Ame a vida e ame vive-la! #SeToque

Campanha Outubro Rosa

O Outubro Rosa começa nos Estados Unidos em meados do séc XX, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure lança o selo cor de rosa para simbolizar a luta de mulheres contra a doença.

No Brasil, a taxa de novos casos de câncer de mama corresponde a 25% da incidência da doença no país. A pesquisa realizada em 2014 pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) contabilizou 57.120 casos estimados para o ano de 2015.

Captura de Tela 2015-10-27 às 13.19.12

A campanha direcionada a mulheres se dá pelo fato de que a doença é mais frequente ao sexo feminino. Correspondendo ao homem 1% dos casos. Com isso, em 2013 foram constatadas 14.388 casos de morte decorrentes do câncer de mama e destes, 181 abarcava a parcela masculina afetada. A campanha é importante pois visa anteceder o diagnóstico e assim aumentar as chances de cura do paciente.

As vantagens da detectação da doença em seu estado inicial é que assim o tratamento pode seguir menos agressivo, pois a possibilidade da doença não estar em seu estágio avançado é maior. Assim, também diminuem os riscos de incidência de morte, já que o corpo ainda não apresenta nenhum sintoma desenvolvido e/ou agravado.

Captura de Tela 2015-10-27 às 13.36.19

Estágios de desenvolvimento da doença:

  • Doença se inicia
  • Estado não detectável
  • Detectável em estado pré-clínico
  • Desenvolvimento de Sintomas
  • Morte ou Cura

O Ministério da Saúde junto com o INCA desenvolveram uma cartilha intitulada ABC do câncer disponibilizada em arquivo pdf pela internet. No documento encontram-se informações sobre todos tipos de câncer.

A cartilha faz parte do curso autoinstrutivo em formato ead, desenvolvido para alunos de graduação, pós-graduação e profissionais já formados da área da saúde, e tem como objetivo compartilhar informações sobre os novos conceitos e práticas envolvendo a doença.

No curso gratuito disponibilizado via plataforma Moodle (ambiente virtual) são abordadas medidas de controle do câncer, dimensão da doença e estratégias governamentais disponíveis para garantir suporte a pessoa afetada pela doença.

>> Saiba como se inscrever pelo site do Ministério da Saúde ou pelo portal do INCA.

 Ações e Iniciativas

Hospital do Câncer de Barretos realiza desde 2003, exames de mamografia em suas unidades móveis. Para isso, o projeto conta com um caminhão equipado e profissionais da saúde. Para cada uma das dez unidades móveis existentes há unidades fixas na distância máxima de 150 km. Desta forma, nos casos em que a doença é constatada a pessoa já pode ser encaminhada para um centro de tratamento. As carretas realizaram em 2014 mais de 98 mil mamografias, junto disto também foi desenvolvido o trabalho de conscientização das comunidades.


Instituto Se Toque é outro grande aliado na luta contra o câncer de mama. A organização desenvolve ações educativas afim corroborar com a diminuição dos índices de mortes decorrentes da doença. Os projetos são destinados a todas as faixas etárias, com a conscientização educativa iniciada desde a infância. Nisto o Se Toque desenvolve peças teatrais para crianças, alertando e criando uma nova consciência sobre a importância de se descobrir a doença ainda no início. Também são realizadas oficinas de prevenção, encontro com as comunidades, curso para educadores de rede pública e para profissionais de atenção básica à saúde, dentre outras iniciativas.


Outra ação que visa chamar atenção para campanha é a iluminação de monumentos históricos na cor rosa. No Brasil, a primeira iniciativa em prol do Outubro Rosa foi a iluminação do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, no dia 02 de outubro de 2002. A ação partiu de um grupo de mulheres que apoiavam a causa e na ocasião contaram com o auxílio de uma empresa europeia. Desde então, diversos pontos turísticos passaram a ser iluminados com a intenção de dar visibilidade a campanha.

curitiba
Crédito: Flickr
palacio do planalto
Crédito: Agência Brasil

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Júlia Pereira 

Imagem: Magia do Axé

BLOG_LOGO_00000

Cursos com inscrições abertas pelo
www.umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade