“Só com a ajuda do Santo” é samba enredo da Mangueira para CARNAVAL RIO 2017

Nascido e criado para vencer demanda é a hashtag (#) e o slogan do samba enredo da G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira para 2017

A grande campeã do Carnaval Rio 2016, com o samba enredo Maria Bethânia: a menina dos olhos de Oyá, lançou neste sábado o samba enredo que vai desfilar no próximo ano pela escola.

A composição de Lequinho, Júnior Fionda, Flávio Horta Jr, Gabriel Martins e Igor Leal, traz para o público uma narrativa que segundo o carnavalesco Leandro Vieira em entrevista para o G1 “É a religião à moda brasileira. O catolicismo ‘moreno’. O santo de casa. A intimidade com a santidade. A prece seguida da promessa. A barganha. A festa para o santo. O santo que é orixá. O sacro e o profano. O canto gregoriano ‘remixado’ com o ponto de caboclo, boiadeiro e preto-velho. Um retrato ‘três por quatro’ da devoção brasileira” ilustra o autor do enredo.

Breve história da G.R.E.S Estação Primeira de Mangueira

Segundo conta o site oficial da escola, “a mangueira mantinha as tradições e crenças de seus ancestrais, seus batuques e seus cantos, agora abrasileirados, numa fusão de tradições de várias nações africanas, com influências indígenas e também dos brancos: afro-brasileiras. O candomblé e a umbanda tinham muitos adeptos na comunidade e alguns casebres serviam de templos. Neles eram realizadas cerimônias religiosas e outras comemorações”.

Excluídos dos elegantes desfiles de carnaval da elite branca, no morro pipocavam-se blocos de carnavais, mas mesmo nestes haviam uma separação entre o das famílias e dos que não eram bem-vindos “eles bebiam, falavam palavrão, se metiam em brigas e por conta disso estavam barrados nos blocos carnavalescos das famílias do morro. Para resolver o problema, criaram um bloco só de homens, o Bloco dos Arengueiros, que significa fazer arengaria, algazarra, farra, bagunça“.

Depois de muito o Bloco dos Arengueiros iria se tornar unir a outros blocos e se tornaria o Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Fazem parte dessa história: Cartola (que foi quem sugeriu a cor verde e rosa à escola), Carlos Cachaça, Seu Satrunino (primeiro presidente da Mangueira), Zé Espinguela, Seu Maçu, Pedro Paquetá dentre tantos outros.

O nome faz referência a primeira parada do trem que se chamava Mangueira e que segundo conta sua história, saia da Estação de Dom Pedro rumo ao subúrbio, onde eclodia o samba.

SAMBA ENREDO ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA | CARNAVAL 2017

“SÓ COM A AJUDA DO SANTO”

Mangueira… Eu já benzi minha bandeira
Bati três vezes na madeira
Para a vitória alcançar
No peito patuá, arruda e guiné
Para provar que o meu povo nunca perde a fé
A vela acesa pro caminho iluminar
Um desejo no altar, ou no gongá
Vou festejar com a divina proteção
Num céu de estrelas enfeitado de balão
É verde e rosa o tom da minha devoção
Já virou religião

O manto a proteger, Mãezinha a me guiar
Valei-me meu Padim onde quer que eu vá
Levo oferendas a Rainha do Mar
Inaê, Marabô, Janaína

Abriram-se as portas do céu, choveu no roçado
Num laço de fita a menina pediu comunhão
Bala, cocada e guaraná pro Erê
Meu padroeiro irá sempre interceder
Clareia… Tenho um guerreiro a me defender
Firmo o ponto pro meu orixá (no terreiro)
Pelas matas eu vou me cercar (mandingueiro)
Me, marafo e abô…
Só com a ajuda do santo eu vou
(confirmar meu valor)
O morro em oração, clamando em uma só voz
Sou a Primeira Estação, rogai por nós!

O meu tambor tem axé Mangueira
Sou filho de fé do Povo de Aruanda
Nascido e criado pra vencer demanda
Batizado no altar do samba

VEJA O VÍDEO:

 

Texto: Júlia Pereira

Imagem: Youtube

BLOG_LOGO_00000

Cursos com inscrições abertas pelo
www.umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade