Faltam 2 dias!!

Ter, 9 de Agosto, 2016

Há 2 dias do início de Exu – O Guardião da Luz vamos contar à vocês como esse curso foi inspirado e criado pelo tutor Alexandre Cumino.

“eu achava que era uma viagem, eu não aceitava o curso virtual e eu por várias vezes tentei convencer ele (Rodrigo) a parar de dar curso virtual porque eu dizia que era uma banalização, uma falta de respeito, que a Umbanda tinha que ser ministrada presencialmente olhando o aluno no olho e etc.”

Em conversa com o blog Umbanda EAD Alexandre Cumino conta como recebeu a inspiração para ministrar o curso Exu – O Guardião da Luz,  e essa história está diretamente relacionada a sua estreia no ensino a distância da religião. Vamos saber como isso aconteceu?

Origem

O primeiro curso ministrado em formato EAD pelo tutor (Exu – O Guardião da Luz) traz em seu fundamento muito da experiência no que diz respeito a vivência de terreiro de Alexandre Cumino. O conteúdo é uma adaptação do curso presencial oferecido pelo sacerdote desde 2002.

Na entrevista Cumino fala das razões de criar um curso sobre os mistérios de Exu “surgiu então a necessidade de criar um curso exclusivo sobre Exu, porque a carência de estudar sobre essa entidade era muito grande e havia a necessidade de um curso focado nesse fundamento” recorda.

A incerteza

Hoje Alexandre Cumino compartilha conosco seu conhecimento sobre a linha e a divindade Exu, mas como todo mundo ele também teve o momento da primeira experiência com esse mistério que na época ainda era muito deturpado dentro do ambiente umbandista.

“A leitura do O Guardião da Meia Noite mudou minha visão de Exu na Umbanda. Eu vinha do espiritismo e tinha muito receio de trabalhar com Exu, tudo o que nós líamos e as pessoas que nós conversávamos sempre diziam que era muito perigoso, era delicado e você devia sempre desconfiar e ter medo de Exu”.

O sacerdote que trabalha na Umbanda há mais de 20 anos conta que mesmo com toda propaganda negativa sobre a linha da esquerda “algo dizia que não podia ser assim”. Ele também diz que após a leitura do livro de Rubens e mais precisamente depois do contato com as entidades de esquerda de Pai Rubens Saraceni toda essa leitura pejorativa sobre os guardiões foi sendo desconstruída e o medo passou a dar lugar ao amparo, a afinidade e a proteção.

O ensino a distância e Exu – O Guardião da Luz

De início Alexandre foi convidado por Pai Rodrigo Queiroz para fazer parte do Umbanda EAD ministrando o curso Teologia de Umbanda, mas como dito no início o tutor ainda resistia sobre a ideia de ensinar Umbanda pela internet e continuou assim por um bom tempo até que: Exu entrou na história. “Em 2009 a entidade que trabalha comigo à esquerda, veio pra mim e me disse com todas as letras que estava na hora de eu aceitar o convite do Rodrigo para ministrar o curso naquele outro ambiente” revela Alexandre.

O tutor conta também que de início ficou muito espantado com esse posicionamento, pois a modalidade de ensino a distância nunca esteve em seus planos, mas respondeu dizendo “se o senhor é que esta me falando que eu devo fazer isso, então eu peço seu amparo pra gente trazer o curso de Exu para o ambiente virtual e se a experiência for boa então eu aceito a proposta de levar Teologia também.”

Foi assim que nasceu o primeiro curso on line de Exu da história da religião. O que de início parecia uma ideia (para dizer o mínimo) ousada, hoje chega a pessoas de diversos cantos do mundo das mais variadas culturas e tradições levando entendimento sobre aspectos da religião a quem nunca teve sequer contato com a literatura umbandista.

A Umbanda que sempre se manteve plural e aberta com o seu leque de expressões e maneiras de senti-la, ainda continua assim, mas agora mais do que nunca, temos a oportunidade de unir todas essas bandas em um ambiente que pode não existir fisicamente, mas existe em potência, como uma semente que ainda não cresceu como árvore, mas que se cuidada tem capacidade para se tornar uma.

Sendo assim, hoje a plataforma existe em potência e só quem pode garantir que ela continue existindo é a sede pela busca do conhecimento da nossa religião e desde então é nisso que Umbanda EAD vem trabalhando, ser fonte para quem procura o saber umbandista.

Feedback

A resposta para o curso foi imediata.. “tinha muita gente dizendo “Cara, eu estou em um lugar aqui que não tem nenhum umbandista, não tem livro, não tem nada. Muita, muita gratidão por essa experiência incrível.” Eu me emocionei demais com a reação das pessoas, me emocionei muito com a oportunidade de alcançar as pessoas e eu pude observar que mesmo no ambiente virtual eu consigo alcança-las, Exu alcança as pessoas, a Umbanda alcança as pessoas. Elas são tocadas da mesma maneira em formas diferentes, em formatos diferentes, mas elas são tocadas por mim, pela umbanda e pela espiritualidade, por isso eu ministro os cursos virtuais na plataforma Umbanda EAD” encerra Alexandre exprimindo o que não pôde ser colocado em palavras aqui no texto e que não caberia nem em horas de entrevista, mas que é sentido por cada um que reserva um tempo para viver Exu e a Umbanda em suas diversas formas de existir.

Laroiê Exu!  Exu é Mojubá!
Salve a Linha dos Nossos Guardiões, Salve a Banda!

 

 

Texto: Júlia Pereira

Imagem: Natalya Osowiec

 

Umb_EAD_2014

Cursos com inscrições abertas pelo
www.umbandaead.com.br
e-mail:
contato@umbandaead.com.br
blog@umbandaead.com.br
Tel (14) 3010-7777

obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto

15 comentários em “Faltam 2 dias!!

  1. Não importa a forma, para se aprender, exige-se somente uma única coisa : sua total entrega.

    Somos seres em constante evolução, basta olharmos os atuais meios de comunicação e os compararmos ao passado, inclusive, não muito distante. Avançamos exponencialmente em direção ao futuro e tudo, no devido tempo, na devida permissão e devida capacidade de compreensão.

    Parabéns aos insistentes perseguidores dessa fantástica idéia de expandirmos as fronteiras do conhecimento umbandista pelos meios digitais.

    Avante na propagação do amor, da fé e principalmente da caridade.

    Asé ou Axé, como bem quiserem…

    Curtir

  2. Sem palavras, ao ler o blog Umbanda EAD , referente ao depoimento do Alexandre Cumino ao conta como recebeu a inspiração para ministrar o curso Exu – O Guardião da Luz. Só tenho agradecer, por abrir uma porta virtual para aperfeiçoar cada vez mais o nosso conhecimento e que vai fluir na nossa vida e na sensibilidade de cada leitor.

    Curtir

  3. Ainda somos carentes de informações pertinentes à Umbanda. Nesse sentido, a iniciativa de Alexandre Cumino é louvável e chega em boa hora. Estudar é primordial!Agradecemos pela seriedade a qual é destinada a esse âmbito da religiosidade, mais um caminho nos inúmeros existentes que nos colocam no encalço da vivência do sagrado. Esperamos assim abrir mentes extirpando os vários preconceitos vigentes, tão distantes do fiel objetivo que toda forma de expressão religiosa deveria acolher e fomentar: a caridade.

    Curtir

  4. Nunca tive oportunidade de estudar e obter tantos conhecimentos estou emocionada pois agora tenho uma plataforma que vou fazer muitos cursos obrigado a todos e continuem pois eu amo a UMBANDA .

    Curtir

  5. Realmente é muito inovador a Umbanda ser divulgada dessa forma, pois fui membro de um terreiro que o pai de santo falava que médiuns não tinha que saber sobre a religião pelos livros, pela Internet e outros meios a não ser se fosse dentro do terreiro inclusive outra novidade para eu foi o pai de santo Alexandre Barbieri ensinar coisas através do YouTube que até uns anos atrás eram fechadas só para os líderes dos terreiros como cruzar ou firmar imagens dentro de casa, fazer alguns trabalhos para abertura de caminhos e outras mais. A questão é: com essa modernidade toda não vai aparecer os charlatães para aproveitar e avacalhar a religião? Seria mesmo da vontade dos orixás essa disseminação da religião nessa modalidade, pela Internet? Será que não vai haver uma grande evasão das pessoas nos terreiros devido a essa forma de divulgação?

    Curtir

  6. Eu acredito muito e creio em tudo que mestre falou eu tenho vinte anos que frequentei a umbanda mais a única coisa que eu estou em falta e aparte de exu preciso desenvolver mais porque não onde eu ia eu fui saber que era pai pequeno depois de ums 11 anos eu gostaria de informação sobre isso eu agora estudo em casa com o mestre Rubens saraceni muito obrigado

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s