Faltam 6 dias!!

Sex, 5 de Agosto de 2016

Ontem exatamente as 19 horas divulgamos mais uma obra prima do curso Exu O guardião da Luz que vai ficar disponível para o público em geral até dia 11/08 então para quem ainda não baixou::: umbandaead.com.br/eusouexu (corre!).

O ebook é apenas um fragmento de tudo o que você vai encontrar durante as aulas. Bom nesse post vamos falar um pouco sobre isso, o conteúdo compreendido pelo tutor e que são algumas das questões quase existenciais de quem ainda está em dúvida se vai ou não fazer parte dessa turma.

1. Primeira Aula Virtual: Orixá Exu

Origem e mitos

Conceito do que é o Mito, a visão mítica e o quanto esta leitura pode nos ajudar a entender sobre nós mesmos e sobre Exu.

Lendas

Sequência de lendas as quais possibilitam um novo olhar para a mitologia de Exu.

Orixá Exu na Umbanda

Por meio de Rubens Saraceni foi possível trazer um novo entendimento da presença do Orixá Exu na Umbanda sem que se confunda a divindade, o trono e a entidade Exu.

 

2. Segunda Aula Virtual: Exu a Divindade e Trono de Deus

Nesta aula vamos entender melhor o que é Divindade, Trono e a relação que há com o Orixá Exu enquanto mistério divino em diversas culturas e na Umbanda.

O que é Divindade?

Acima de tudo aqui vamos aprender o que são divindades, muitos falam sobre orixás e poucas pessoas realmente sabem o que são, na qualidade de divindades, menos ainda conseguem explicar o que é uma divindade e este é o objetivo desta aula.

Trono da Vitalidade e do Estímulo (Exu e Pomba Gira)

O Orixá Exu é um Trono de Deus, uma Divindade e por esta razão o que identificamos é a mascara cultural ou a imagem do trono por meio do Orixá Exu. Aqui vamos entender que relação é esta.

Outras Divindades Semelhantes

Aquele orixá/divindade que chamamos de Exu encontra divindades semelhantes em outras culturas, como diversas manifestações de um mesmo Trono de Deus por meios de mascaras culturais diversas. Vamos conhecer melhor os “Exus” de outras culturas e assim entender melhor o “nosso” Exu.

Os Sete Exus Guardiões Planetários

Cada Divindade de Deus se manifesta nos Sete Sentidos da Vida e desta forma surge uma divindade menor para cada um dos Sete Sentidos, Sete Divindades, cada uma delas se torna o Guardião daquele sentido, aqui vamos conhecer os Sete Guardiões Exu dos Sete Sentidos da Vida que cuidam de tudo e de todos em nossa realidade.

 

3. Terceira Aula Virtual: Exu na Umbanda

Na Umbanda tradicionalmente se conhece a entidade Exu por meio do Exu de trabalho de cada médium, no entanto todos tem exu de trabalho, exu natural e exu guardião além de outros que não incorporam, vamos conhecer melhor quem são nossos exus, aqueles que nos acompanham nesta jornada terrena.

Exu Guardião, Exu de Trabalho e Exu Natural

Todos médiuns são amparados por três exus que trabalham e assumem funções diferentes frente aos médiuns de Umbanda, cada m deles a partir da realidade que se insere para a realidade em que vive seu médium.

Exu Guia de Umbanda

Vamos entender quem é e qual o campo de atuação dos guias de umbanda que se apresentam como Exus, trabalhadores de nossa esquerda na Umbanda.

O contexto e a realidade de Exu na Umbanda
Conhecendo as limitações e o poder de ação dos Exus na Umbanda.

 

4. Quarta Aula Virtual: Exu na Umbanda II

Vamos abordar questões mais ligadas ao dia a dia da religião bem como assuntos polêmicos e recorrentes quando o tema e Exu.

Exu faz o bem e faz o mal?

Será mesmo que Exu faz o bem e o mal? Será que ele não tem ética e nem bom senso? Será que exu não conhce as leis de retorno e ação e reação? Vamos ver esta questão mais de perto, afinal se Exu é seu guia e seu mestre não pode ter uma consciência menor ou abaixo da sua certo?

Comportamento Especular e dual de Exu

O que será que acontece quando um médium incorporado se manifesta de forma chula ou ignorante incorporado de exu? Será que é sempre uma mistificação ou será que Exu está querendo mostrar algo com isso? A resposta é: “Exu é especular, como um espelho”. E a questão é como entender ou lidar com isso.

Quimbanda e Kimbanda

Muito se ouve falar de Quimbanda e Kimbanda, no entanto muitas vezes quem fala não sabe o que está falando e quem sabe não fala nada. O que podemos saber ou falar sobre isso?

O Tridente de Exu e Ponto Riscado

O tridente é um símbolo de poder utilizado por culturas antigas e milenares, principalmente pelas pré-cristãs. Reconhecendo o poder que o tridente simboliza a Igreja demonizou e associou ao seu capeta particular. Vamos ver como se dá esta “reintegração de posse” do poder do tridente para Exu e a presença simbólica nos pontos riscados.

Nomes e Falanges de Exu

E agora para fechar com chave de ouro vamos ler e interpretar alguns dos vários nomes de Exus na Umbanda.

 

Conteúdo: Alexandre Cumino

Umb_EAD_2014

Cursos com inscrições abertas pelo
www.umbandaead.com.br
e-mail:
contato@umbandaead.com.br
blog@umbandaead.com.br
Tel (14) 3010-7777

obs: os links desse texto estão sujeitos a alteração em razão da disponibilidade do curso e/ou produto

 

2 comentários em “Faltam 6 dias!!

  1. Boa noite irmão de fé e que nosso Mestre Oxala o ilumine sempre.
    Gostaria de obter mais detalhes sobre o curso as datas, precisamente horários, duração.
    Sou do Rj. E não possuo muita disponibilidade em horários devido trabalhar com eventos.
    Comprei 2 livros editado por você e muitas das afirmações descritas seguem a doutrina que pregamos na Casa a qual frequento e dirijo pois sabemos que em si a UMBANDA tem muitas vertentes e modos de culto.
    Abçs, fico no aguardo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s