Como e por que arrecadar recursos para o meu terreiro?

Sex, 12 de Agosto, 2016

Para responder essa pergunta é preciso ter em mente, que os recursos de que estamos falando são os que terão alguma finalidade própria dentro do terreiro, em prol de uma das quatros linhas a qual esse direito é válido: cultura, criança e adolescente, idoso e esportes.

De onde vem os recursos?

A arrecadação tributária no Brasil é feita por meio dos impostos, e é uma arrecadação centralizada. O que significa isso? Quer dizer que todo o dinheiro recolhido vai para os cofres públicos ou seja, para o governo federal.

Nesse contexto há uma opção dada pelo governo as empresas que geralmente são responsáveis por um valor alto de arrecadação. A elas tem-se a possibilidade de “escolher” onde o dinheiro vai ser aplicado.

Vamos explicar melhor.. quando uma associação submete um projeto – e como fazer isso, você vai saber no curso Gestão de Terreiro – seja ele, cultural, desportivo, criança e adolescente ou idoso as empresas têm a possibilidade de investir nesse projeto o valor que seria pago ao governo em tributos. Desta forma ela se torna uma empresa socialmente responsável sem que precise “por a mão” no bolso.

É importante salientar que nenhuma empresa estará doando este valor ao terreiro, e sim transferindo o dinheiro que já seria pago ao governo em forma de impostos para o projeto da associação. Como já dito, a empresa então, pode escolher onde aplicar os tributos que de qualquer forma seriam destinado aos cofres públicos.

Para vocês terem uma ideia, o tutor Alexandre Takayama conta no curso Gestão de Terreiro (não percam!), que de 1,4 bilhões de tributos arrecadados em 2015 apenas 380 milhões foram destinados aos projetos das associações. Mais de 1 bilhão voltaram para os cofres, por falta de projetos inscritos.

Pessoa física pode doar e abater no imposto de renda também?

Nesse caso, depende do modelo que você declara seu imposto. Por exemplo no modelo simplificado – geralmente quem não possui valor muito alto de deduções – a pessoa não tem o direito de doar. Já no completo – geralmente quem tem deduções altas com saúde, educação e etc – essa é uma opção válida.

Esfera estadual e municipal

Passando do governo federal para o estadual, encontramos os ICMS imposto sobre circulação de mercadorias e serviços. Os projetos que recorrem a esse incentivo estarão passíveis de leis estaduais e seus regimentos. E as orientações de como valer-se desse direito, também é assunto do curso Gestão de Terreiro.

Já o recurso municipal, advém do fundo chamado FUMCAD fundo municipal para a criança e adolescente, que é um volume financeiro, destinado a projetos ligados a esses segmentos. Para o FUMCAD a pessoa física também pode doar, apesar de nem sempre as prefeituras contarem com esse fundo, justamente por falta de projetos que os utilizem, e ai novamente entra a função da associação religiosa, cobrar da prefeitura pela existência do mesmo e mantê-lo, realizando os projetos.

Como esses projetos vão ajudar meu terreiro?

Bom, os recursos arrecadados a partir das opções ditas acima, serão encaminhados para a associação religiosa e devem ser aplicados em tudo o que corrobora para a efetivação do projeto e manutenção das necessidades da casa. Por exemplo, se o seu terreiro desenvolve um projeto que tira crianças da rua para participar de atividades culturais durante o dia, esses incentivos irão auxiliar na manutenção dessa caridade proporcionando recursos para a compra de insumos necessários.

Como inscrever projetos, como desenvolvê-los, como saber se meu terreiro é uma associação ou organização religiosa, onde me inscrevo, quando? Tudo isso é explicado no curso Gestão de Terreiro, da plataforma de ensino Umbanda EAD.

Assista abaixo um trecho da entrevista do tutor com Pai Rodrigo Queiroz →

E ai, você sabia dessas possibilidades que o seu terreiro pode ter? Compartilhe e comente quais projetos você já presenciou!

 

Texto: Júlia Pereira 

Foto: ICA

 

Umb_EAD_2014
Cursos com inscrições abertas pelo
www.umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade