Dia Internacional dos Povos Indígenas

Ter, 9 de Agosto de 2016

Hoje no dia Internacional dos Povos Indígenas nada mais justo do que prestar nossas homenagens a esses povos que tanto contribuem para nós e que possuem uma expressão muito forte dentro da Umbanda.

Os saberes das comunidades tradicionais estão presentes no dia-a-dia dos terreiros sendo  indígena uma das três vertentes que estruturam a Umbanda. Fumo, maracá, chás, uso de ervas, defumação e muitas outras práticas e manifestações que compõe o ritual umbandista são trazidos da vivência indígena com a espiritualidade e de seus costumes.

Dentro dessa concepção Alexandre Cumino comenta no livro História da Umbanda “Somos ignorantes no que se refere à sabedoria espiritual e natural desse povo; muitos de nós nem imaginam como o índio relacionava-se com o mundo à sua volta. Agora, neste mundo pós moderno, estamos tentando redescobrir os valores e a “bioética” da raça vermelha, que tratava a terra como sua mãe e os animais como seus irmãos.”

Leia mais em: Origem Indígena da Umbanda por Alexandre Cumino

Se você quer saber mais sobre a cultura de povos tradicionais e todas as suas práticas indicamos o curso Xamanismo Tradicional da plataforma Umbanda EAD que vai tratar de uma maneira geral sobre todas as sabedorias indígenas e da pluralidade de práticas que se convergem.

Texto: Júlia Pereira

Umb_EAD_2014
Cursos com inscrições abertas pelo
www.umbandaead.com.br
e-mail:
[email protected]
[email protected]
Tel (14) 3010-7777

Julia Pereira

Assine
nossa news

Ao se inscrever, você concorda que a Umbanda EAD poderá te enviar emails. Você pode se descadastrar a qualquer momento. Política de Privacidade