Omulú rege os términos, o fim, a morte e o desencarne. Atua paralisando os seres, desequilibrados e desvirtuados no sentido da Vida, e atuações negativas. Também é um Orixá curador, visto que podemos entender a cura como o fim da doença, assim o pedimos que nos ajude também neste aspecto divino.
Oferenda: sete velas brancas, sete pretas e sete vermelhas, água, coco, vinho doce licoroso, mel, pipoca e um pouco de sal grosso dentro de um pires.
As velas podem ser acesas em um triângulo com a vela branca no Norte, a vermelha no Leste e a preta no Oeste. Ou podem ser acesas em círculos, com as brancas no interior, as vermelhas no círculo do meio e as pretas no círculo mais externo. Só depois de acendê-las é que se coloca dentro do círculo, e diretamente sobre a terra, os alimentos e bebidas que recomendamos.
A água deve ser colocada em um copo, o vinho deve ser colocado em uma taça, o coco ralado ou fatiado deve ser colocado em um prato, o mel deve ser colocado em um pires ou pratinho de plástico. O sal grosso deve ser colocado em um pires ou pratinho de plástico, a pipoca deve ser colocada em um prato, que também pode ser de plástico branco.
Fonte: Rituais Umbandistas, Oferendas, Firmezas e Assentamentos, Rubens Saraceni, Ed. Madras.
Imagem: Pedro Belluomini