No último domingo do mês, *atenção a essa data* dia 25 de Setembro, o Rio de Janeiro receberá pessoas de todas as partes do Brasil – e talvez do mundo – para a 9º Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa.
Contexto
Inaugurada em 2008, a iniciativa tem como slogan: “Caminhando a gente se entende”. A primeira caminhada surgiu em resposta aos extremos atos de intolerância ocorridos por todo território nacional. Essas ocorrências, expõe ainda a gravidade dos preconceitos advindos de vários fatores, sendo o racismo um dos principais.
Esse tipo de discriminação observa-se intrínseco na sociedade brasileira, visto que, a aversão se dá em especial a religiões de matriz africana. O africanos Nagôs, Jejes, Iorubás dentre tantos outros grupos que vieram para o Brasil em situação de escravidão, trouxeram parte de suas raízes africanas como a comida, a arte, a fé, comportamentos.. presentes até hoje em nossa cultura.
Séculos de história nos separam do período de escravatura, é passado a hora de desmistificar o contexto atribuídos a esses cultos. Em uma época em que a eugenia se fazia prevalente, a lei era de repugnância a tudo que derivasse do povo negro, porém hoje a sociedade vive a africanidade, somos um pedacinho dela e devemos muito, não só em cultura mas, no todo que esse povo contribuiu para o crescimento do país.
Informações
Segundo o site da Comissão de Combate a Intolerância Religiosa – CCIR, o evento está programado para começar às 11hrs, com concentração no Posto 6 da Praia de Copacabana. As atrações ainda não foram divulgadas e assim que recebermos essas informações atualizaremos a matéria.
Para mais informações a CCIR disponibiliza o e-mail >> [email protected]
Texto: Júlia Pereira
Links utéis: facebook.com/CaminhadaemDefesadaLiberdadeReligiosa
Imagem: CCIR
Cursos com inscrições abertas pelo
www.umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777
obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto