MÃE BAIANA RECONSTRÓI TERREIRO INCENDIADO NO ANO PASSADO

CASO

O Ylê Axé Oyá Bagan, localizado na região do Lago Norte em Brasília, foi incendiado na madrugada do dia 27 de Novembro de 2015. A instituição que possui 15 anos de existência foi totalmente destruída pelo fogo. Imagens e estrutura viraram cinzas diante da violência com que o fogo se alastrou.

Em 2015 foram noticiados mais de 10 ataques a templos de religiões de matriz africana em cidades do Distrito Federal. Em publicação do facebook o terreiro anunciou luto pelo acontecido e se pronunciou dizendo “O que eles não sabem é que isso só fortalece a nossa fé e nos dá garra para lutar pelo que faz parte não só do candomblé, mas da história do nosso povo. Respeite a nossa fé! Respeite a nossa história! Respeite o nosso povo!”.

terreiro_1
Foto divulgada na rede social do Ilê, após o ocorrido

Veja maisTerreiro de Candomblé é incendiado em Brasília

REINAUGURAÇÃO

Após um período de 10 meses fechadoYlê Axé Oyá Bagan reinaugurou na noite dessa quarta-feira (05/10) os trabalhos da comunidade. A reforma que custou R$ 80mil e foi viabilizada por meio de doações e arrecadações das festas promovidas pelo terreiro.

ile_01

Em entrevista ao G1 Adna Santos, conhecida como Mãe Baiana declara que ela e família de santo levantaram tudo de novo “erguemos do chão”. Mas, ela também explica que antes o Ilê era completo, hoje, algumas coisas ainda estão faltando.”Hoje não temos prato, talher, copo. Por enquanto, vai ser tudo com prato descartável.”

ile_03

Na solenidade esteve presente o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa, Ricardo Vale. Em publicação Ricardo escreveu, “toda força e proteção do mundo para o seu Axé.” Ele também faz um pedido a DF, para que o lugar se torne “mais tolerante e respeitoso a todas as religiões e credos”.

Texto: Júlia Pereira

Imagens: Divulgação Facebook

BLOG_LOGO_00000

Cursos com inscrições abertas pelo
www.umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade