra de demandas por exemplo, √© mais comum¬†v√™-los ensinando fazer determinada simpatia, dando elementos para que a pessoa manipule e etc. “Eles gostam de cuidar de quest√Ķes profissionais, econ√īmicas e tamb√©m emocionais, porque √© o que mais nos aprisiona hoje em dia, √© o que mais nos torna escravos, ent√£o eles tratam¬†disso, tem uma voca√ß√£o para cuidar disso” explica o sacerdote.

Há muito o que se colocar sobre os Ciganos e para isso, indicamos a leitura do livro Os Ciganos na Umbanda, de Alberto Marsicano e Lurdes de Campos Vieira, Ed. Madras e o curso Entidades de Umbanda, plataforma Umbanda EAD.

Arriba!! Optcha!! 

 

Texto: J√ļlia Pereira

Imagem: Divulgação

 

 

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