Existe uma “Ciência Divina” que permeia a religião de Umbanda, por meio da qual é possível fazer uma correta interpretação dos nomes de nossos exus. Esta ciência foi sendo revelada por meio da obra de Rubens Saraceni. Existe uma grande curiosidade sobre a força e regência na qual nossos Exus trabalham, pois todos estão atuando no campo de um ou mais Orixás. É importante dizer que não importa qual é o Orixá do médium, seu caboclo ou sua hora de nascimento; estas informações podem ajudar, mas não são determinantes para identificar com qual exu este médium trabalha.
Para preparar este material abaixo, foram consultados os livros: “Livro de Exu“, “Orixá Exu“, “Sete Linhas de Umbanda“, “Umbanda Sagrada“, “Rituais Umbandistas”, “Lendas da Criação“, “Tratado geral de Umbanda“, “Código de Umbanda”, “Doutrina e Teologia de Umbanda“, “Gênese de Umbanda”, “Fundamentos Doutrinários de Umbanda” e “Guardião da Meia Noite“. Todos estes livros são de Rubens Saraceni, Editora Madras.
Para interpretar os nomes, precisamos da chave interpretativa, que é a correta relação entre os elementos dos nomes e seus Orixás correspondentes. Por exemplo, se montanhas são de Xangô, Exu Montanha é de Xangô e Exu Sete Montanhas é de Xangô trabalhando nas Sete Vibrações/Linhas de Umbanda.
Também é preciso conhecer os fatores, verbos e ações relacionados aos Orixás, como por exemplo: cortar, arrancar, romper, abrir, trancar, girar, virar. Desta forma, identificamos, por exemplo, a quem pertence o fator “Abrir”, que é de Ogum e que dá origem às linhagens de Abre Caminho (Ogum/Ogum), Abre Rio (Ogum/Oxum), Abre Matas (Ogum/Oxóssi), Abre Tudo (Ogum/Oxalá), Abre Cemitério (Ogum/Obaluayê).
Com a identificação do elemento principal, como “pedra” (Oxum) ou “Pedreira” (Iansã), vamos localizando o campo de atuação: Pedra Preta (Oxum/Omulu), Pedra de Fogo (Oxum/Xangô), ou Pedreira das Almas (Iansã e Obaluayê), Pedreira de Ferro (Iansã e Ogum), Pedreira de Ouro (Iansã e Oxum).
Por mais que se conheça a chave de um nome, é muito comum a entidade não revelar seu nome por inteiro. Posso saber que trabalho com Exu Tranca Ruas, um exu de Ogum, no entanto, ele pode ser um Tranca Ruas das Matas, logo vai voltar-se a Oxóssi, e eu fico sem entender, pois, afinal, ele é um exu de Ogum atuando nos campos de Oxóssi.
Todos temos um Exu de Trabalho na força de nosso Orixá de Juntó, um Exu Guardião na força de nosso Orixá Ancestral e um Exu Natural na Força de nosso Orixá de Frente. Ainda assim, não é suficiente para identificar o nome de nosso exu. Sua correta revelação deve ser feita de forma mediúnica, para depois, então, ser interpretado.
O texto acima é do Sacerdote e tutor do estudo Exu – O Guardião da Luz, Alexandre Cumino, junto dele acompanha-se uma lista de todas as palavras e como elas podem ser interpretadas veja abaixo um trecho:
A
Abre (Caminho, Rio, Mar, Mata, Tudo…) – Ogum
Águia Negra – Oxalá e Omulú
Almas, das. – Obaluayê
B
Bará – Oxalá
Brasa – Xangô e Ogum
Buraco, do. – Omulu
C
Cachoeira, da. – Oxum
Cabaça – Nanã
Capa (Preta, das almas, encruzilhada, …) – Oxalá, Logunan
Capela – Logunan
Carranca – Ogum e Oxalá
Casco – Ogum
Catacumba – Omulu
Cemitério – Obaluayê
Chave – Oxalá
Chicote – Iansã
Chifre – Iansã
Cipó – Oxóssi
Cobra – Oxóssi
Corisco – Iansã
Coroa – Oxalá
Corrente – Ogum e Oxum
Corta (fogo, vento, rua) – Ogum
Cova – Omulu
Cravo (preto, vermelho…) – Oxóssi
Cruz – Obaluayê
Cruzeiro – Obaluayê
Curador – Obaluayê
E
Encruzilhada – Oxalá, Ogum, Obaluayê
Escudo – Ogum
Espada – Ogum
Estrada – Ogum
Estrela – Oxalá
F
Faísca – Iansã
Fagulha – Egunitá, Iansã e Xangô
Fechadura – Nanã
Ferro, do. – Ogum
Ferrolho – Ogum e Oxum
Ferrabrás – Xangô
Ferradura – Ogum
Figueira – Oxóssi
Fogueira – Egunitá
Fogo – Xangô
Folha – Oxóssi
G
Galhada – Oxóssi
Ganga – Oxalá
Garra – Oxóssi
Gargalhada – Oxumaré
Gato (Preto – Omulu) – Oxóssi
Gira (Mundo, Fogo, Tudo…) – Logunan, Iansã
Gruta – Oxum
Guiné – Oxóssi
H
Hora Grande – Oxalá e Logunan
L
Labareda – Egunitá
Laço – Logunan
Lama – Nanã
Lança – Ogum
Lonan – Ogum
Lucifer – Oxalá
Lodo – Nanã
M
Maioral – Oxalá
Mangueira – Oxóssi e Iansã
Marabô – Oxóssi
Matas – Oxóssi
Meia-Noite – Omulu
Montanha – Xangô
Morcego – Omulu
Morte – Omulu
Mulambo – Omulu
Mar – Iemanjá
O
Ondas – Iemanjá, Iansã e Oxumaré
Ouro – Oxum
P
Pantanal – Oxóssi
Pantera Negra – Oxóssi e Omulu
Pedra (preta, de fogo…) – Oxum
Pemba – Oxalá
Pena Preta – Oxóssi e Omulu
Pimenta – Oxóssi e Xangô
Pinga Fogo – Iemanjá e Xangô
Pirata – Iemanjá
Pó, do. – Omulu
Poeira – Omulu e Iansã
Porta – Obaluayê
Porteira – Obaluayê
Prego – Ogum
Punhais – Iansã e Ogum
Q
Quebra (Galho, tudo, porta…) – Ogum
Quedas – Oxum
R
Raios – Iansã
Raiz – Oxóssi e Obá
Rei – Oxalá
Relâmpagos – Iansã e Xangô
Rompe (Rua, Matas, Almas, Ferro…) – Ogum
Ruas – Ogum
S
Serra Negra – Logunan, Xangô
Sombras – Oxalá
T
Tatá – Obaluayê
Tata Caveira – Omulu e Obaluayê
Terra (Preta, Vermelha, Seca…) – Omulu e Obá
Tira Gira, Teima, Toco – Iemanjá
Toco (Preto) – Oxóssi e Omulu
Tranca (Ruas, Cruzes, Matas, Gira, Tudo, Cruzeiro… ) – Ogum
Treme Terra – Obá e Omulu
Trinca (Ferro) – Omulu
Tronco – Oxóssi
Tronqueira – Oxóssi e Omulu
Trovão – Xangô
Tumba – Omulu
V
Veludo – Oxum
Vento – Iansã
Ventania – Iansã
Vira (Mundo, Tudo, Vento, Folha, Mata, Mar…) – Logunan
Z
Zé Pelintra é um Mestre do Catimbó que se manifesta na Umbanda na força de Logunan, Oxalá e Ogum. Ainda assim há Zé Pelintra das Matas, da Cachoeira, do Mar e etc.
Nota do autor: esta lista não deve ser veiculada sem a introdução, ou fontes de origem e citação.
A lista é bem extensa e segue compreendendo os simbolismos e interpretações que podem ser feitos de acordo com o nome do seu Exu a fim de se entender qual é o seu possível, campo de atuação. Observe abaixo uma análise interpretativa retirada do livro “Livro de Exu – O mistério Revelado” de Rubens Saraceni.
Exu Sete Catacumbas
Exu = fator vitalizador
Sete = sete irradiações
Catacumba = túmulo
Túmulo = cemitério
Cemitério = Omolu = terra
Omolu = fator paralisador
Fator paralisador = Mistério da Geração
Geração = fator aquático
Fator aquático = Iemanjá
Exu Sete Catacumbas = terra e água
Terra e Água = Obaluaiê
Obaluaiê = evolução e transmutação
Organização de texto e imagem:
Júlia Pereira
Conteúdo:
Alexandre Cumino e Bibliografia de Rubens Saraceni